As caleiras e tubos de descarga, também chamadas de algerozes, podem ficar entupidas, pelo que devem ser inspeccionadas de vez em quando para verificar se estão a fazer o correcto escoamento das águas pluviais…
Execução de reparações e instalação de secções novas
Substituição de caleiras
Se a caleira metálica estiver em más condições, substitua-a por outra de plástico. A remoção de caleiras metálicas é tarefa para duas pessoas, pois as secções podem ser pesadas. Procure encontrar maneira de amarrar uma secção de cada vez e desça-a à corda para um ajudante. Não tente manipular um comprimento inteiro sozinho, pois poderia desequilibrar-se e cair da escada.
Para libertar um troço da caleira, tente desapertar as porcas que atravessam as secções da caleira. Se estiverem totalmente enferrujadas, experimente aplicar óleo penetrante ou um dissolvente de ferrugem. Se isto não der resultado, corte o perno com um serrote pequeno. Uma vez retirada a caleira, desaparafuse os suportes da tábua da guarda da cimalha. Também esta tarefa pode ser difícil se os parafusos estiverem enferrujados. Se a tinta da tábua da guarda da cimalha estiver em boas condições, encha todos os orifícios dos parafusos com massa própria e pinte-os depois de secos. Se a tábua precisar de ser pintada de novo, esta é a ocasião ideal para o fazer. Todas as caleiras têm de apresentar uma certa inclinação desde o extremo tapado até ao tuba de descarga para assegurar o escoamento das águas pluviais. Essa inclinação deve ser de pelo menos 25 mm por cada 3 m. Portanto, a primeira tarefa será calcular o desnível correcto. Posicione um suporte de caleira à altura máxima que for praticável e a 7,5 cm do extremo da tábua da guarda da cimalha. Aqui ficará o extremo tapado da caleira. O tubo de descarga ficará no extremo oposto da tábua. Segure no lugar a secção da caleira a que se liga o tubo de descarga e em seguida meça 7,5 cm para dentro para marcar a posição do último suporte. Calcule o desnível correcto da caleira e acerte a posição do suporte. Em casos extremos, poderá não ser possível obter o desnível correcto por causa da extensão da caleira. Neste caso, convirá posicionar o tubo de descarga ao centro ou perto deste ponto, se houver uma janela, e fazer correr até ele as caleiras de ambos os lados. Utilize fio para marcar a localização dos suportes intermédios na tábua da guarda da cimalha — pelo menos um de 60 em 60 cm. Estude o folheto de instruções que acompanha a caleira quanto ao comprimento necessário para permitir a sobreposição nas secções de união. Certifique-se de que corta a caleira à esquadria para que encaixe perfeitamente no seu alojamento. Um bom serrote é a melhor ferramenta de corte. Trabalhe da base da caleira para as bordas e alise as bordas cortadas com uma lima ou lixa fina.
Nota:
As secções do tubo de descarga precisam de ser medidas com cuidado para permitir a necessária sobreposição onde um cano entra no seguinte cano.Nas caleiras de plástico, estas secções unem-se umas às outras com um solvente especial, e, uma vez coladas as uniões, não é possível abri-las.
Os tubos de descarga metálicos são normalmente sustentados por suportes fixados à parede rigidamente. Por sua vez, os suportes de plástico fixam-se melhor por meio de furos abertos na parede, os quais são depois tapados, e onde se aparafusam os suportes nos respectivos lugares.
Reparar a união gotejante com parafuso inoxidável
Nas caleiras metálicas, retire o parafuso velho e separe as secções da caleira Aplique vedante betuminoso na corta da secção inferior e introduza nela a secção superior. Utilize um parafuso inoxidável.
Tubo rachado
As rachas nos tubos de descarga são muitas vezes causadas por um entupimento, o qual, se congelar, se expande com força suficiente para rachar o cano. Se este não estiver seriamente danificado, conserte-o com massa de reparação à base de resina epoxídica reforçada com ligadura de fibra de vidro. Cubra a área danificada com uma camada de massa; envolva-a com ligadura de fibra de vidro e comprima a ligadura de modo a penetrar na massa; por fim, recubra a ligadura com massa.
Desentupir caleiras
Coloque uma escada no ponto mais afastado de um tubo de descarga com pelo menos três degraus acima do nível da caleira para que possa ter um bom apoio para as mãos. Despeje um balde de água na caleira num movimento rápido para poder proceder à observação. Se a água se escoar normalmente, não haverá grandes problemas. Se se acumular água num dado ponto da caleira, esta terá descaído nesse ponto. Se for necessário, Inspeccione os suportes que sustentam essa secção da caleira.
Se verificar que caem pingos de água de uma união da caleira, limpe a superfície da união. Se a caleira for metálica. 0 parafuso de fixação talvez esteja enferrujado. Remova-o, vede de novo a caleira com vedante betuminoso para caleiras e substitua o parafuso. Aperte-o bem com uma chave. Se a caleira for de plástico, verifique se a braçadeira de mola que segura as secções unidas se encontra no lugar devido ou danificada. Se parecer solta, suspeite da junta de vedação. Separe as secções e remova a junta de neoprene. Esta deve apresentar-se esponjosa e macia. Se estiver comprimida e dura, substitua-a por uma junta nova, à venda nas lojas da especialidade que forneçam caleiras de plástico.
Como reparar rachas nas caleiras
Se descobrir rachas numa caleira metálica e a avaria for ligeira, vede as rachas com um vedante para caleiras.
Se a água não se escoar, suspeite de um tubo de descarga entupido, o que poderá ser devido à acumulação de folhas ou a um ninho de aves que se tenham alojado no tubo. Nunca empurre para baixo o material que causa a obstrução. Tente extraí-lo por cima com um arame dobrado cm gancho. Como último recurso, se o entupimento estiver fora de alcance, utilize uma bicha de canalizador, que penetrará na obstrução como um saca-rolhas, permitindo extraí-la. Para eliminar quaisquer detritos que tenham ficado no tubo, utilize uma mangueira de jardim para lavar o tubo. Depois de limpo, instale no bocal do tubo de descarga uma rede de plástico ou de metal para evitar novos entupimentos.
Buracos com ferrugem
Se descobrir um buraco com ferrugem numa caleira metálica, remova toda a ferrugem solta e em seguida vede o buraco com massa de reparação de base epoxídica. Alise-a antes de secar. Além de proporcionar uma reparação definitiva, a massa actua como inibidor de ferrugem. Se a ferrugem tiver danificado seriamente um troço mais longo da caleira, deve proceder antes à sua substituição.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Estou com uma duvida caso me possam ajudar agradecia.
Coloquei caleiras na minha casa que têm 2 telhados um no cimo normal e um a volta da casa mais baixo debaixo das janelas e varandas eu coloquei nos 2.
Neste mais baixo verifiquei que algumas caleiras têm um pouco de agua no fundo e outras nenhuma .
Presumo que isto não será normal e sera devido a pouca inclinação da caleira.
Se me puderem esclarecer.
Onde posso comprar fibra de vidro para fibrar caleiras