Menu

Reparação de paredes em gesso

  • on 18 de outubro de 2011
  • Likes!

Para reparar fendas e buracos em divisórias ou paredes de gesso, é preferível usar gesso pronto. Pode comprá-lo já misturado, em baldes, ou em pó, ao que deverá adicionar água. Para fazer a aplicação de gesso use uma colher de estucador ou, para áreas mais pequenas, uma espátula. Em fendas pequenas, utilize vedante de celulose…

Print Friendly, PDF & Email

Como reparar fendas e buracos em paredes em gesso

Reparar divisórias de gesso

Para consertar um buraco num tabique feito de estafe, corte as bordas da área estragada de modo a formar um quadrado. Corte um quadrado de madeira ou de estafe suficientemente pequeno para passar em diagonal pelo buraco, mas suficientemente grande para se lhe sobrepor a toda a volta. Faça um buraco no meio do quadrado e passe um cordel. Amarre um prego a uma extremidade do cordel para o segurar atrás do quadrado.
Ponha pedacinhos de gesso à volta das bordas, na face do quadrado que vai ficar virado para a frente e introduza-o pelo buraco que abriu anteriormente, puxando-o para si com o cordel, de forma a ficar bem encostado à parte de trás do tabique. Segure o cordel bem esticado enquanto enche o buraco com gesso, conforme descrito atrás. Quando o gesso estiver seco de forma a prender o remendo ao tabique, corte o cordel.

Como reparar uma esquina exterior

Prepare a parede como se descreveu atrás. Arranje uma ripa com cerca de 5 cm de largura e mais comprida do que o comprimento da área a reparar. Meta um prego de aço junto de cada extremidade da ripa, de modo que fiquem os dois mais perto de uma borda da ripa do que da outra. Segure a ripa verticalmente ao longo de uma das faces da esquina estragada, com os pregos mais perto do lado interno. Com uma régua, alinhe a ripa com a superfície da parede adjacente acima e abaixo do buraco. Pregue a ripa ao de leve na parede, deixando as cabeças dos pregos salientes.
Tape o buraco da parede adjacente como se disse atrás, alinhando com a borda da ripa. Quando o gesso estiver seco, tire os pregos e retire cuidadosamente a ripa da parede. Pregue a ripa à outra face da esquina e repita o processo. Para terminar, e antes de o gesso secar completamente, calce uma luva de borracha, humedeça–a e passe o dedo ao de leve pela aresta para a arredondar ligeiramente.

Como preparar a superfície

Remova todo o material solto ou partido da área a reparar. Experimente o estuque à volta com a ponta de uma colher de pedreiro para verificar se está bem aderente à parede. Se não estiver, parta-o com ponteiro c maceta de pedreiro até chegar ao estuque firme. Limpe a área com um pincel velho.
Se a superfície onde vai aplicar o novo estuque é lisa (por exemplo, as ripas de um tecto ou de uma parede de ripas e estuque), aplique uma demão decola PVA para obter uma melhor ligação entre os materiais novos e velhos.

Como fazer a aplicação de gesso

Misture o gesso em pó seguindo as instruções do fabricante ou mexa o gesso pronto. Deite uma porção de gesso na talocha e aplique-o na parede. Com o aplicador especial, a colher de estucador ou a faca de encher, encostados em ângulo contra a parede, faça pressão sobre o gesso. Aplique-o em camadas grossas, deixando que cada uma seque antes de aplicar a seguinte, até o novo estuque estar um pouco mais alto do que o velho. Quando a última camada começar a secar, nivele a superfície com uma ripa de madeira de arestas vivas ou uma régua, fazendo-a deslizar pelo estuque num ligeiro movimento de ziguezague. Termine alisando com uma colher de pedreiro e depois, para um melhor acabamento, passe ao de leve uma esponja húmida.

Como tapar um buraco grande

Com um formão, retire todo o estuque solto à volta do buraco. Desbaste as bordas cerca de 2,5 cm para obter um chanfro que permita uma correcta aplicação do gesso novo. Ponha o gesso numa talocha e meta-o no buraco, empurrando bem para o fixar com solidez à alvenaria. Deixe secar e aplique outra camada. Com uma ripa, nivele a última camada. Trabalhe rapidamente enquanto o gesso está ainda húmido, mantendo sempre as duas extremidades da ripa encostadas ao estuque em volta.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *