Para reparar fendas e buracos em divisórias ou paredes de gesso, é preferível usar gesso pronto. Pode comprá-lo já misturado, em baldes, ou em pó, ao que deverá adicionar água. Para fazer a aplicação de gesso use uma colher de estucador ou, para áreas mais pequenas, uma espátula. Em fendas pequenas, utilize vedante de celulose…
Como reparar fendas e buracos em paredes em gesso
Reparar divisórias de gesso
Para consertar um buraco num tabique feito de estafe, corte as bordas da área estragada de modo a formar um quadrado. Corte um quadrado de madeira ou de estafe suficientemente pequeno para passar em diagonal pelo buraco, mas suficientemente grande para se lhe sobrepor a toda a volta. Faça um buraco no meio do quadrado e passe um cordel. Amarre um prego a uma extremidade do cordel para o segurar atrás do quadrado.
Ponha pedacinhos de gesso à volta das bordas, na face do quadrado que vai ficar virado para a frente e introduza-o pelo buraco que abriu anteriormente, puxando-o para si com o cordel, de forma a ficar bem encostado à parte de trás do tabique. Segure o cordel bem esticado enquanto enche o buraco com gesso, conforme descrito atrás. Quando o gesso estiver seco de forma a prender o remendo ao tabique, corte o cordel.
Como reparar uma esquina exterior
Prepare a parede como se descreveu atrás. Arranje uma ripa com cerca de 5 cm de largura e mais comprida do que o comprimento da área a reparar. Meta um prego de aço junto de cada extremidade da ripa, de modo que fiquem os dois mais perto de uma borda da ripa do que da outra. Segure a ripa verticalmente ao longo de uma das faces da esquina estragada, com os pregos mais perto do lado interno. Com uma régua, alinhe a ripa com a superfície da parede adjacente acima e abaixo do buraco. Pregue a ripa ao de leve na parede, deixando as cabeças dos pregos salientes.
Tape o buraco da parede adjacente como se disse atrás, alinhando com a borda da ripa. Quando o gesso estiver seco, tire os pregos e retire cuidadosamente a ripa da parede. Pregue a ripa à outra face da esquina e repita o processo. Para terminar, e antes de o gesso secar completamente, calce uma luva de borracha, humedeça–a e passe o dedo ao de leve pela aresta para a arredondar ligeiramente.
Como preparar a superfície
Remova todo o material solto ou partido da área a reparar. Experimente o estuque à volta com a ponta de uma colher de pedreiro para verificar se está bem aderente à parede. Se não estiver, parta-o com ponteiro c maceta de pedreiro até chegar ao estuque firme. Limpe a área com um pincel velho.
Se a superfície onde vai aplicar o novo estuque é lisa (por exemplo, as ripas de um tecto ou de uma parede de ripas e estuque), aplique uma demão decola PVA para obter uma melhor ligação entre os materiais novos e velhos.
Como fazer a aplicação de gesso
Misture o gesso em pó seguindo as instruções do fabricante ou mexa o gesso pronto. Deite uma porção de gesso na talocha e aplique-o na parede. Com o aplicador especial, a colher de estucador ou a faca de encher, encostados em ângulo contra a parede, faça pressão sobre o gesso. Aplique-o em camadas grossas, deixando que cada uma seque antes de aplicar a seguinte, até o novo estuque estar um pouco mais alto do que o velho. Quando a última camada começar a secar, nivele a superfície com uma ripa de madeira de arestas vivas ou uma régua, fazendo-a deslizar pelo estuque num ligeiro movimento de ziguezague. Termine alisando com uma colher de pedreiro e depois, para um melhor acabamento, passe ao de leve uma esponja húmida.
Como tapar um buraco grande
Com um formão, retire todo o estuque solto à volta do buraco. Desbaste as bordas cerca de 2,5 cm para obter um chanfro que permita uma correcta aplicação do gesso novo. Ponha o gesso numa talocha e meta-o no buraco, empurrando bem para o fixar com solidez à alvenaria. Deixe secar e aplique outra camada. Com uma ripa, nivele a última camada. Trabalhe rapidamente enquanto o gesso está ainda húmido, mantendo sempre as duas extremidades da ripa encostadas ao estuque em volta.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.