Saiba como fazer reparações de tubagens em tubos de cobre e uniões de polietileno…
Reparações de tubagens e uniões em cobre e polietileno
O cobre é apropriado tanto para sistemas de água fria como de água quente, o polietileno utiliza-se exclusivamente para a água fria. Existem à venda acessórios especiais para a ligação de ambos os materiais a sistemas de canalização de chumbo e de ferro.
Se pretender substituir um tubo danificado, corte a secção afectada e substitua-a por um tubo do mesmo tipo e diâmetro, ligando cada extremidade com os acessórios adequados. Leve o troço danificado a uma loja de ferragens, para que lhe sejam indicados os acessórios que deve adquirir.
As ligações de tubos de cobre podem ser soldadas ou roscadas. As primeiras são mais perfeitas e um pouco mais económicas, mas exigem um maçarico próprio. Este processo não deve ser utilizado em espaços apertados ou perto de madeira.
As uniões roscadas direitas são as mais indicadas. Nunca utilize uma anilha cónica antiga ao substituir uma união.
Além das uniões simples, existem joelhos, curvas, uniões em forma de T e ainda outras, que se adaptam a todas as secções do sistema.
Recorra a um profissional no caso de ser necessário substituir uma grande extensão de canalização antiga. A reparação de tubos de chumbo ou de ferro constitui também trabalho para especialistas. No entanto, alguém habilidoso poderá proceder a reparações e alterações, empregando tubos de cobre ou de polietileno.
Ligações Capilares (Pré-Soldadas)
Algumas mangas de união são pré-soldadas, ao contrário de outras. Escolha as pré-soldadas, as quais são mais fáceis de utilizar. Cubra com decapante, uniforme e abundantemente, o interior da manga de ligação e o exterior das extremidades do tubo. Faça deslizar as extremidades dos tubos para dentro da manga. Verifique se os tubos estão alinhados e bem encostados ao batente no interior da peça.
Corte e preparação dos tubos
As primeiras operações na preparação de uma ligação são as mesmas para ambos os tipos de montagem. Em primeiro lugar, corte o tubo com o comprimento conveniente, utilizando um corta-tubos ou um serrote.
Utilize um limatão redondo ou uma lima triangular para tirar as rebarbas do interior do tubo. Verifique se o tubo está direito e tem secção redonda. Se tal não acontecer, corte até alcançar uma secção perfeita.
Limpe as extremidades do tubo e o interior dos acessórios de ligação de modo a dar ao metal um acabamento brilhante. Essa limpeza permitirá uma boa união e, no caso das uniões capilares, é essencial para uma boa aderência.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.