O Empreiteiro Geral tem de ser capaz de executar três tipos de tarefas de construção para construir a sua casa modular ou casa pré-fabricada: o trabalho no local de instalação, o trabalho de acoplagem e a construção de estruturas necessárias no local.
O local de instalação inclui tudo o que é feito no terreno para que nele possa ser construída uma casa modular. Algum deste trabalho é executado antes da entrega da casa, e parte dele é levado a cabo mais tarde. As tarefas a executar no âmbito do trabalho no local de instalação incluem:
- Limpar o terreno de árvores e arbustos
- Abrir um buraco para os alicerces
- Preparar uma área de entrada
- Construir os alicerces
- Gradar o terreno para uma drenagem adequada
- Instalar um sistema séptico ou fazer a ligação ao sistema público de esgotos
- Construir um poço ou fazer a ligação aos serviços públicos de água
O trabalho de acoplagem inclui as tarefas necessárias para o acabamento de uma casa modular ou casa pré-fabricada, depois de esta estar instalada nos seus alicerces. Isto engloba sempre:
- Estabelecer as ligações das canalizações e instalação eléctrica
- Instalar o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado
- Acabar a carpintaria de exteriores
- Completar a carpintaria de interiores
As construções erigidas no local são elementos adicionais a uma casa modular ou casa pré-fabricada, tais como:
- Garagem
- Alpendre
- Coberto
- Lareira de pedra
- Casa de utensílios
- Cave acabada
Cada grupo de tarefas requer uma base de conhecimentos diferente, e um nível diverso de capacidades de construção. Em combinação, estas tarefas exigem os serviços de construtores experientes em variados níveis e tipologias de construção. Por exemplo, será necessário um perito em escavações, um empreiteiro para os alicerces, um canalizador, um electricista, um empreiteiro para o aquecimento, ventilação e ar condicionado, um empreiteiro para as áreas laterais e vedações, um carpinteiro, um instalador para os soalhos, um técnico para os trabalhos das paredes e um pintor. Se precisar igualmente de construir uma garagem, necessitará de quem se ocupe do telhado. Muitas vezes o mesmo empreiteiro domina vários destes requisitos, o que significa que quem se ocupa do enquadramento da garagem pode também tratar da cobertura. Como regra geral, no entanto, necessitará de várias e diferentes pessoas para completar este trabalho, e muitas delas serão empreiteiros independentes, a trabalhar por conta própria ou para uma pequena empresa. Em consequência, necessitará de alguém que coordene o trabalho destes empreiteiros, supervisione e faça a gestão do projecto do início até ao seu final. Essa pessoa é o empreiteiro geral.
No artigo “SELECCIONAR UM EMPREITEIRO GERAL”, é analisada a forma de escolher um. Este artigo cobre de um modo geral o que o empreiteiro geral deve fazer para tornar uma casa modular ou casa pré-fabricada habitável. Um empreiteiro geral profissional e com experiência na construção de casas modulares ou casas pré-fabricadas será a pessoa mais adequada e melhor preparada para se ocupar de todas estas tarefas.
Concluir o trabalho no local de instalação
O empreiteiro geral deve completar todo o trabalho no local de construção. A grande maioria destas responsabilidades são abordadas no artigo “ENCONTRAR E PREPARAR UM LOTE DE CONSTRUÇÃO”, de modo a ajudar a compreender os custos de tornar um pedaço de terra num lote adequado para construção. Este artigo mencionará algumas responsabilidades adicionais que se podem aplicar ao seu lote e que deverá ter em conta.
- Antes do empreiteiro geral começar qualquer escavação, quem deverá determinar se a propriedade tem equipamentos subterrâneos (gás, água, esgotos, telefone ou cabo);
- Que medidas deverão ser tomadas para a protecção contra a neve e a geada, se a construção decorrer durante os meses de inverno, e numa região fria;
- Se o empreiteiro geral precisa de demolir quaisquer estruturas pré-existentes na propriedade, que destino deverá dar aos materiais daí resultantes;
- Quando deverá comprar um reservatório de gás propano e, se o fizer, deverá instalá-lo subterraneamente na sua propriedade;
- Quem deverá ocupar-se da arquitectura paisagística na propriedade, e que tarefas deverão ser levadas a cabo para preparar a propriedade;
Preparar o local de construção para a entrega e implantação da casa modular
O empreiteiro geral é responsável pela preparação do local para a entrega e implantação da casa. De modo mais específico, ele tem a responsabilidade de preparar quer o acesso para o lote e os alicerces quer a área onde a grua e os módulos devem ser colocados durante a instalação. Se a área é plana, com boas condições de solo, relativamente ampla e ruas rectas, esta responsabilidade não deverá implicar grandes desafios. No entanto os problemas podem surgir naquele que parece ser um bom local de instalação. O mau tempo, um solo sem grandes condições, um aterro muito solto, um qualquer poste num local inconveniente, um sistema séptico num local onde deverá ficar instalada a grua, a recusa de um cliente em cortar uma árvore de que gosta particularmente ou a remoção de um velho muro de pedra são o tipo de coisas que podem tornar um local de instalação num desafio logístico.
Quando o momento estipulado para a entrega da casa modular ou casa pré-fabricada está a umas escassas horas, o fabricante fará a entrega dos módulos pelo menos um dia antes. Nesta situação, o empreiteiro geral deverá tentar criar espaço suficiente no local para acondicionar todos os veículos de transporte na noite anterior. Dado que a maneira mais eficiente de colocar uma casa modular nos seus alicerces é colocar a grua em frente aos mesmos com um veículo transportador de cada lado da grua, o plano de armazenamento preferencial é criar um espaço que seja suficientemente amplo para que os veículos transportadores possam ser colocados directamente nestas posições. Infelizmente, a combinação da dimensão do lote e a configuração, topografia, condições do solo, dimensões dos alicerces e o número e tamanho dos módulos pode muitas vezes tornar impossível que todos eles sejam colocados no local adequado e ao mesmo tempo reservar lugar para a instalação da grua.
Quando os módulos não podem ser colocados da maneira mais adequada, um ou mais dos veículos transportadores têm que ser instalados num local temporário de armazenamento, o que pode ser noutro local do lugar de instalação, num parque de estacionamento próximo ou num campo aberto. Os veículos transportadores serão posteriormente deslocados para a sua posição adequada junto aos alicerces no dia estabelecido. Embora o empreiteiro geral seja responsável pela preparação do local de instalação de modo a facilitar estes esforços, não pode ser responsabilizado por coisas que vão para além do seu controle, tal como uma violenta tempestade de chuva que limpa a álea de entrada. Nem deverá ser expectável que ele pague a respectiva reparação.
Se o empreiteiro geral não tiver preparado o local de modo satisfatório, e isto fizer com que a entrega e instalação no local sofram um atraso, o cliente e o empreiteiro geral serão responsáveis pelos custos adicionais envolvidos. Os condutores e os batedores que efectuam a entrega contabilizarão o tempo necessário para se dirigirem ao local da instalação ou qualquer outro que lhes designe. Esperarão poder manobrar os veículos transportadores para o local com um esforço que se entenda razoável, e partir de seguida. Não estarão à espera de gastar horas à espera que umas árvores sejam cortadas, que seja entregue e despejado entulho ou que chegue uma retro escavadora. Se qualquer uma destas circunstâncias ocorrer, a companhia transportadora apresentará a conta ao vendedor/fornecedor, que lha repercutirá a si, devido ao tempo adicional. A companhia proprietária da grua cobrará ao vendedor/fornecedor à hora, sujeito a uma tarifa mínima. Quanto mais tempo os trabalhos de instalação demorarem, maior será o tempo contado. A equipa que completa as várias actividades a desenvolver no local de instalação cobrará igualmente ao vendedor/fornecedor por qualquer tempo perdido causado pelos atrasos, e o vendedor/fornecedor remeterá esta despesa adicional ao cliente. Se os atrasos tiverem sido causados por uma preparação deficiente do local por parte do empreiteiro geral, é justo que o cliente facture ao empreiteiro geral as despesas relacionadas com a entrega, grua, e despesas com as companhias de instalação.
Muitas instalações demoram um dia completo, outras dois ou mais dias. Uma das mais importantes responsabilidades da equipa de instalação é proteger a casa, tão rapidamente quanto possível, dos eventuais danos provocados pelos efeitos climáticos. Se o local não estiver devidamente preparado, e a instalação vier a ser atrasada por várias horas, a empresa de instalação poderá não ser capaz de completar parte suficiente da instalação para permitir que a casa esteja devidamente protegida, caso venha a chover durante a noite. Se o atraso acontece antes da instalação do primeiro módulo, a equipa de montagem e o vendedor/fornecedor da casa pré-fabricada podem cancelar a instalação e reprogramá-la para o dia seguinte ou outro conveniente. Mas se alguns dos módulos já estiverem implantados nos alicerces, e as coberturas de protecção já tiverem sido removidas, a instalação não pode ser facilmente interrompida, e a equipa poderá não ter a possibilidade de desenvolver os passos necessários para proteger a casa até que a causa do atraso tenha sido ultrapassada. Se este atraso se prolongar durante várias horas, a casa estará exposta aos efeitos climáticos mais tempo de que teria sido necessário.
Com estas implicações em mente, este artigo chama-lhe a atenção para algumas questões que deverá ter em conta:
- Qual é a melhor maneira para o vendedor/fornecedor e o empreiteiro geral evitarem desacordos sobre o que é preciso fazer para preparar adequadamente o local de instalação;
- De que modo deverão ser preparadas as curvas ao longo da álea de entrada, de modo a que as mesmas possam ser feitas pelos veículos de transporte (tractor e atrelado) que efectuam a entrega;
- O que fazer se os veículos de transporte e os transportadores apenas puderem entrar na propriedade tendo que circular parcialmente pela de um vizinho;
- Onde deverá o empreiteiro geral criar uma base de gravilha compactada e plana;
- O que deverá o empreiteiro geral fazer, se tiver necessidade de instalar tubos e tanque subterrâneos;
- Com que dimensão deve uma área ser preparada para a grua, e como executar esta tarefa de forma adequada;
- O que deve ser feito se o empreiteiro geral não conseguir disponibilizar espaço suficiente no local para armazenar os módulos de um dia para o outro;
- Quando é que o empreiteiro geral deve providenciar o equipamento pesado para auxiliar a equipa de entrega, e para que fim deverá este equipamento ser utilizado;
- Que equipamento deverá ser necessário no local de instalação para auxiliar a colocação dos módulos dentro da área de alcance da grua;
- Onde deverão os módulos ser armazenados depois da instalação;
Construir os alicerces
Geralmente, construir os alicerces para uma casa modular ou pré-fabricada decorre do mesmo modo que para qualquer outra casa, e não há necessidade de dissertar sobre tais requisitos neste momento. O empreiteiro geral e os sub-empreiteiros dos alicerces deverão saber o que fazer. No entanto, deverá tentar obter respostas para as seguintes questões que são específicas das casas modulares ou casas pré-fabricadas:
- Uma casa modular ou casa pré-fabricada pode ser instalada num espaço deslizante? E sobre um estrado?
- Quais serão as potenciais consequências se o empreiteiro geral não tiver os alicerces prontos quando está programada a entrega da casa?
- Quem determina se os alicerces estão prontos para sustentar o peso de uma casa modular ou casa pré-fabricada?
- Quão aproximadas devem as dimensões dos alicerces ser das medidas do fabricante?
- Que tipo de planta deve o fabricante fornecer para os alicerces, que informação adicional deve ser acrescentada à planta, e quem o deverá fazer?
- Quando é que o empreiteiro geral pode alterar a localização das colunas de suporte?
- Quais são as opções para substituir as colunas por vigas?
- O empreiteiro geral deve criar uma entrada para sua cave ou espaço deslizante, e quais são as vantagens de ter uma entrada exterior ou uma interior?
- Deverá o empreiteiro geral instalar alicerces de cimento ou de blocos; pilares e estacas são uma opção viável, e deverá considerar um sistema de alicerces pré moldado?
- O que deverá o empreiteiro geral fazer se os regulamentos e códigos de construção, bem como as especificações do fabricante, diferirem no que respeita à instalação dos alicerces?
- Que pormenores deverá o empreiteiro geral ter em conta quando planificar e projectar os alicerces?
- O empreiteiro geral deverá instalar uma placa de peitoril simples ou dupla?
- Quais as implicações de um desnivelamento nos alicerces para uma casa modular ou casa pré-fabricada, e como poderá isso ser corrigido?
- Que passos especiais devem ser dados pelo empreiteiro geral se os seus alicerces tiverem bossas ou paredes curvas?
- Quais são os melhores tipos de colunas de suporte, que altura deverão ter, e que tipo de placas cimeiras deverão ser usadas?
- O empreiteiro geral ou a equipa de instalação deverão instalar vigas de suporte e placas lisas?
- O que deverá o empreiteiro geral fazer se a neve ou o gelo se acumularem nos seus alicerces antes do dia da instalação?
Responsabilidades no dia da entrega e no dia da instalação
Certifique-se de que o empreiteiro geral é responsável pelas seguintes questões para o dia da entrega e da instalação:
- Como o empreiteiro geral pode auxiliar as equipas de entrega e de instalação
- Os passos a serem dados pelo empreiteiro geral para assegurar a segurança de toda a gente
- A responsabilidade do empreiteiro geral para providenciar instalações sanitárias no local de instalação
- O que o empreiteiro geral deve fazer com da grande quantidade de lixo gerado num estaleiro
- Quando o empreiteiro geral poderá ter que completar algumas tarefas respeitantes ao telhado da casa
- Quando o empreiteiro geral tem obrigações especiais de modo a proteger os módulos das condições climáticas imediatamente a seguir à instalação
- Que quantidade de trabalho adicional necessita de ser completado quando encomenda estruturas em painéis ao vendedor/fornecedor
- Responsabilidades do empreiteiro geral para lidar com o inventário dos elementos soltos
- O que o empreiteiro geral deverá fazer para proteger a casa de entradas indesejáveis, ao mesmo tempo que a mantém acessível aos empreiteiros que deverão ultimar o trabalho
Responsabilidades na acoplagem
Uma vez completada a instalação o empreiteiro geral pode completar a acoplagem da casa modular ou casa pré-fabricada. Necessitará de acabar os trabalhos de carpintaria interiores e exteriores e fazer as ligações das canalizações, sistemas eléctricos e ainda as tarefas seguintes:
- Proteger as superfícies interiores – tais como os soalhos acabados, tectos falsos e banheiras – durante a acoplagem
- Selar os módulos contra as entradas de ar e tornar a casa energeticamente eficiente.
- Preparar o exterior da casa para a instalação dos elementos laterais
- Instalar os elementos laterais, faixas, sofitos, e as características decorativas exteriores, tais como portadas e coberturas das janelas, frontões, elementos ornamentais, e moldes dentilhados
- Completar as escadas exteriores e interiores de acesso à cave
- Remover as ligações dos alicerces
- Selar as paredes de cimento contra penetrações de águas e esgotos
- Completar os encargos referentes à parte eléctrica
- Completar as responsabilidades referentes às canalizações
- Completar as responsabilidades referentes às instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado
- Instalar o aquecedor para a água
- Assegurar-se de que obtém cópias de toda a literatura sobre o equipamento fornecida pelo fabricante, bem como a informação referente às garantias
- Construir o caixilho da chaminé para obter um nível zero de perdas na lareira
- Completar a acoplagem do interior, incluindo a preparação de todas as aberturas de ligações nas paredes, instalação de portas nas paredes de ligação, e técnicas de ajustamento
- Isolar o acesso ao sótão
- Instalar os elementos soltos adicionais normalmente utilizados
- Instalar as saídas de ventilação para as ventoinhas de ventilação das casas de banho e secadores de roupa
- Construir uma protecção para uma clarabóia
- Completar um tecto tipo catedral com ou sem arrecadação
- Construir uma área reservada num sótão
- Instalar as escadas e corrimões para o sótão, ou para o andar superior numa casa de dois andares
- Completar as tarefas especiais requeridas para uma casa de três módulos
- Isolar a cave
- Construir entradas exteriores em todas as portas
- Instalar materiais mistos, tais como painéis de janelas e filtros, goteiras e portas anti-tempestade
- Construir estruturas adicionais no local, tais como garagens, alpendres, cobertos, solários, caves acabadas, e o segundo andar de casas inacabadas tipo Cape Cod
- Manter a casa limpa durante a acoplagem.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.