Há dois métodos vulgarmente usados para colocar alcatifa: esta pode ser pregada ou colada ao pavimento a toda a volta da divisão ou fixada com ripas especiais pregadas em todo o perímetro do pavimento. As ripas estão providas de pequenos espigões que seguram o revestimento de alcatifa. O método que utiliza ripas requer um pouco mais de trabalho, mas este método apresenta a vantagem de permitir que a alcatifa seja rápida e facilmente levantada em qualquer altura, bastando para tal despregá-la dos espigões.
Como colocar alcatifa almofadada
Para fazer um revestimento de alcatifa, comece por retirar toda a mobília e desmonte as portas que abram para o interior da divisão. Fixe as ripas com os espigões voltados para o rodapé. Coloque o revestimento até à ripa e depois a alcatifa. Com o auxilio de um esticador, estenda a alcatifa sobre os espigões, cobrindo também o espaço entre a ripa e o rodapé.
Comprima a patinha contra a alcatifa e com o joelho dê uma pancada seca na parte almofadada para esticar a alcatifa em direcção ao rodapé. Repita várias vezes, avançando sempre até o esticador chegar ao rodapé.
Alcatifa com ripas
Coloque a alcatifa na posição aproximada, tendo logo o cuidado de a estender de modo que o correr do pêlo se afaste da janela para evitar diferenças de matiz à luz do dia. Corte a alcatifa com uma tesoura de alfaiate ou com uma faca tipo Stanley, dando uma margem de pelo menos 4 cm a toda a volta. Enrole de novo a alcatifa, mas só até meio da divisão. Pregue as ripas de madeira ao pavimento, paralelamente ao rodapé, deixando um intervalo de cerca de 1 cm entre a ripa e o rodapé. Proceda assim a toda a volta da divisão, excepto nos vãos das portas.Se a alcatifa que vai colocar não tiver forro, será aconselhável aplicar um revestimento de base. Este poderá ser de feltro ou de espuma de látex e, colocado sob a alcatifa, torna-a mais espessa e macia, além de lhe conferir maior duração e melhorar o isolamento térmico e acústico. Com a alcatifa enrolada, estenda, corte e ajuste o revestimento na superfície demarcada pelas ripas de madeira, trabalhando metade do pavimento de cada vez. Se este for de madeira, utilize agrafos ou pregos; se for de betão, utilize uma cola adequada para fixar o revestimento. Desenrole a alcatifa e prenda-a provisoriamente ao longo de um lado da divisão com alguns pregos a cerca de 1,5 cm da parede. Depois, começando do meio da parede oposta, estique bem a alcatifa sobre os espigões da ripa de madeira com o auxílio de um esticador de alcatifas.
Quando esse lado estiver fixado, retire os pregos com que prendeu provisoriamente a alcatifa no lado oposto. Repita o processo usando de novo o esticador e trabalhando sempre do meio da parede para os lados.
Corte a alcatifa deixando uma margem de cerca de 1 cm ao longo das duas paredes. Com o auxílio de uma cunha larga e fina e de um macete, introduza a margem da alcatifa no espaço entre a ripa de madeira e o rodapé. Repita o processo em todas as paredes.
Nos vãos das portas, a alcatifa deve ser protegida com um perfil de metal pregado ou aparafusado ao pavimento. Coloque a extremidade da alcatifa sob o rebordo do perfil e comprima bem para que a alcatifa fique bem presa.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.