Menu

SIANINHA – Como fazer rococó

  • on 13 de janeiro de 2014
  • Likes!

A sianinha é uma tira de algodão que pode ter diferentes cores, consoante o desejo e aplicações que cada pessoa quer ou pretende fazer, sendo que até é indicada para se fazer flores de rococó.

Existem muitos que adoram esta técnica e que se lembram de camisolas de familiares de quando eram jovens e crianças, como as camisas em cetim que as senhoras usavam, com flores de seda e com detalhes em pérolas.

Segue-se o passo a passo e sugestões de sianinha e como fazer rococó.

Passo a passo

De facto, para quem não sabe, o ponto rococó é um ponto que pode ser utilizado e aplicado de várias maneiras.

  • Para o mais típico, com o tecido na mão, agulha e linha, comece por descer e subir com a agulha abaixo do botão de rosa que já tiver feito (isto se quiser fazer o ponto rococó aplicado a uma flor). Enrole dez vezes a linha à volta da ponta da agulha. De seguida, deverá passar o fio e levar o trabalho para trás. Por fim, desça e suba novamente com a agulha no tecido.
  • Fique com mais uma sugestão. Comece por enfiar a agulha num primeiro ponto (A) e puxar a linha. Insira a gulha no ponto B e faça-a sair do lado esquerdo do ponto inicial, mas sem puxar a linha. E aqui entra a parte mais delicada, em que deverá segurar a agulha e enrolar o fio nela com cuidado. Agora, empurre delicadamente e faça com que as voltas fiquem mesmo próximas do tecido.
  • Segure o tecido entre os seus dedos, mas sem apertar demasiado para que a agulha possa passar e para que as voltas não fiquem embaraçadas, e puxe a agulha. Estando já quase no final, saiba que se tiver algum fio mais repuxado que outro, deverá ajustá-los com a cabeça da agulha. Por fim, insira a agulha junto ao ponto B, mesmo ao lado direito, e puxe para baixo. E o seu ponto está feito.
  • Para montar uma rosa, deverá fazer três pontos paralelos (enrolar o fio na agulha até que sinta que o ponto tem o mesmo tamanho da distância entre A e B) e faça um ponto mais folgado na transversal. Faça, agora, uma outra transversal, mas desta vez bastante mais arqueada (basta que dê mais voltas com a linha na agulha) e uma terceira e última.
  • Para fazer as folhas da flor, o mais indicado será usar o ponto reto. Pode utilizar a agulha para ver a direção do ponto e como ele vai ficar e, depois, só faltará puxar a linha.

A questão de fazer o ponto rococó com a sianinha é que já deverá ter alguma prática para que o resultado final seja o pretendido. Basta treinar antes para que não termine com peças desajeitadas e menos bonitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *