SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Como vimos, o motor do Volkswagen é refrigerado a ar, sistema simples, eficiente e económico, que livra o motor de muitos quilos de peso, melhorando assim o fator “pêso-potência”, e eliminando os enguiços e cuidados a que está sujeito o sistema convencional.
Parte do calor não aproveitado é eliminada com os gazes de escapamento e outra parte é dissipada pelo arcabouço metálico do motor do automovel, principalmente através das paredes dos cilindros e dos cabeçotes, que são providas externamente de aletas, cuja finalidade é aumentar a superfície de irradiação. Os cilindros e cabeçotes são envolvidos por chapas de folha denominadas “camisas de ar”, que canalizam a corrente de ar forçada pela ventoinha para as partes mais aquecidas do motor. A ventoinha é montada no eixo do induzido do dínamo e se aloja em uma carcaça, dentro da qual se encontra também o radiador de óleo do sistema de lubrificação do motor. Também a carcaça da ventoinha é provida internamente de pequenas chapas deflectoras da corrente de ar.
Cuidados com o sistema. — A única atenção requerida pelo sistema é o ajuste eventual da tensão da correia do dínamo, em cujo eixo se encontra montada a ventoinha. Esse ajuste se faz desmontando-se a metade externa da polia com a chave própria que vem com o estojo de ferramentas e acrescentando-se ou retirando-se as arruelas de ajuste entre as duas metades da polia. A metade interna da polia possui um entalhe, que serve para se firmar a mesma com uma chave de fenda como mostra a fig. 2-B. O ajuste está perfeito quando existe uma deflexão de 2 cm entre o ponto médio da cortêia entre as duas polias, como se vê na fig. 4-B. Esta figura também indica as posições correta e incorretas da correia. Se se deseja aumentar a tensão, o que é mais comum, retiram-se as arruelas necessárias entre as duas metades da polia. Se se deseja diminuir’ a tensão, acresce-se o número adequado de arruelas. As arruelas de ajuste ficam guardadas na metade externa da polia, como mostra a fig. 3-B.
A correia e o leito das polias do automovel devem se conservar limpos, isentos de qualquer traço de óleo ou de graxa.
Desmontagem do sistema de arrefecimento do automovel. — A desmontagem completa do sistema de arrefecimento só é possível com a retirada do motor. Como não há peças móveis que se desgastem, quase nunca essa desmontagem se torna necessária e só se justifica na desmontagem do motor ou no caso de retirada do radiador de óleo, que implica tão somente na retirada da carcaça da ventoinha.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.