A lubrificação do automóvel Volkswagem Carocha é feito por um sistema de pressão forçada, sendo o oleo distribuído com a ajuda de uma bomba no motor. No radiador, o oleo perde cerca de 20°C de temperatura ajudando a manter as partes internas com uma temperatura ideal de trabalho…
Sistema de Lubrificação do Automovel Volkswagem Carocha – Fusca
O motor do automovel VW é lubrificado por um sistema a pressão forçada, que envia o óleo lubrificante depositado no cárter, por meio de urna bomba, aos mancais principais, mancais das bielas, mancais da árvore de comando, engrenagens da distribuição e ao mecanismo das válvulas. Os êmbolos e cilindros são lubrificados por respingos.
A bomba, do tipo de engrenagens, é accionada directamente pela árvore de comando, cuja extremidade se encaixa no eixo da engrenagem impulsora da bomba. Esta situa-se no meio do cárter, atrás da polia da árvore de manivelas.
O óleo é sugado do cárter através de um filtro de tela que se vê detalhadamente na fig. 1-C e enviado aos diversos órgãos para serem lubrificados por canalizações e perfurações existentes na própria árvore de manivelas. Antes de penetrar na rede de distribuição, o óleo atravessa um radiador de óleo do tipo de serpentina, que se situa na parte superior da carcaça, envolvido pela carcaça da ventoinha. No radiador, o óleo perde cerca de 20°C de temperatura, cooperando, portanto, para manter as partes internas a temperatura ideal de trabalho.
A pressão no sistema, quando em funcionamento, é indicada por uma luz de aviso verde no painel de instrumentos. Quando se liga a ignição, a luz acende. Logo que o motor comece a funcionar e houver pressão no sistema, a luz desliga. Se a luz acender eventualmente e por instantes com o motor em marcha-lenta, isto não é motivo de anormalidade. No entanto, se a luz permanecer acesa quando o carro estiver a uma velocidade normal, isto indica-nos que a pressão está muito baixa ou nula, originando um defeito no sistema. Deve verificar o nível de óleo e ver se existe fugas externas intensas. Se tudo estiver em ordem, então o defeito é da bomba ou de um rompimento de uma canalização. Isto acontece muito raramente. A válvula de segurança e de compensação podem também estar danificadas. Em qualquer caso, o veículo deve ser rebocado pois o motor não deverá funcionar.
A bomba do motor do automóvel pode ser facilmente retirada bastando que se retire a chapa traseira do motor e a polia da árvore de manivelas. Retiram-se os 4 parafusos que prendem a tampa e retira-se a bomba com a ferramenta VW 201.
Válvula de segurança e compensação
Naturalmente, a pressão gerada na bomba é proporcional a velocidade de rotação do motor, e como não interessam ao mesmo pressões muito altas, o sistema é provido de uma válvula denominada de “segurança e compensação”, que mantém a pressão no sistema dentro dos limites convenientes. A válvula, que se vê detalhada na fig. 1-C, é constituída simplesmente por um êmbolo e uma mola calibrada, mantidas por um bujão externo. O êmbolo se desloca dentro do cilindro intercalado na passagem do óleo e provido de 4 furos; o êmbolo, deslocando-se dentro do cilindro de acordo com a pressão, cobre ou descobre esses furos por onde flui o óleo, desviando o óleo quando a pressão se torna excessiva.
Quando se dá a partida, com o motor frio, o óleo é mais denso e a pressão é maior; neste caso, o êmbolo é comprimido e o óleo é encaminhado diretamente aos pontos a lubrificar, sendo o excesso desviado para o cárter.
Com o motor a temperatura média, mas inferior a normal de trabalho, o óleo é encaminhado diretamente aos pontos a lubrificar e uma pequena parte atravessa o radiador de óleo.
Com o motor a temperatura normal de trabalho, o óleo só chega aos pontos a lubrificar depois de atravessar o radiador de óleo.
ESPECIFICAÇÕES
Pressão em marcha-lenta: 0,5 atm no mínimo.
Pressão a 2.500 RPM: 2 atm (todos os motores a partir de 1954)
Comprimento da mola da válvula: 52/53 mm sem carga. Com carga de 1,9 kg (no lugar): 38,5 mm.
Folga axial entre as engrenagens e a carcaça, com as juntas no lugar, mas sem aperto inicial: 0,066 a 0,183 mm (0,20 mm é a tolerância).
Folga axial entre as engrenagens e a carcaça, sem as juntas: 0,10 mm.
Folga entre os dentes das engrenagens: 0,03 a 0,08 mm.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
É MUITO LEGAL ESSE TIPO DE SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO,DESDE O SISTEMA DE SALPICO…QUE GRANDE EVOLUÇÃO PARA MELHORAR CADA VEZ MAIS O NOSSO DIA-A-DIA…
boa tarde ! gostaria de saber c vcs poden m ajudar tenho uma variant 72 com motor de fusca 1500gostari de por um manometro de pressão de oleo como eu faço para ligar este manometro noa tenho nem ideia de como ligar vcs poden m ajudar ?jatenho o manometro de combustivel e o conta giros monster . meu caro e original nao e turbo nao so vo por a to mas gotari q ele funcionac mesmo q so para marcar umas gramas …
desd ja obrigado
boa tarde,tenho um fusca 1300L,que está fazendo um barulho como se fosse falha,parece uma chapa solta,mas vimos junto ao meu mecânico,que esse barulho está fora do nosso alcance,ele diz que não é nada no motor,e acho que não é mesmo,pois ontem fiz uma viagem de 200km e o meu fusca foi e voltou sorrindo!!! o que será esse barulho de falha que não é falha???
Ótimo, se podemos fazer, lógico que faremos mais caprichado, muito bom mesmo!!!
fala maluco
olá amigo tenho um fusca ano76 motor 1300L quando ando certa distancia a luz do óleo acende na lenta
acelera ela apaga e esta aquecendo muito já troquei a bomba de óleo mais não funcionou.você pode me ajudar?
o meu ta assim tambem tente regular as vauvula
olá amigo tenho um fusca ano76 motor 1300L quando ando certa distancia a luz do óleo acende na lenta
acelera ela apaga e esta aquecendo muito já troquei a bomba de óleo mais não funcionou.você pode me ajudar?
Verifique a valvula bypass que regula a pressao do óleo do fusca e o radiador de óleo o mesmo pode estar entupido
olá amigo tenho um fusca ano 76 motor 1300L quando ando muito a luz do óleo acende na lenta já troquei a bomba mais não funcionou.você pode me ajudar?
Troque a válvula de segurança e compensação, amola deve estar cansada. abçs
luz do óleo acendendo depois de trocar óleo, a cebolinha do óleo, a bomba de óleo,motor aquecendo camarada já ficou claro que o motor tem que ser retificado urgente pois folgas excessivas e óleo mais viscos não irão corrigir desgaste mecânico.
Por favor meu fusca 80 na marcha lenta acende a luz do oléo e faz um barulho,quando esta na quarta marcha andando devagar tambem ele faz isso .Levei no mecanico e ele disse que calçaram meu motor será?O que vcs acham?
Alo amigos fiz o moto a um meis a luiz do óleo continua acesa na lenta onde e o defeito obrigado
montei um motor plano e sobrou três arruelas de aluminio que serve em parafusos 10, com espessura de três milimetros. alguém sabe de onde pode ser? o motor e´de uma variant2
Bom dia amigos! Estou retificando um fusca motor 1300 foi trocado a carcaça pois a antiga estava fora da medida, mais agora com tudo montado e devidamente lubrificado, quando ligo pela primeira vez o motor funciona na lenta por alguns segundos e tranca o mancal fixo, já fiz duas desmontagens e re montei e acontece o mesmo, alguém pode me ajudar!
tenho uma brasilia que quando estar no ponto morto a luz do oléo acende e quando engato macha ela apaga ja troquei cebolinha ja me falaro tamta bestera o que sera
Olá,
Tenho um fusca 73 1500 cc de família todo original.
Acontece que o motor agora com 115.000 Km teve de ser aberto pela primera vez para uma avaliação.
Nesta ação toda fiz a desmontagem da válvula de segurana e compensação e medi o comprimento da mola sem carga.
A especificação que trás o livro “Conheça se u VW a Ar” é de 52/53 mm. Contudo minha mola apresenta 61/62 mm.
Asseguro que nunca foi trocada. O que pode estar acontecendo?