Os armários velhos de madeira maciça podem ser renovados com uma pintura nova ou com a aplicação de laminados decorativos; no entanto, por vezes a única maneira de os renovar é substituir as portas de madeira e a frente das gavetas. Pode também substituir os puxadores antigos por puxadores de inox para ter uma ar mais sofisticado. Esta tarefa não é complexa nem dispendiosa e pode ser fácil de executar…
Como substituir frente de gavetas
As gavetas da mobília moderna são normalmente feitas com frentes falsas que permitem que seja usada uma estrutura básica para uma variedade de estilos diferentes. Para fazer a sua substituição, deve retira-la totalmente. Do interior da gaveta desaparafuse os parafusos que seguram a frente falsa à estrutura e retire-a. Coloque a frente antiga por cima da nova, alinhando-as com exactidão, faça os furos piloto a partir dos parafusos da frente antiga. Tenha cuidado para não furar completamente a frente nova e arruinar o acabamento. Use um indicador de profundidade para evitar isso. Finalmente, aparafuse a nova frente à estrutura a partir do lado de dentro.
Como colocar portas de madeira maciça
No que respeita a armários de madeira maciça, uma bonita opção será portas de estilo veneziano, que são feitas de madeira maciça e existem em vários tamanhos padrão. Para colocar estas portas ou outras portas de madeira maciça em armários, são respeitados os procedimentos básicos para qualquer porta. Primeiro, coloque as dobradiças na parte de dentro da porta, depois abra as dobradiças e coloque-as na couceira do armário. Repare que colocar uma porta de armário com dobradiças especiais só é recomendado para molduras de madeira maciça. As portas de armários podem ter uma grande variedade de puxadores que se adaptem ao estilo da mobília. Frequentemente, mudar os puxadores pode melhorar a aparência de um armário. Um pequeno puxador de latão, por exemplo, dá um excelente acabamento, ou pode usar puxadores de inox para ter um ar mais moderno.
Como substituir portas de madeira feitas de aglomerados
Isto também pode ser necessário se as dobradiças estiverem estragadas, o que muitas vezes se passa com os móveis da cozinha depois de alguns anos de utilização constante. Se substituir as velhas portas de aglomerado de madeira por novas, estas devem ser exactamente do mesmo tamanho e devem ser colocadas da mesma forma que as originais, uma vez que não podem ser adaptadas para encaixar. Estas portas encontram-se facilmente e trazem já as respectivas dobradiças. E importante ter a certeza de que a posição das dobradiças coincide e que os entalhes têm a profundidade correcta, por isso é essencial medir cuidadosamente e ter um bom berbequim. Retire a porta velha das chapas das dobradiças, desaparafusando cada parafuso e puxando a porta para fora. Depois, tire os parafusos e as dobradiças da porta, deixando à vista o buraco circular. Coloque a porta nova em cima da velha, para que as extremidades de topo fiquem alinhadas, e meça de cima até ao centro de cada buraco. Depois, meça até ao centro de cada buraco a partir da extremidade para encontrar a posição exacta. Use um esquadro de encosto ou um graminho para anotar a posição central a partir da porta velha e transfira-a para a porta nova. Marque as posições dos buracos das dobradiças na porta nova com um punção. Faça os entalhes das dobradiças com um berbequim de bancada fixo para maior precisão. Certifique-se que opta pela broca com a profundidade correcta. Coloque as dobradiças, assegurando-se de que estão niveladas com a superfície da porta, e aparafuse-as.Volte a colocar a porta usando os parafusos de ajuste para obter um encaixe perfeito com a superfície do armário.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.