O rodapé de madeira estraga-se muito com os pontapés que lhes damos e com o choque dos móveis, razão pela qual existem. Muitas vezes o estrago pode ser tão grande, como, por exemplo, após a substituição do pavimento, incluindo chão com tábua de madeira ou laminado, que várias secções ou mesmo rodapés inteiros têm de ser substituídos. Use pregos de aço para melhor fixação…
Como substituir um remate de parede
Use um pé-de-cabra para retirar um remate de parede, inserindo uma tábua de madeira por baixo da cabeça da ferramenta para proteger o estuque e para aumentar a força de alavanca. Retire quaisquer pregos que fiquem na parede com uma turquês, utilizando novamente a tábua de madeira para proteger a parede. Tape os buracos dos pregos com massa de enchimento, deixando-a ligeiramente saliente nesta fase. Quando a massa de enchimento estiver completamente seca, passe com lixa embrulhada à volta de um bloco de cortiça ou de madeira para obter uma superfície perfeitamente plana e lisa. Coloque o novo remate, marcando as extremidades, se necessário.
Como encaixar o rodapé de madeira
Numa divisão rectangular, é sempre melhor colocar duas secções compridas de rodapé primeiro e depois colocar as secções mais pequenas. Torna o o trabalho de arrancar e de fixar muito mais fácil. Para encaixar o rodapé, primeiro retire parcialmente o antigo usando um pé-de-cabra, depois coloque os calços para o segurar de modo a conseguir usar uma serra. Coloque um bloco de meia-esquadria contra o rodapé e, com uma serra de respigar, vá cortando em 45 graus até o rodapé estar cortado ao meio. Repita o corte a 45 graus na outra extremidade da secção a ser substituída e retire a secção de rodapé velha. Coloque a nova secção, marque cada extremidade com um lápis e corte de acordo. Uma boa forma de fixar a secção nova é colocar uma prancha sobre o rodapé e ajoelhar-se em cima desta enquanto coloca os pregos de aço.
Nota:
• Muitos rodapés são fixos com pregos cortados, que têm uma extremidade quadrada e agarram muito bem. Quase certamente que irão fazer rachar o rodapé de substituição em certos lugares, por isso use pregos de alvenaria e faça furos piloto no rodapé.
Como fazer os cantos
Quando colocar uma peça moldada com curvas côncavas num canto, a forma correcta de obter a junção é marcá-la. Isto é feito desenhando o perfil de uma peça na parte de trás de outra usando um pequeno pedaço como molde. Depois, corta-se com uma serra de recorte ao longo da linha marcada, permitindo que a peça se encaixe perfeitamente nas suas vizinhas. Esta técnica evita a má união das extremidades, que pode ocorrer quando alguns moldes de rodapé são chanfrados a 45 graus usando uma caixa de meia-esquadria ou uma serra tico-tico. No entanto, para cortar uma meia-esquadria exterior, ou um ângulo, use a serra de respigar ou a caixa de meia-esquadria da forma normal.
Métodos de fixação
Os pregos cortados, como os que são usados para fixar rodapés, sempre foram usados para fixar remates e peças semelhantes, mas estes podem não estar à venda no seu fornecedor habitual. Qualquer prego de arame constitui uma boa alternativa quando fixa através do estuque até às vigas, desde que saiba onde estas estão.
Como cortar uma junção marcada
Use um pedaço da madeira como guia. Com um lápis, marque a linha na parte de trás transferindo o contorno. Corte com uma serra tico-tico.
Tipos de rodapés
Os rodapés podem variar desde simples secções rectangulares de madeira a perfis moldados bem ornamentados. De forma semelhante, os remates de parede, muitas vezes chamados remates de cadeira porque protegem as paredes das costas das cadeiras, podem ter de ser substituídos ou reparados. De muitas formas, estas tarefas são semelhantes.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Faltou umas fotos pra complementar o artigo. Facilitaria muito, principalmente no caso de serrar meia esquadria (ângulos)