Quando uma porta de madeira não abre de forma conveniente, uma solução a adoptar pode ser mudar o sentido da sua abertura. Ao fazer isto, a divisão pode tornar-se mais funcional e até mais bonita. Para fazer isto basta mudar as dobradiças de inox da porta. Deve-se ter atenção para que a pintura do outro lado da porta seja a mesma…
Como fazer a substituição de uma porta de madeira
Quando uma porta não abre de forma adequada ás nossas necessidades, o melhor é mudar o sentido da sua abertura. Ao mudar o sentido de uma porta pode fazer com que a divisão se torne mais bonita e proveitosa. Como alternativa, fazer com que a porta abra para fora pode criar um espaço mais útil. No entanto, nunca coloque uma porta a abrir directamente para uma escada.
Inverter portas
Quando voltar a pendurar uma porta, pode reduzir a quantidade de trabalho se inverter a porta, ou seja, virá-la de maneira a que o lado que está virado para dentro fique virado para fora. Isto acontece quando muda as dobradiças da esquerda para a direita ou vice-versa. No entanto, existem dois problemas ao fazer isto. 0 primeiro é que os dois lados da porta podem estar pintados de cores diferentes, o que significa voltar a pintar. O segundo é que a porta pode não encaixar perfeitamente ao contrário. As portas e as molduras podem mover-se ligeiramente com o passar do tempo e, embora a porta funcione na perfeição num lado, pode empenar ou prender quando encaixada pelo outro lado.
Nota:
Para evitar que a tinta lasque quando retirar o batente, passe a lâmina de um x-acto ao longo da junção entre o batente e a moldura para separar a tinta.
Porta de abrir para fora
Quando puser uma porta a abrir para fora, poderá usar a mesma posição do fecho e do puxador se as dobradiças ficarem no mesmo lado da moldura. Terá de inverter a fechadura, mas poderá usar as partes das reentrâncias das dobradiças. No entanto, terá de mudar a posição da chapa-testa e de fazer novas reentrâncias para as dobradiças de inox na moldura, como foi descrito anteriormente. A tarefa extra será mudar o batente, excepto se este estiver posicionado centralmente na moldura. Para mudar o batente necessita de ter cuidado para não o partir – passe um cinzel por trás do batente e levante-o. Retire os lados antes de retirar o topo, começando pelo meio. Quando colocar o batente, coloque a porta primeiro, para ter a certeza de que o batente se adapta perfeitamente a toda a volta da porta. Pode utilizar os mesmos pregos para o fixar, mas reposicione-o e tape os buracos antigos antes de voltar a pintar. Se mudar o lado da moldura à qual a porta está segura (além de a mudar de dentro para fora), pode manter as posições da dobradiça anterior, do fecho e do puxador, embora tenham de ser feitas novas reentrâncias na moldura para as dobradiças e para a chapa-testa e as antigas reentrâncias tapadas.
Mudar as dobradiças
Quando mudar as dobradiças de uma porta de um lado para o outro, terá de cortar um novo encaixe para o fecho e fazer novos furos para o eixo do puxador da porta. Os buracos antigos para o encaixe e para o fecho podem ser tapados colando ripas de madeira e cavilhas. Deixe que estes fiquem ligeiramente salientes, aplane-os e depois passe a lixa quando a cola estiver seca. Se inverter a porta, poderá usar o antigo puxador e os orifícios do eixo deste, mas a fechadura em si terá de ser mudada. Terá de cortar uma nova ranhura para a fechadura e para a chapa-testa do outro lado da moldura e tapar a velha reentrância colando um pedaço pequeno de madeira. A seguir, alise com uma plaina e passe a lixa depois de a cola ter secado. Também precisará de cortar novas reentrâncias para as dobradiças, tanto na porta como na moldura; se a porta estiver virada ao contrário, poderá usar parte das reentrâncias anteriores das dobradiças das portas e apenas precisará de tapar as que não forem usadas. Tape as reentrâncias das dobradiças antigas com pequenas ripas de madeira coladas e depois passadas com lixa. Se a porta tiver dobradiças de suspensão ou outras dobradiças do género, estas terão de ser substituídas. Depois de pôr a porta no lugar, a tomada de electricidade pode ter ficado no lado errado se estiver dentro da divisão para onde abre a porta. Aqui existem duas opções: colocá-la no outro lado da porta (significa ter de instalar um novo fio) ou passá-la para o outro lado da parede para que fique do lado de fora da divisão, mas mais ou menos no mesmo local (utilizará pouco ou mesmo nenhum fio, mas poderá ter problemas para fixar a caixa da tomada).
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
POsso pintar os batentes de branco e deixar as portas em madeira natural?
Técnicamente não existe qualquer problema, é uma questão de gosto e decoração.