Saiba como escolher o tipo de lâmpadas que deve utilizar para uma correcta iluminação da habitação…
Iluminação directa e indirecta
Iluminação directa é aquela que é dirigida para o objecto a ser iluminado. Quanto maior a distancia entre a fonte e o objecto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz.
Iluminação indirecta é aquela que não ilumina necessariamente o objecto e sim o ambiente em que este se encontra.
Iluminação para leitura
Uma má iluminação provoca danos e cansaço excessivo quando estamos a ler. O ideal para ter uma boa iluminação de leitura é:
– Uma iluminação directa, ou seja dirigida para o que estamos a ler.
– Uma luminária colocada atrás e um pouco acima do leitor também pode ser uma boa opção.
Iluminação para ver televisão
Hoje em dia, passamos muitas horas a ver televisão. Para não cansar a vista é preciso ter uma boa iluminação da habitação para ver televisão.
1 – Não deixe nenhuma luz reflectir na tela.
2 – Mantenha o ambiente iluminado de forma a quebrar o contraste do claro com o escuro provocado pela luz da televisão. De preferência ilumine suavemente a parede atrás (ou em volta) do aparelho.
3 – Mantenha uma distância de 1,5 m no mínimo da tela da televisão.
O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela, experimente colocar uma estante ou uma parede de cor diferente.
Tipo de lâmpadas
Lâmpada suave
São lâmpadas de uso habitacional que oferecem luz aconchegante, confortável e tranquila para momentos de descanso e descontracção. Podem ser usadas nos quartos, salas de estar e jantar.
Lâmpada clara
São lâmpadas de uso habitacional que oferecem luz estimulante, eficiente e vibrante.
Ideal para ler, trabalhar e brincar. Podem ser aplicadas em cozinhas, casas de banho e áreas de serviço.
Lâmpada especial
São lâmpadas de uso habitacional para aplicações específicas como para a iluminação do frigorífico, forno, lâmpadas anti-insectos, etc.
Depois de analisar os critérios de escolha dos produtos, mas antes de adquirir qualquer produto, é necessário avaliar o ambiente onde serão instalados estes novos produtos. Evite pintar os tetos e paredes com cores escuras, pois exigem maior luminosidade para compensar a absorção de luz elevada de uma matiz escura, trazendo como consequência directa, o aumento do consumo de energia e o acúmulo de calor. Mantenha limpas as luminárias para não haver perdas de luminosidade.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.