A técnica de manutenção preventiva é, por definição, uma técnica de manutenção planeada e que previne a manutenção corretiva.
Os programas definidos mais comuns são os reparos, a lubrificação ou ajustes. O que todos estes programas têm em comum é a verificação periódica do funcionamento dos equipamentos para antecipar eventuais problemas que impliquem gastos maiores.
De facto, a manutenção preventiva visa a correção de falhas e avarias nas máquinas antes mesmo que aconteçam, o que vem evitar prejuízos e riscos de interrupção de produção.
Esta manutenção requer esforços de planeamento e treino de equipas com o intuito de manter os equipamentos no melhor funcionamento e confiança. Seja em ações isoladas ou em grandes paragens, o ideal é que a manutenção preventiva seja uma das maiores prioridades dos gestores.
De facto, o principal objetivo de uma manutenção preventiva é o evitar de falhas e avarias nos equipamentos, sendo que assim o prevenir ficará mais barato que o remediar.
Todo o planeamento deste tipo de manutenção é elaborado tendo em vista a substituição de componentes desgastados antes que realmente falhem.
As atividades de manutenção preventiva incluem a verificação de máquinas, dispositivos e ferramentas, alterações parciais ou totais nas peças, mudanças de óleo, por exemplo.
Importa salientar que nalgumas empresas, o plano de manutenção preventiva está relacionado com treinos específicos aos funcionários. Isto porque existem estudos que revelaram que muitos dos defeitos de equipamentos se devem à sua má utilização. Benefícios a longo prazo desta manutenção incluem diminuição de custos de substituição de peças, ferramentas ou máquinas.
Mas ainda existem alguns equívocos acerca da manutenção preventiva. Um deles é que ela é dispendiosa. Sem dúvidas que pode ser considerada mais barata do que quando comparada aos prejuízos causados pela inatividade de máquinas, cuja consequência seria a interrupção da produção e baixos lucros.
Um outro fator a ter em conta é a altura em que a manutenção preventiva deve ser realizada, o que depende de vários fatores, isto porque existem items a serem inspecionados e lubrificados diariamente, além das inspeções que são progressivamente mais detalhadas a cada quinze dias, mensalmente, trimestralmente, semestralmente e / ou anualmente, consoante o tipo de máquina, uso e condições de operação.
Não obstante, existem mais fatores que ajudam a determinar o melhor intervalo de tempo entre as tarefas de manutenção preventiva. Uma delas é a quantidade de tempo que a máquina funciona.
Além de tudo isto e fulcral numa manutenção preventiva é, também, o ambiente em que a máquina opera, se é húmido ou seco, se ela recebe cargas de choque de forte ou moderada intensidade, qual o nível de vibração do equipamento e se está ou não sujeita a vazamentos.
Como seria de esperar, as boas práticas de operação e limpeza ou a falta delas irão ter, com certeza, um impacto significativo sobre a programação de manutenção.
Especialmente nos casos de indústrias e grandes fábricas ou locais alvo de algum tipo de produção em maior escala, as paragens planeadas para extensão de plantas industriais, por inventários ou quaisquer outros motivos, também irão ditar a altura em que os trabalhos de manutenção preventiva poderão se realizados.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Obrigado Leandro por comentar.. N o s os f runs.. mais tamb m os aegrgadores de links, redes sociais, sites de perguntas e respostas etc. s o excelentes formas para atrair leitores para o blog. Abra o e suce$$o