Muitas vezes os defeitos que causam a fuga de energia na corrente eléctrica de sua casa são fáceis de detectar, saiba como…
Existem inúmeras causas para a ocorrência de fuga de energia. São elas: emendas de condutores malfeitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com isolação desgastadas pelo tempo. Este tipo de defeitos na corrente eléctrica podem ser detectados da seguinte forma:
Na instalação eléctrica:
Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
Verifique se o disco do medidor continua girando. Se continuar e der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir “fuga de corrente”.
No caso de “fuga de corrente”, a causa pode ser defeito na instalação eléctrica ou problema no medidor, pois os aparelhos devem estar todos desligados.
Verifique se o disco do medidor pára de funcionar. Então, o defeito é da instalação eléctrica. Nesse caso, o melhor que você tem a fazer é consultar um electricista de sua confiança.
No caso do medidor continuar funcionando, o defeito poderá ser do próprio medidor.
Aparelhos electrodomésticos:
Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes.
Ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com o frigorífico, o rádio, o leitor de DVD ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste.
Verifique o disco do medidor de energia eléctrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o electrodoméstico ou a tomada está com algum defeito. Conecte outro electrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar. Caso continue, o defeito está na tomada. Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito.
Para confirmar, teste-o em outra tomada.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Prova de Compressão - Faça Você Mesmo