Menu

Os vários tipos de madeira

  • on 2 de agosto de 2011
  • Likes!

A madeira é um material fácil de usar, desde que se cinja a linhas direitas. É um material naturalmente resistente e leve, frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. Existem vários tipos de madeira: aglomerado de madeira, madeira maciça, madeiras duras e madeiras brancas, estas ultimas muito usadas em trabalhos de construção civil…

Variedades e Tipos de madeira

Madeiras manufacturadas

As madeiras manufacturadas também são feitas de madeira reconstituída que foi cortada, prensada e novamente colada. Estão à venda em diferentes formatos como o contraplacado, placas de densidade média, aglomerado de madeira e tábua de madeira laminada. O contraplacado e as placas de densidade média possuem um acabamento suave, apropriado para ser pintado, e são utilizadas na colocação de painéis e revestimentos; as placas podem ainda ser utilizadas em portas e peças de mobiliário. O aglomerado de madeira tem um acabamento suave mas é muito poroso, sendo por isso mais utilizado como uma base leve para prateleiras, bancadas e soalho.  Todos estes tipos de madeira são vendidos com diferentes  espessuras e tamanhos.

Madeiras duras

As madeiras duras são mais dispendiosas e possuem grãos mais densos. São utilizadas em bancadas, peças de mobiliário e prateleiras. Os folheados são folhas finas de madeira coladas a uma base mais espessa (madeira maciça ou aglomerados). São práticos em prateleiras ou portas de armários.

Madeira branca

A maior parte da madeira vendida para trabalhos de construção civil é madeira branca. Provém de florestas de árvores coníferas e, por isso, não se deve sentir culpada por a usar. Possui um grão aberto e pode ser pintada, mas também tem um óptimo aspecto quando envernizada, encerada ou tingida.

Madeira maciça e madeira aplainada

A madeira maciça é vendida apenas cortada (em bruto), ou aplainada (macia). A aplainada adequa-se melhor a trabalhos de interior; fornece um aspecto mais bonito e livre de lascas. As tiras mais pequenas podem ser utilizadas para fins decorativos e de reforço, tais como prateleiras ou molduras de portas. Pedaços mais rijos e grossos são utilizados em estruturas, ou em paredes interiores e os mais largos em rodapés, sanefas, prateleiras e soalho.

  • Esse artigo não é claro… Deveria dar exemplos de madeira em cada caso…

    Juliana de Quadros da Silva 13 de agosto de 2020 23:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *