Menu

Tubagem principal de alimentação

  • on 8 de julho de 2010
  • Likes!

Tubagem principal de alimentação

É possível proceder a numerosos melhoramentos e reparações nas canalizações sem necessidade de recorrer a um profissional. Para este estarão reservados apenas os casos de instalações complexas que impliquem trabalhos de maior envergadura.
Este capítulo explica como é constituída uma instalação elementar de água quente e fria, o que fazer em caso de roturas ou congelação, como proteger com revestimento tubos e depósitos e como proceder à manutenção, a reparações e instalações simples.

Localização do tubo principal de alimentação e da torneira de segurança

A tubagem principal, instalada pela entidade fornecedora da água, encontra-se geralmente enterrada. O tubo de ligação da rede geral à casa apresenta uma torneira, ou válvula, de seccionamento, também denominada torneira de segurança ou de passagem, instalada no exterior ou no interior do limite da propriedade, à entrada do edifício. A ela só tem legalmente acesso a entidade fornecedora.
A partir desta torneira principal, o tubo segue até a uma segunda torneira de segurança, antes do contador.
É absolutamente essencial saber a localização das torneiras de segurança, para que estas possam ser fechadas em caso de rotura.
tubo-de-alimentacao-a-habitacaoA torneira principal do exterior está geralmente dentro de uma caixa com tampa.
Se não conseguir localizar essa torneira, contacte a entidade fornecedora.
Em último caso, abra uma vala transversalmente ao tubo de alimentação — por exemplo, paralelamente à estrada —, para tentar descobrir a sua localização exacta. Uma vez determinada a posição do tubo, a sondagem à sua volta permitirá descobrir a localização da torneira principal.

A gravura mostra a ligação do tubo geral ao tubo de alimentação da casa. No canto superior esquerdo indica-se como localizar a torneira principal de segurança.

Reparação da caixa da torneira principal

Se o buraco (caixa) onde se encontra a torneira principal de segurança estiver em mau estado — por exemplo, a aluir—, utilize um tubo de fibrocimento, ou manilha, de 150 mm para o forrar.
Faça uma tampa de cimento, com uma pega de varão de ferro, que se ajuste à boca do tubo.
Para cortar o tubo conforme o tamanho necessário, coloque-o ao alto, apoiado sobre a boca, marque a linha de corte e encha-o com areia, de forma que esta fique bem compacta. Servindo-se de um escopro, golpeie o tubo seguindo a linha de corte.
Com um martelo, aplique pancadas firmes, segundo a marcação, para completar o corte do tubo. Abra de cada lado um rasgo em forma de U, para que o tubo de revestimento se ajuste perfeitamente ao tubo de água, apoiando-o sobre a base de cimento, betão ou cascalho de tijolo. Ataque o tubo de revestimento com terra, de modo que esta fique bem compacta à sua volta.

Para cortar um tubo de fibrocimento, ou manilha, golpeie à volta com um escopro. A tampa de cimento evita a penetração de sujidade.

Se não dispuser de uma chave própria para rodar a torneira de segurança, faça uma peça igual à da gravura. Tenha-a sempre à mão.

torneira-de-seguranca-embutida

Article Categories:
Canalizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *