Tubagem principal de alimentação
É possível proceder a numerosos melhoramentos e reparações nas canalizações sem necessidade de recorrer a um profissional. Para este estarão reservados apenas os casos de instalações complexas que impliquem trabalhos de maior envergadura.
Este capítulo explica como é constituída uma instalação elementar de água quente e fria, o que fazer em caso de roturas ou congelação, como proteger com revestimento tubos e depósitos e como proceder à manutenção, a reparações e instalações simples.
Localização do tubo principal de alimentação e da torneira de segurança
A tubagem principal, instalada pela entidade fornecedora da água, encontra-se geralmente enterrada. O tubo de ligação da rede geral à casa apresenta uma torneira, ou válvula, de seccionamento, também denominada torneira de segurança ou de passagem, instalada no exterior ou no interior do limite da propriedade, à entrada do edifício. A ela só tem legalmente acesso a entidade fornecedora.
A partir desta torneira principal, o tubo segue até a uma segunda torneira de segurança, antes do contador.
É absolutamente essencial saber a localização das torneiras de segurança, para que estas possam ser fechadas em caso de rotura.
A torneira principal do exterior está geralmente dentro de uma caixa com tampa.
Se não conseguir localizar essa torneira, contacte a entidade fornecedora.
Em último caso, abra uma vala transversalmente ao tubo de alimentação — por exemplo, paralelamente à estrada —, para tentar descobrir a sua localização exacta. Uma vez determinada a posição do tubo, a sondagem à sua volta permitirá descobrir a localização da torneira principal.
A gravura mostra a ligação do tubo geral ao tubo de alimentação da casa. No canto superior esquerdo indica-se como localizar a torneira principal de segurança.
Reparação da caixa da torneira principal
Se o buraco (caixa) onde se encontra a torneira principal de segurança estiver em mau estado — por exemplo, a aluir—, utilize um tubo de fibrocimento, ou manilha, de 150 mm para o forrar.
Faça uma tampa de cimento, com uma pega de varão de ferro, que se ajuste à boca do tubo.
Para cortar o tubo conforme o tamanho necessário, coloque-o ao alto, apoiado sobre a boca, marque a linha de corte e encha-o com areia, de forma que esta fique bem compacta. Servindo-se de um escopro, golpeie o tubo seguindo a linha de corte.
Com um martelo, aplique pancadas firmes, segundo a marcação, para completar o corte do tubo. Abra de cada lado um rasgo em forma de U, para que o tubo de revestimento se ajuste perfeitamente ao tubo de água, apoiando-o sobre a base de cimento, betão ou cascalho de tijolo. Ataque o tubo de revestimento com terra, de modo que esta fique bem compacta à sua volta.
Para cortar um tubo de fibrocimento, ou manilha, golpeie à volta com um escopro. A tampa de cimento evita a penetração de sujidade.
Se não dispuser de uma chave própria para rodar a torneira de segurança, faça uma peça igual à da gravura. Tenha-a sempre à mão.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.