As velas e as flores são dos acessórios decorativos mais usados numa casa e talvez dos mais populares. Por isso, porque não combinar os dois num só e fazer velas de flores prensadas? Desta forma vai poder economizar e personalizar as suas próprias velas conforme a decoração envolvente e os seus gostos pessoais.
São muito simples de fazer e ficam muito bonitas e originais. Explicamos já de seguida o passo-a-passo.
Materiais e execução
O que vai precisar:
- papel de seda
- algumas plantas e flores prensadas
- parafina
- recipiente que resista ao calor
- panela
- óleo essencial (de um aroma à sua escolha)
- colher ( de preferência com pega à prova de calor)
- velas (de qualquer tamanho à sua escolha)
Como fazer:
Pegue no papel de seda e corte-o em tiras grossas. Disponha as tiras sobre a área de trabalho e comece a projetar o design da vela com as flores e as plantas secas prensadas. Esta é uma excelente forma de poder experimentar qual a melhor disposição e quais as flores e plantas mais apropriadas a usar, sem ser necessário estragar nenhum dos materiais. Quando estiver satisfeito com um resultado tire uma fotografia ou reserve-o de lado para servir de inspiração.
Num recipiente que resista ao calor, coloque alguns pedaços de cera de parafina em banho-maria. Deixe a cera derreter. Retire a panela do lume, mas deixe o recipiente com a cera dentro da panela para que se mantenha quente e derretida. De seguida, junte algumas gotas de óleo essencial com um aroma à sua escolha à cera liquida (sugerimos por exemplo lavanda, pois tens efeitos relaxantes). Inicialmente o cheiro vai parecer bastante forte, mas quando a cera arrefecer e endurecer vai ficar mais suave e agradável.
Aqueça a colher na chama do fogão, com cuidado para não se queimar. Pressione a colher contra um dos lados da vela, de modo a que a cera amacie e se forme uma reentrância onde irá encaixar a primeira flor ou folha prensada.
Pressione suavemente a flor ou folha na reentrância para que se fixe no lugar. Volte a aquecer a colher na chama e pressione novamente sobre a flor (ou folha) para a segurar. Repita todo o processo as vezes que forem necessárias para que a vela fique com o design que projetou inicialmente ou que deseja.
Para finalizar mergulhe a vela na cera líquida ( à qual juntou o óleo essencial anteriormente). Introduza a vela delicadamente no recipiente. Se necessário segure pelo pavio com uma pinça ou um alicate e mergulhe a vela na cera durante cerca de três segundos para revestir o desenho. Deixe secar durante uma hora antes de acender a vela.
A sua vela de flores prensadas está pronta!
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.