A técnica de folhear a ouro é uma técnica bem antiga no que concerne à decoração de madeira. Desde molduras a caixilhos de quadros e até peças artesanais de alta qualidade. A utilização da folha de ouro é um modo muito impressionante e relativamente simples de transformar um espaço num local de luxo e ostentação pois a madeira é facilmente esculpida e coberta com folha de ouro. O resultado adapta-se ao gosto da época, é mais barato e mais impressionante do que recorrer a outros tipos de decoração, tecnicamente mais exigentes, como a escultura ou a pintura.
Como reparar os cantos de uma moldura dourada:
Aplique cera dourada nos cantos já gastos e sem cor. A cor deve ser escolhida em função da cor já existente na moldura, de modo a que esta fique o mais homogénea possível.
Para revestir ou decorar com folhas metalizadas:Este método é mais barato e acessível, pois em vez de usar a folha de ouro pode substituí-la por folhas metalizadas douradas ou prateadas.Corte a folha em quadrados de 4 cm e amarrote bem cada quadrado, antes de os estender para usar, para lhes conferir uma textura enrugada. Misture cola PVA com água e aplique-a na moldura com uma escova de dentes. Comprima os quadrados de folha contra a moldura, trabalhando todos os contornos. Pincele a superfície com mais cola e deixe-a secar antes de aplicar o verniz de envelhecimento (patina dourada).
Para revestir ou decorar a moldura de um quadro :
Comece por preparar a moldura. Aplique várias camadas de gesso, deixando cada camada secar completamente antes de aplicar a seguinte. Passe suavemente com a lixa e pinte com a tinta avermelhada. Por fim, dê duas demãos de goma-laca. A fase seguinte consiste na aplicação da goma de ouro, que deve ser cuidadosamente espalhada, especialmente sobre o ornato. Em geral, demora duas horas a secar. Coloque a almofada de dourador junto da moldura para não ter de mover a folha de ouro para muito longe. Abra o livro com as folhas de ouro sobre a almofada e levante algumas folhas para cortar. Leve os pedaços cortados para a moldura um a um, sobrepondo-os um pouco, e fixe-os com pancadinhas leves. Preencha os pequenos espaços que tenham ficado a descoberto com fragmentos diminutos transportados na ponta de um pincel macio.
Material a utilizar:
Irá precisar de:
- Gesso,
-Pincéis pequenos,
-Lixa de grão fino,
-Tinta castanho-avermelhado-escura,
- Goma-laca,
- 1 pincel pequeno de cerdas naturais (porco ou javali),
-Goma de ouro à base de óleo,
-Folha de ouro,
- 1 almofada de dourador,
- 1 palhinha de refresco,
- 1 faca de dourador,
- 1 pincel de pêlo de camelo de 10 cm de largura e um pincel de pêlo de esquilo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!