Como evitar derrapagens
Qualquer um pode se assustar e perder o controle do carro ao perceber que o pneu estourou ou quando o veículo derrapa repentinamente. É imprescindível fazer uma boa manutenção dos pneus: examine-os e procure de bolhas ou rachas (geralmente causadas pelo impacto em buracos ou guias das calçadas).
PneusSão os pneus em bom estado que ajudam a manter o veículo firme no chão, evitando derrapagens. Daí a importância de calibrar os pneus a cada semana e antes de qualquer viagem e verificar se os sulcos se encontram na altura correcta.
De vez em quando, observe se há desgaste dos pneus pois isto pode indicar que o veículo precisa de alinhamento da suspensão ou até, mais raramente, de troca de um rolamento.
O desgaste bem no centro da banda de rodagem é sinal de que o pneu tem sido calibrado com pressão acima da recomendada.
Faça um rodízio das rodas a cada 10 mil km, trocando as de trás pelas da frente, mas sem trocar as da esquerda com as da direita. Se você notar um tremor no volante ao atingir velocidade mais alta, será necessário ir a uma oficina especializada para equilbrar as rodas
O que fazer quando a derrapagem acontecer?
1. Não trave bruscamente.
2. Mantenha o veículo em linha reta (o pneu vai ter a tendência a inclinar a v para o lado do pneu que furou) e reduza a velocidade.
3. Quando tiver certeza de que domina o veículo, sinalize para os outros motoristas e saia para a berma da estrada.
Derrapagem das rodas dianteiras.
Este tipo de derrapagem acontece quando o condutor acelera com brusquidão numa curva. A forma de actuar levante ligeiramente o pé do acelerador. Se desacelerar com demasiada rapidez, também as rodas irasciras poderão derrapar.Não toque nos pedais do travão e embraiagem nem endireite o volante. Mantenha as rodas viradas, mas não rode o volante com brusquidão ou excessivamente. Quando o carro regressar à direcção pretendida, endireite as rodas e acelere com suavidade.
Derrapagem das rodas traseiras.
Quando ocorre uma derrapagem das rodas traseiras o carro desliza lateralmente e isto vai fazer rodar o automóvel fazendo um pião. Isto pode acontecer numa curva ou quando se muda de direcção com muita velocidade. Isto ocorre com mais frequencia em piso molhado, ou numa travagem brusca ou num piso cheio de irregularidades.
Para evitar este tipo de derrapagem, o que tem a fazer é levantar o pé do acelarador ou do travão e não carregar no pedal da embaiagem. Rode o volante na direcção em que derrapa a traseira do carro. Não vire o volante demasiado para não originar uma segunda derrapagem na direcção oposta. Quando as quatro rodas estiverem de novo alinhadas, acelere com suavidade.
Derrapagem das quatro rodas.
Normalmente acontece numa travagem brusca, as rodas ficam bloqueadas e o carro continua a deslizar sem que, aparentemente, perca velocidade.Retire o pé do travão até as rodas recomeçarem a rolar e não accione o pedal da embraiagem. Uma vez recuperado o domínio da direcção, endireite as rodas. Carregue de novo no pedal do travão com um movimento de bombagem o mais suave possível para evitar que as rodas voltem a ficar bloqueadas.
A distância de segurança pode ser usada como salvaguardada quando o piso se encontra molhado. O Código da Estrada impõe, a cada condutor, a obrigatoriedade de manter uma distância suficiente em relação ao veículo da frente para, em caso de travagem brusca, poder travar o veículo sem provocar acidente. Muitos acidentes poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a distância de segurança.Esta é calculada pela soma da distância de reacção com a distância de travagem.A distância de reacção corresponde à distância percorrida pelo condutor desde que se apercebe do obstáculo até que começa a travar.
No entanto há que dar um pouco mais do que o espaço de dois automóveis para com o veículo da frente, pois a distância de travagem é três vezes maior.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!