Consulte os quadros seguintes para a escolha da cola apropriada, bem como do processo a seguir para a obtenção de uma colagem duradoura.
Não utilize produto colante exageradamente frio. A temperatura ideal situa-se entre os 15°C e os 18°C.
Poderá consultar outros tipos de colas e sua utilização neste artigo.
De vasto campo de aplicação, esta cola é utilizada quer em pequenos trabalhos de colagem, quer em trabalhos de maior envergadura.
Própria para revestimento de madeira ou aglomerado com termolami-nado (laminite, fórmica), folheado, plástico decorativo, alcatifa, aglomerado de cortiça, espuma de poliuretano ou moltoprene, têxteis (poliéster e poliamida), painéis decorativos, etc.
Quando se pretende que uma colagem adquira uma resistência térmica superior a, aproximadamente, 70°C até cerca de 110°C, adiciona-se à cola, numa percentagem de 5%-6%, um isocianato (endurecedor). Tal processo é válido para colagens que serão submetidas por vezes a temperaturas altas (tampos de mesas de cozinha, mobiliário destinado a marquises, jardins, esplanadas).
O excesso de cola poderá ser retirado com uma benzina ou cetona.
Produto vedante-colante utilizado principalmente na vedação de juntas entre materiais diversos (vidro-vidro; alu-mínio-betão; ferro-betão; madeira-be-tão; borracha-metal; betão-betão) expostos a condições climáticas diversas.
A sua elasticidade permite-lhe resistir à movimentação dos materiais (contracção ou dilatação), não fendendo na linha de junta. Utiliza-se na vedação de montras, caixilharia metálica ou de madeira, em marquises, lava-louças, banheiras e lavatórios.
O seu método de aplicação baseia-se na extrusão (expulsão) do produto de um cartucho cilíndrico, recorrendo a uma pistola extrusora.
Cola à base de uma emulsão de resina em água. É adequada para a maioria dos trabalhos de carpintaria e trabalhos caseiros de construção e reparação.
A sua aplicação estende-se à construção civil, sendo, actualmente, o mais importante produto de colagem de taco e parquete de madeira ao betão.
A cola branca é utilizada, na generalidade, na colagem de materiais porosos, tais como papel, tecido, couro e cerâmica. O excesso é removido com água.
De acção e método de aplicação idênticos ao do mástique de thiokol, apresenta sobre este a vantagem de uma maior resistência à humidade e à imersão em água, bem como uma maior elasticidade, o que o torna indicado para a vedação de juntas de dilatação entre materiais com elevados coeficientes de dilatação.
Convém ter em casa, como recurso imediato para qualquer trabalho ou reparação a efectuar, as seguintes colas: epoxi — embora de uso geral, é aconselhável apenas para pequenas superfícies de colagem. Ao terminar o trabalho, certifique-se da correcta posição das respectivas tampas nos tubos.
Uma troca poderá acarretar a perda total do produto; cola celulósica — ideal para pequenas reparações em que se pretenda uma fixação rápida das partes a unir; PVA — cola adequada para todos os trabalhos em madeira. Nota. Seja qual for o produto a empregar, feche bem a embalagem após a sua utilização.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!