Como colar objectos e superfícies
Os três tipos de cola mais comuns, além das colas universais, são as colas de cianoacrilato, as colas de resina epoxi e as colas de contacto.
Colas universais
As colas universais são constituídas por um produto de base (acetato de polivinilo) dissolvido em solventes orgânicos. Nalgumas colas, os solventes foram substituídos por água. Para as usar coloque uma fina camada de cola na superfície a colar, espere o tempo estabelecido nas instruções e una as duas partes apertando com força. Estas colas são indicadas e resultam bem em objectos de vidro transparente e em madeira. A desvantagem é que resistem pouco à água quente, pelo que não são aconselháveis para louça de cozinha. São mais aconselhadas em materiais porosos como o papel, o cartão e o couro.
Colas de cianoacrilato
Estas colas também são conhecidas por colas instantâneas. São geralmente transparentes e pouco espessas e proporcionam uma colagem imediatas e resistentes. Porém devem ser usadas com precaução e mantidas fora do alcance das crianças. Estas colas por serem muito poderosas e imediatas, devem ser usadas com muita precaução. Pode correr o risco de colar a pele ou as pálpebras e de irritarem as vias respiratórias (no caso de serem inaladas). Se eventualmente tocar na cola, lave de imediato com água morna e sabão, para a tentar dissolver. Para fazer a colagem de objectos, aplique uma pequena gota de cola sobre uma das superfícies a colar, junte-as e mantenha-as unidas durante alguns segundos. Estas colas são especialmente utilizadas em metais, vidro e porcelana fina. Não é aconselhavél a sua utilização em louça de uso doméstico, pois amolecem com a água quente. São indicadas para a maior parte das pequenas reparações rápidas, desde que os materiais não sejam transparentes (resistem mal aos raios ultra-violeta). Existem, no entanto, colas de cianoacrilato especiais para vidro, que endurecem sob a acção dos raios solares. Alguns plásticos, como o polietileno, ou seja, sacos vulgares de plástico que utilizamos nas compras, o teílon e o propileno dificilmente poderão ser colados de forma fiável e eficaz.
Colas de resina epoxi
São compostas por dois produtos (resina e endurecedor) e são compostas, normalmente, em dois tubos separados. Os dois componentes devem ser utilizados em quantidades iguais e misturados de forma homogénea, O endurecimento da cola dura algumas horas e a consistência total pode só ser obtida ao fim de vários dias, mas o processo pode ser acelerado se expuser a peça ao calor. Utilize este tipo de cola para reparar objectos de alumínio (ou outros metais comuns), de porcelana ou vidro, de poliestireno duro (tipo de plástico de que muitos brinquedos são feitos) e de PVC duro. Aplique-a numa das superfícies e, em seguida, encaixe os componentes e mantenha a peça fixa até secar. Deve ter atenção para não tocar na cola pois a cola de resina exposi pode provocar algumas alergias.
Colas de contacto
São produtos compostos por borrachas sintéticas e solventes. São colas eficazes, com alguma flexibilidade e resistentes à humidade. Aplique a cola nas duas superfícies, espere o tempo indicado nas instruções e una as duas partes. Tem de ter em atenção aos componentes que têm que coincidir na primeira tentativa, porque depois irá ser impossível reajustá-los. Quanto mais pressão exercer, mais resistente será a colagem. Estas colas são adequadas, sobretudo, para pequenas reparações de objectos de couro ou de borracha.
Colas inflamáveis
Algumas colas são inflamáveis e tóxicas. Deve ter cuidado para não inalar a cola e sempre que possível trabalhe em locais bem arejados, especialmente se estiver a colar superfícies grandes. Mantenha-se longe de qualquer fonte de calor, pois um cigarro aceso pode ser suficiente para provocar um acidente.
Como colar?
As colas actuais são muito eficazes, se forem aplicadas com o cuidado e paciência necessários. Siga atentamente as instruções de utilização. As superfícies para colar devem estar limpas, secas e sem gordura. Se precisarem lixe-as ligeiramente e limpe com acetona. Antes de colar dever certificar-se se as superfícies que vai colar encaixam bem uma na outra. Na maior parte das vezes, é difícil, ou mesmo impossível, rectificar a sua posição depois de coladas. Se houver várias peças a colar, o melhor a fazer é esperar que a primeira seque antes de colar a seguinte. Limpe imediatamente o excesso de cola com um pano molhado num solvente adequado. Na maioriados casos é a acetona é a mais utilizada para este tipo de operação. Para evitar que o tubo entupa ou que fique colado, coloque na abertura uma agulha ou um prego pequeno, antes de a tapar a cola.
Como remover a cola?
Para se ter uma colagem eficaz, por vezes é preciso retirar a cola antiga antes de voltar a colar. A água quente pode ser a melhor solução para amolecer algumas colas e dissolvê-las. Depois, use um pincel duro para as remover. Se não conseguir, experimente álcool desnaturado ou diluente. Deve ter atenção quando aplicar estes produtos em objectos pintados ou esmaltados. Para realizar esta tarefa use um pincel e evite tocar na restante superfície para não danificá-la com este tipo de produtos.
Como colar madeira
- As pernas, barrotes e travessas das mesas e cadeiras com o uso e o tempo têm tendência a sair do lugar. Antes de as compôr, verifique se tem na sua posse todos os seus componentes, para efazer a colagem de uma só vez.
- Desmonte as peças a colar e lixe um pouco nas extremidades, para limpar eventuais resíduos de cola. Lixe também os buracos em que encaixam as pernas, travessas e barrotes. Depois, aplique a cola nos extremos das peças, espere durante algum tempo e encaixe-as no lugar. Deve verificar se o conjunto está bem montado. Para manter as peças no sítio, pode fazer uma espécie de torniquete, com uma corda ou uma faixa de tecido apertados por meio de um pedaço de madeira. Pode também utilizar um grampo de aperto. Para que as suas partes metálicas não deixem marcas na madeira, use um pedaço de cartão entre a madeira e os dentes do grampo. As pernas e travessas de uma cadeira também podem ser reparadas com ca-vilhas de madeira. Se optar por esta modalidade, utilize um berbequim para fazer nos dois lados da peça partida um furo com o diâmetro da cavilha. Aplique a cola na cavilha e introduza metade num dos furos. Depois, fixe a outra metade.
Se quiser colar um objecto rachado, espalhe a cola e segure-o firmemente com a ajuda de fita adesiva. Deve esperar e deixar secar bem para depois retirar a fita.
Como colar madeira lamelada ou contraplacado
Para fazer reparações numa fenda numa superfície de madeira lamelada ou em contraplacado, proceda da seguinte forma:
- Use uma lâmina de aço para fazer um corte em forma de quadrado à volta da fenda. Em seguida, retire o pedaço cortado, procurando não danificar os rebordos
- Com uma lâmina ou uma serra fina corte um quadrado com as mesmas dimensões numa tábua nova. Alise as extremidades com uma lixa grossa e depois, com papel de lixa
- Aplique a cola de preferência, uma cola de resina epoxi nas duas superfícies, com um pincel. Respeite o tempo de secagem indicado nas instruções, depois coloque a placa no lugar e aperte com força. Para uma colagem eficaz use fita adesiva durante o tempo de secagem.
Como colar pequenos objectos
Para colar pequenos objectos, é importante que esses objectos como pratos, chávenas e afins estejam bem fixos. Use um recipiente cheio de areia para enterrar a parte do objecto. Coloque a peça que está partida de modo a ficar na vertical. Cole então a parte partida respeitando o tempo de secagem. Verifique se a peça ficou bem colada. Para as peças não se moverem pode fcom ajuda de fita adesiva ou plasticina fixá-las melhor para aderirem à cola.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!