Colocar uma porta nova não é uma tarefa difícil, mas é necessária muita paciência, precisão e organização para o fazer bem. Uma abordagem metódica passo-a-passo compensa. A sequência que se segue refere-se à colocação de uma nova porta, mas pode apenas necessitar de ajeitar a porta.
Muitas portas modernas de interior são estruturas ocas com rebordos de madeira maciça à volta das extremidades. Raramente se adaptam ao estilo das envolventes, o que frequentemente acontece num prédio antigo. Por esta razão, além do factor estético, use apenas portas maciças em casas antigas.
Meça a moldura com precisão, de cima a baixo e de um ao outro lado, depois escolha uma porta que encaixe o melhor possível.
Mesmo assim, provavelmente terá de ser cortada para encaixar.
Os encaixes da porta do fundo podem ter sido deixados salientes para a proteger. Nivele-os com um esquadro e faça um traço a lápis.
Coloque a porta numa superfície plana e corte cuidadosamente as saliências com uma serra manual de modo a nivelar com as extremidades da porta. Coloque a porta na moldura, pondo calços por baixo (os cinzéis são úteis) para a levantar do chão cerca de 12 mm, para colocar alcatifa ou outro tipo de pavimento.
Marque a porta a lápis enquanto tem o calço para deixar um espaço de 3 mm no topo e nos lados.
Volte a colocar a porta na superficie plana e serre deixando as linhas ainda visíveis. Aplaine os lados da porta até às linhas marcadas, trabalhando ao longo da fibra, depois aplaine o topo, trabalhando de cada lado para evitar que a madeira lasque.
Volte a colocar a porta na moldura, colocando o calço novamente para a segurar. Se estiver satisfeito com o tamanho, pode pô-la no lugar.
Mantenha cada dobradiça no sítio certo, cerca de 150 mm a partir do topo e 225 mm a partir do fundo da porta, com a articulação da dobradiça saliente; marque-a com um x-acto. Para uma porta pesada, será necessária uma terceira dobradiça, posicionada entre as outras duas. Trabalhando à volta do contorno marcado, abra a reentrância na madeira para a dobradiça utilizando um cinzel.
Coloque a dobradiça no entalhe, faça um pequeno furo de guia para os parafusos, mas coloque apenas um parafuso. Faça o mesmo com a outra dobradiça.
Abra a dobradiça e coloque a parte da porta com a dobradiça ao lado da moldura, colocando calços para a levantar à altura correcta. Pressione a parte da dobradiça que ainda não foi fixa contra a moldura e marque com um lápis. Corte os entalhes. Faça furos piloto e pendure a porta, novamente colocando apenas um parafuso em cada lado da dobradiça. Quando tiver obtido o resultado desejado, insira todos os parafusos, certificando-se de que as cabeças ficam embutidas, caso contrário, a porta não fecha bem.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!