Como consertar uma máquina de lavar louças

Antes de fazer qualquer serviço na máquina de lavar louças, certifique-se de que a unidade esteja desconectada ou de que a força da unidade esteja desligada e remova o fusível ou desengate o disjuntor que controla o circuito no painel de entrada principal ou em um painel separado. Feche o fornecimento de água da máquina de lavar louças no porão ou no espaço sob a cozinha.

Leia mais

Aqui estão algumas verificações operacionais que você pode fazer se a máquina de lavar louças não funcionar:

Leia mais

1 - Certifique-se de que a porta esteja fechada e travada com firmeza. A máquina de lavar louças não irá operar até que a trava seja conectada de forma correcta. Para verificar a trava, feche e trave a porta, segurando a trava com firmeza. Em seguida, mantendo a trava fechada, gire o botão de controlo para ON. Se a máquina de lavar louças funcionar, a trava está com defeito e deve ser limpa, apertada ou trocada.

Leia mais

2- Se o circuito estiver recebendo força e a tomada na parede for controlada por uma chave, essa chave pode estar defeituosa. Teste a chave com um voltímetro. Retire a placa da tampa da chave e coloque uma sonda do voltímetro em um terminal e a outra sonda no outro terminal. Se o indicador luminoso do voltímetro acender, a chave estará funcionando. Se não acender, a chave está com defeito. Troque a chave por uma nova do mesmo tipo.

Leia mais

3 - Certifique-se de que os controles do painel estejam ajustados de forma correcta. Os mais novos painéis, que possuem botões de empurrar, podem ser muito sensíveis. Certifique-se de que os botões estejam pressionados com firmeza. Se você realizou essas cinco verificações sem encontrar a solução, está na hora de investigar mais a fundo a sua máquina de lavar louças.

Leia mais

4 - Verifique se ela está recebendo força. Se a unidade estiver conectada a uma tomada na parede, verifique o cabo de força e a tomada para se certificar de que estão funcionando de forma correcta. Verifique também a chave que controla a tomada para ter certeza de que ela está ligada. A maioria das máquinas de lavar louça embutidas é conectada directamente em um circuito. No painel de entrada principal, verifique se há um fusível queimado ou um disjuntor solto e restaure o circuito. Se sua casa for antiga, a máquina de lavar louças pode estar conectada a um painel de entrada separado. Procure um fusível ou disjuntor queimado nesse painel e restaure o circuito.

Leia mais

5 - Certifique-se de que a água esteja ligada e de que sua temperatura seja alta o suficiente. Uma suspensão no aquecedor de água pode interromper o fluxo de água da máquina de lavar louças. Teste a água quente na pia da cozinha ou do banheiro. Se sair água quente, talvez o aquecedor de água não esteja com problemas.

Leia mais

Como desmontar a máquina de lavar louças

O acesso às peças de funcionamento da maioria das máquinas de lavar louças é por meio da porta frontal da unidade. Muitos consertos podem ser feitos na máquina abrindo-se a porta e alcançando-se diversas peças de componentes, como os borrifadores, filtros, chave-bóia, suportes e trava da porta. Para alcançar o painel de controlo na porta, remova uma série de parafusos de retenção em volta do painel. Esses parafusos podem estar sob as faixas de equilíbrio da estrutura, que geralmente são pressionadas no revestimento de metal. Force as faixas com uma espátula dura ou uma chave de fenda ou remova um parafuso de aperto que segura a estrutura. Os botões de controlo são encaixados nos eixos e suportados por pequenos parafusos de aperto na base dos botões. Em algumas máquinas de lavar louça, todo o painel da porta frontal deve ser removido para que o acesso aos componentes de controlo seja obtido. Esse painel é preso na porta por meio de uma série de parafusos de retenção, normalmente encontrados na borda da parte interna posterior da porta.Em muitos modelos, quando o painel de controlo e é removido, o painel da porta pode ser retirado desaparafusando-se uma série de retentores que seguram o painel da porta. Às vezes, esses parafusos de retenção são revestidos por estruturas de equilíbrio, que devem ser removidas ou deslizadas. Para aceder o motor, a bomba, as mangueiras, as válvulas de admissão e outras peças, remova o painel de acesso inferior. Em geral, isso pode ser feito sem remover toda a porta. O painel pode ser preso pelos parafusos de retenção ou suspenso por ganchos de metal. Se a máquina de lavar louças for portátil, incline-a para trás ou para o lado antes de remover a porta de controlo ou os painéis de acesso inferiores. Assim, você ficará em uma posição mais confortável para trabalhar. Assim que abrir a máquina de lavar louças, veja quais são as principais peças e como elas funcionam pois isto ajudará a avaliar o problema.

Leia mais

Como fazer a manutenção na trava da porta

Leia mais

A trava na porta de uma máquina de lavar louças é aberta e fechada inúmeras vezes e esse uso contínuo pode acarretar problemas mecânicos. A trava pode se soltar ou ficar fora de posição, prejudicando o alinhamento e evitando que a porta feche de maneira adequada. Quando isso acontece, a trava não se conectaapropriadamente e a máquina de lavar louças não irá ligar. Em muitos casos, você pode solucionar o problema ajustando a posição da trava. Desloque um pouco a trava soltando os parafusos que a seguram. Deslize a trava com os dedos ou um alicate. As ranhuras dos parafusos servem para isso. Feche e abra a porta para ver se a trava está alinhada de forma correcta. Aperte os parafusos para mantê-los na posição certa. Depois de reposicionar a trava, verifique se ela está funcionando adequadamente. Feche e trave a porta e gire o botão de controlo para ON. Se a máquina de lavar louças não funcionar, a trava está com problemas. Troque-a por uma trava nova, conectando-a da mesma maneira que a antiga. Talvez você tenha que deslocar a nova trava para frente e para trás várias vezes antes que ela funcione de forma apropriada.

Leia mais

Como fazer alguns consertos e manutenções na porta e na chave

Quando sua máquina de lavar louças não estiver funcionando correctamente, você deve verificar diversos componentes principais, como a gaxeta da porta, a trava da porta, as chaves e o timer. Trocando a gaxeta da porta Se a água vazar pela porta da máquina de lavar louças, é provável que a gaxeta esteja com problemas. Abra a porta e inspeccione a gaxeta. Ela deve estar macia e elástica. Se estiver danificada, rachada ou endurecida, deve ser trocada.Quando a gaxeta estiver no lugar, verifique o encaixe na moldura da porta. Ela deve se encaixar com firmeza, sem rachaduras ou ondulações, entre a gaxeta e a moldura. Se necessário, aperte ou solte os parafusos de retenção ou encaixe a gaxeta novamente nos grampos ou no canal da porta. Em seguida, inicie uma sequência de lavagem da máquina e verifique se há vazamentos. Se você identificar um vazamento e a gaxeta aparentar que está no lugar de forma adequada, tente ajustar a trava da porta. A dica é posicionar a gaxeta contra a moldura da porta sem achatar a gaxeta ou apertá-la muito quando a porta for travada correctamente. Ajuste a trava ou a gaxeta até que ela se encaixe de maneira confortável na moldura da porta.

Leia mais

Como fazer manutenção na chave-bóia

Normalmente as máquinas de lavar louças são protegidas contra o transbordo com uma chave-bóia. Essa chave está localizada na parte inferior da unidade. Eis como verificar e trocá-la:

Leia mais

1 - Abra a porta e remova o suporte de pratos inferior. Verifique se a válvula-bóia está presa. Caso esteja, remova restos de comida em volta da bóia. Com a ajuda de uma chave de fenda, dê uma batidinha de leve na parte superior da bóia para soltá-la.

Leia mais

2 - Se isso não funcionar, remova o painel de acesso inferior e localize a parte inferior da bóia e a chave-bóia. Teste a chave-bóia com um multímetro ajustado para a escala RX1. Desaparafuse um fio de ligação eléctrico do terminal de chaves e prenda uma sonda do multímetro em cada terminal. Se a leitura for zero, a chave não está com defeito. É provável que o problema seja no timer. Se o multímetro ler um número maior que zero, a chave está com defeito.

Leia mais

3 - Substitua a chave por uma nova que se encaixe na máquina de lavar louças. A chave é apoiada por um suporte de montagem com parafusos. Remova-os para retirar a chave antiga.

Leia mais

4 - Conecte a nova chave da mesma maneira que a antiga estava conectada.

Leia mais

Como fazer a manutenção na chave da porta

Em muitas máquinas de lavar louças, a trava conecta-se a uma chave para activar o timer e outros componentes de controlo. Se a trava não estiver conectada por completo ou se a chave estiver falha, a máquina não irá operar. Aqui está como testar e consertar uma chave de porta:

Leia mais

1 - Trave a porta e segure a trava com firmeza na posição fechada. Isso funciona melhor em uma unidade com uma trava do tipo alavanca. Em seguida, posicione o controle em ON. Se a unidade funcionar, é provável que o problema seja uma unidade de travamento desalinhada. Ajuste a unidade de travamento com uma chave de fenda. Se isso não solucionar o problema, a chave pode estar falha.

Leia mais

2 - Teste a chave com um multímetro (VOM - volt-ohm-milliammeter) ajustado para a escala RX1. Retire o painel que cobre a chave da porta e remova um dos fios de ligação eléctrica da chave de seus terminais. Prenda uma sonda do multímetro em cada terminal da chave e feche a porta da máquina de lavar louças. Se a leitura for zero, a chave está funcionando. Se o multímetro ler um número maior que zero, a chave está com defeito e deve ser trocada.

Leia mais

3 - Substitua a chave por uma nova do mesmo tipo. Conecte a nova chave da mesma maneira que a antiga estava conectada.

Leia mais

Como fazer a manutenção no timer e nas chaves de controlo

Como o timer controla muitas operações, se ele falhar pode provocar muitos problemas. O timer é um componente complexo. Você não deve tentar consertá-lo sozinho. Teste o timer com um multímetro ajustado para a escala RX1. Para obter acesso ao timer, remova o painel de controlo frontal. O timer está exactamente atrás do botão principal de controlo do timer. Desconecte um dos fios do terminal do timer e prenda uma sonda do multímetro em cada terminal. Se a leitura for zero, o timer está funcionando. Se o multímetro ler um número maior que zero, o timer está com defeito e deve ser substituído. Se possível, use o mesmo procedimento para testar as chaves selectora e de ciclo. Entretanto, a conexão da fiação pode ser bem complicada para identificar uma dessas chaves. Se não estiver seguro em mexer nessas chaves, chame um técnico profissional de manutenção. Substitua o timer ou a chave de controlo com defeito por uma nova indicada para máquina de lavar louças. O timer é conectado a vários fios que fornecem energia para operar as diversas funções da máquina de lavar louças. Para substituir o timer, peça que alguém segure o novo timer próximo do antigo. Conecte os fios do novo timer um por um, removendo o fio antigo e conectando o novo, para se certificar de que está ligando os fios de forma correcta. Os fios podem ser encaixados nos terminais. Neste caso, use alicates compridos para remover os fios. Não puxe os fios ou você pode romper a conexão entre eles e os grampos. Depois de conectar os fios, ajuste o novo timer, prenda-o da mesma forma que o antigo e substitua o painel de controlo e os botões. Se sua máquina de lavar louças não encher de água de forma adequada ou não estiver secando os pratos, é bem provável que haja um problema na válvula ou no elemento de aquecimento.

Leia mais

Como fazer a manutenção em válvulas de drenagem

Algumas máquinas de lavar louças têm válvulas de drenagem. Essas válvulas são usadas somente em máquinas de lavar louças com motores não reversíveis. Quando a válvula de drenagem apresentar um problema, chame um técnico profissional de manutenção.

Leia mais

Como fazer a manutenção no elemento de aquecimento

O elemento de aquecimento é usado para ajudar a secar os pratos. Na maioria das máquinas de lavar louças, o elemento de aquecimento encaixa-se em volta da tela, na parte inferior da carcaça do tubo. Ele tem a aparência de um forno. O elemento de aquecimento não apresenta problemas com frequência, mas podequeimar. Se você suspeitar de um elemento defeituoso:

Leia mais

1 - Teste-o com um multímetro ajustado para a escala RX1. Remova o painel de acesso inferior da máquina de lavar louças e desligue um dos cabos de energia do elemento. Prenda uma sonda do multímetro em cada terminal do elemento. Se o multímetro ler um número entre 15 e 30 ohms, o elemento está funcionando. Se a leitura for maior que 30 ohms, o elemento está com defeito e deve ser trocado.

Leia mais

2 - Se necessário, substitua o elemento de aquecimento por um novo, indicado para máquinas de lavar louças. Desconecte os fios eléctricos dos parafusos do terminal do elemento e remova as porcas ou outros retentores que prendem o elemento aos terminais. De dentro do tubo, suspenda o elemento. Ele pode estar preso com grampos e blocos cerâmicos no tubo, mas você pode soltá-lo com facilidade usando esses espaçadores. Coloque o novo elemento de aquecimento no lugar, ligue os cabos de energia e troque os retentores que prendem o elemento.

Leia mais

Como fazer a manutenção na válvula do recipiente e no suporte de pratos

Verificar e fazer uma manutenção constante nas diversas válvulas, recipiente de detergente e suporte de pratos pode manter a quantidade correcta de água e de sabão funcionando de forma efectiva em sua máquina de lavar louças. Fazendo manutenção na válvula de admissão de água A válvula de admissão de água controla a quantidade de água que entra na máquina de lavar louças. Ela pode ser activada pelo timer ou por um solenóide. Se a máquina de lavar louças não encher de água:

Leia mais

1 - Certifique-se de que o fornecimento de água da unidade esteja ligado e de que não haja nenhum problema com o aquecedor de água. Uma parada do aquecedor de água provocaria uma interrupção da água para a máquina de lavar louças.2 - Verifique o timer para se certificar de que ele esteja funcionando de acordo com a sequência programadas. Se o fornecimento de água e o timer estiverem funcionando direito, é provável que o problema seja na válvula de admissão.

Leia mais

3 - Verifique a válvula de admissão localizada sob o tubo da máquina de lavar louças. O mau funcionamento da válvula de admissão também pode ocorrer quando uma tela dentro da válvula fica obstruída com depósitos minerais. Para solucionar esse problema, retire a tela com uma chave de fenda e lave-a completamente com água corrente. Em seguida, troque as telas.

Leia mais

4 - Se a válvula é controlada por um solenóide, ele normalmente está conectado à lateral da máquina de lavar louças. Dê uma batidinha de leve no solenóide e na válvula com o cabo de uma chave de fenda para liberar qualquer obstrução. Em seguida, ligue novamente a máquina de lavar louças.

Leia mais

5 - Se a máquina de lavar louças ainda não encher, teste o solenóide com um multímetro ajustado para a escala RX1. Desconecte um fio de ligação eléctrico do terminal do solenóide e prenda uma sonda do multímetro em cada terminal. Se o multímetro ler um número entre 100 ohms e 1.000 ohms, o solenóide está funcionando. Se a leitura é maior que 1 mil, o solenóide está com defeito e deve ser trocado.

Leia mais

6 - Se necessário, substitua o solenóide por um novo do mesmo tamanho e modelo. Conecte o novo solenóide da mesma forma que o antigo estava conectado. Válvulas de admissão muito desgastadas ou deformadas não podem ser consertadas. Se a válvula está danificada, substitua-a por uma nova, indicada para máquinas de lavar louças. Normalmente a válvula é presa em um suporte de montagem com parafusos. Remova a conexão que liga a válvula ao fornecimento de água. Em seguida, retire os parafusos e remova a válvula. Instale a nova válvula fazendo as conexões na ordem inversa.

Leia mais

Como fazer a manutenção no recipiente de detergente

Leia mais

O detergente acumulado de lavagens anteriores pode causar problemas no recipiente do sabão. O acúmulo pode se formar no recipiente de sabão e interferir no funcionamento da mola que acciona a bandeja de deslocamento ou reduzir a acção do pivô da bandeja. Se o recipiente não estiver abrindo, primeiro certifique-se de que não está carregando a máquina de forma que pratos, potes e panelas estejam encostando no recipiente e que os suportes dos pratos não estão bloqueando o recipiente. Também certifique-se de que a bandeja do recipiente não está rachada. Se o detergente deixado na bandeja estiver quase líquido, em vez de humedecer pode danificar a bandeja. Se você não consegue solucionar o problema com facilidade, substitua toda a unidade do recipiente. Normalmente isso é mais fácil do que tentar desmontá-lo e trocar peças separadas. Use um novo recipiente indicado para máquinas de lavar louças. Os parafusos que seguram o recipiente podem estar na parte frontal da unidade ou pode ser que você tenha que remover o painel da porta frontal para alcançar os parafusos e fazer a substituição. Remova o recipiente antigo e instale um novo, conectando-o da mesma forma que a unidade antiga estava presa. Solucionando problemas em suportes de pratos Os problemas com suportes de prato normalmente ocorrem, já que os suportes ficaram presos na carcaça do tubo depois de serem completamente carregados. Um manuseio desatento pode exercer força suficiente para rachar ou quebrar as rodas do rolete e tirar os suportes dos trilhos. A solução é simples: pare de obstruir os suportes. O conserto também é simples. Remova os suportes puxando os pinos minúsculos de metal que os mantêm nos trilhos, ou apenas suspenda os suportes e puxe-os para fora dos trilhos. Em seguida, recoloque os suportes nos trilhos para que eles deslizem suavemente. Se os roletes estiverem rachados ou quebrados, substitua-os por novos do mesmo tipo. Os roletes podem ser encaixados em seus eixos. Remova-os para fazer a troca ou, se estiverem presos por grampos de mola minúsculos, retire os grampos com um alicate ou puxe-os com a ponta de uma chave de fenda. Se você não conseguir remover os roletes para substituí-los, retire e troque o suporte todo. Um ciclo de lavagem barulhento ou água que não é drenada são problemas que, na maior parte das vezes, você mesmo pode solucionar.

Leia mais

Consertos relacionados à água e ao motor

Manter os suportes do borrifador, os filtros e a bomba de água da máquina de lavar louças limpos ajudará a evitar problemas. Eis como verificar esses recursos importantes.

Leia mais

Como solucionar problemas de vazamentos

Se a máquina de lavar louças vazar e você souber que o problema não está relacionado à inundação do tubo ou a problemas na bomba ou na válvula de admissão, as conexões do encanamento podem estar com defeito. A maioria das máquinas de lavar louças está conectada ao fornecimento de água com encaixes de tubulação de metal, e o vazamento pode estar nesses encaixes. Se os encaixes estiverem enroscados, aperte-os com uma chave ajustável. Se isso não funcionar, pode ser que as roscas estejam divididas ou que o encaixe esteja rachado ou danificado. Nesse caso, troque o encaixe. A maioria das lavagens das máquinas de lavar louças usa água por meio de uma tubulação ou de uma mangueira conectada ao dreno ou à lixeira sob a pia da cozinha. Se a linha do dreno for composta por uma mangueira flexível, ela pode ter rachado por causa da exposição prolongada à água quente. Examine a mangueira. Se estiver danificada, substitua-a. Se a mangueira estiver vazando em suas conexões com a lixeira ou a máquina de lavar louças, aperte os encaixes ou grampos nas conexões ou troque os grampos. Também verifique se há vazamentos de água em volta das válvulas de admissão, válvulas de drenagem e em todos os lugares onde houver mangueiras flexíveis e conexões da mangueira. Os vazamentos podem ser interrompidos apertando-se ou trocando os grampos. Os vazamentos nas mangueiras podem ser eliminados substituindo-se as mangueiras.

Leia mais

Remover e limpar o filtro

O filtro está localizado bem abaixo do suporte do borrifador inferior. Quando o filtro entupir com restos de comida e detergente, a máquina de lavar louças pode inundar. Em algumas máquinas de lavar louças, o filtro é um componente de plástico ou metal formado por duas metades semicirculares. Para remover esse tipo de filtro, suspenda-o. Em outras máquinas de lavar louça, o filtro é um componente único. Para remover um filtro desses, retire a tampa que prende o suporte do borrifador em seu eixo. Em seguida, remova o suporte do borrifador e o filtro. Lave o filtro na pia da cozinha com água e um detergente para uso domésticosuave. Use uma escova dura para remover todos os detritos dos furos e das ranhuras do filtro. Enxagúe bem o filtro e substitua-o. Se parte do filtro for suspensa para a limpeza de rotina, verifique-a e limpe-a, se necessário, depois de cada lavagem.Um filtro entupido pode fazer com que a máquina de lavar louças inunde. Limpe o filtro regularmente ou depois de cada lavagem.

Leia mais

Como fazer a manutenção na bomba de água

Na maioria das máquinas de lavar louças, a bomba de água está localizada sob o suporte do borrifador inferior. Esse componente bombeia a água pela máquina de lavar louças. A bomba tem dois propulsores, um na parte superior e outro na parte inferior. Esses propulsores, assim como outros componentes, podem entupir com comida ou detergente. Aqui está como desmontar a bomba:

Leia mais

1 - Remova a tampa que prende o suporte do borrifador.

Leia mais

2 - Remova o suporte do borrifador, a tela, a carcaça da bomba, um parafuso, o propulsor superior, a lâmina do eliminador de comida, uma placa de espaçador, a cobertura do propulsor, uma placa chata, um anel tórico e o propulsor inferior. Coloque as peças em ordem à medida que as desmonta para que você consiga remontá-las de forma adequada.

Leia mais

3 - Limpe as peças por completo com uma solução de detergente suave. Se houver peças danificadas, substitua-as por novas, indicadas para máquina de lavar louças.

Leia mais

4 - Troque as vedações, como o anel tórico ou outras arruelas, por novas.

Leia mais

5 - Monte novamente a bomba, mantendo as peças em ordem. Para alcançar a bomba de água, remova o suporte do borrifador e a tela. Em seguida, retire a carcaça da bomba. Remova o parafuso e os componentes da bomba podem ser desmontados. Em algumas máquinas de lavar louças, o propulsor inferior funciona como uma bomba de drenagem. Esse tipo de sistema geralmente tem um motor reversível. As máquinas com motores não reversíveis têm válvulas de drenagem, conforme detalhado anteriormente. Se sua máquina possuir esse sistema de bomba propulsora e a água não for drenada da máquina de lavar louças, limpe o propulsor inferior da bomba. Pode ser que isso resolva o problema. Ou chame um técnico profissional de manutenção.

Leia mais

Para alcançar a bomba de água, remova o suporte do borrifador e, em seguida, a carcaça da bomba. Remova o parafuso e os componentes da bomba podem ser desmontados.

Leia mais

Como limpar suportes do borrifador

Os suportes do borrifador com frequência causam problemas, mas às vezes os furos do borrifador nos suportes ficam sujos de detergentes ou de minerais. Quando isso acontecer, os furos devem ser limpos para que os suportes funcionem de forma eficiente. Remova o suporte inferior girando a tampa que o prende ao eixo do motor. Lave-o completamente com água e com um detergente doméstico suave. Aponte um lápis grafite e quebre a ponta. Use a extremidade quebrada do lápis para alargar os furos. Um palito de madeira para unhas também pode ser usado. Não use palitos de dente, fósforos ou objectos de metal. Palitos de madeira leves poderiam quebrar as aberturas, causando um bloqueio. O metal poderia arranhar e alargar as aberturas. Depois de limpar, coloque o suporte do borrifador de volta no eixo do motor e gire a tampa de novo para prendê-lo no lugar. Siga o mesmo procedimento para limpar o suporte do borrifador superior.

Leia mais

 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo