Como escolher papel de parede

Papel de parede e seus derivados: como escolher

Leia mais

Quando quiser fazer um revestimento de paredes na sua casa, há uma grande variedade de materiais que pode encontrar desde papel de parede, tecidos, azulejos ou ladrilhos, apainclados de madeira ou aglomerados de cortiça. De todos os materiais mencionados, o papel de parede é o que oferece mais escolhas desde as cores, padrões, texturas e acabamento. São também os mais fáceis de aplicar. Existem ainda outros tipos de papéis decorativos e materiais de revestimento de paredes que são aplicados de maneira semelhante ao papel de parede.

Leia mais

Papel litografado - É o tipo de papel de parede mais vulgar para o revestimento de paredes. O desenho do papel é impresso na sua superfície com diversa variedade de cores. Os papéis também possuem diferentes pesos. Os papéis mais leves correm o risco de se deformar. Isto acontece porque antes de serem aplicados podem receber uma cola  que não seja a mais adequada. Os papéis mais espessos, como os papéis com relevo, ajudam a ocultar alguns defeitos que possam existir na parede.

Leia mais

Papel pintado à mão - Pelo facto de o seu fabrico ser demorado, este tipo de papel é de custo elevado. Porém tem a vantagem de apresentar desenhos com cores mais nítidas do que os desenhos do papel litografado.

Leia mais

Papel com relevo - O desenhos neste tipo de papel é feito com rolos metálicos. Quando queremos que o papel contenha efeitos de imitação de couro, têxteis ou madeira, este é o papel ideal para o revestimento de paredes.

Leia mais

Papel flocado - Parecido com o veludo, este tipo de papel é fabricado do seguinte modo: polvilha-se partículas de fibras sobre a superfície-base do papel. Este  papel está revestido com uma cola especial tipo adesivo que fixa as fibras de modo a ter aparências com o tecido.

Leia mais

Papel prensado - Este papel  de parede é obtido da seguinte forma:  ao ser fabricado são distribuídas na superfície-base deste papel, pequenas aparas de madeira ou serradura, conseguindo assim um aspecto parecido com os flocos de aveia. Quando este papel é aplicado, normalmente é pintado com tinta plástica. Pode, por outro lado, adquiri-lo já pintado.

Leia mais

Papel lavável - Este tipo de papel de parede é indicado para casas de banho e cozinhas pois tem características impermeáveis. È tratado com uma camada de resina que protege-o contra a água. Geralmente pode apresentar um aspecto mate ou brilhante. São fáceis de sair quando quisermos mudarmos a decoração.

Leia mais

Estampados de mica - Possuem um aspecto brilhante. Isto deve-se à mica que é adicionada à massa do papel, conseguindo uma superfície com um aspecto acetinado. O aspecto brilhoso  pode ser devido também às tintas, fazendo sobressair o efeito do desenho.

Leia mais

Papéis «moiré» - Este tipo de revestimento de paredes é  muito parecidos com o tecido,  com o aspecto de seda molhada.

Leia mais

Papel de forro - É absolutamente indispensável para algumas superfícies como paredes rugosas. Convém usar este tipo de papel de parede quando se quer um acabamento perfeito, já que ajuda a uniformizar a a parede, proporcionando depois uma mais fácil aplicação do papel decorativo. Existem papéis de forro com diversos pesos. Os papéis mais leves devem ser empregues para paredes com condições normais, e os mais pesado são destinados para as paredes com deformações e  irregularidades ocultando assim certos defeitos. Deve ser aplicado de forma horizontal.Se as paredes forem húmidas, deve usar-se papéis de forro com um tratamento de betume asfáltico. A cola deve ser aplicada do lado do betume, sendo a colagem à parede feita deste lado.

Leia mais

Papel de vinilo - Este tipo de papel de parede é composto por PVC com base de papel ou tela. Pode ser sujeito a um tratamento especial conferindo-lhe um aspecto de tecido. È um material forte e durável  que não se rasga facilmente. Resiste  à água, à humidade e a alguns ácidos alcalinos. A sua limpeza é feita com uma escova macia e um pouco de  detergente. Por ser impermeável, deve ser colocado com uma cola especial contendo fungicida, uma vez que a humidade que se forma atrás do papel poderá provocar o aparecimento de fungos.

Leia mais

Tecidos - Existem à venda  uma variedade de tecidos tingidos de várias cores, especiais para revestimento de paredes. Para facilitar a sua aplicação este tipo de papel de parede pode ser forrado a espuma, papel ou borracha . A seda pode ser utilizada também para revestir paredes. Se assim for, o tecido deve ser aplicado sobre uma base de papel de forro ou sobre painéis armados.

Leia mais

Feltros. Os feltros podem estar incluídos na família dos tecidos. Conferem uma boa superfície de acabamento. Para isso deve-se utilizar colas apropriadas. Este tipo de tecido para revestir paredes devem ser aplicados segundo as formas correctas de corte e de união. São bons isolantes acústicos e térmicos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo