Actividades de olaria
Barro
Compre numa olaria o barro já preparado para trabalhar. O barro que se destina a modelagem não deve ter impurezas; depois de tirado da barreira, é coado, amassado e dividido em barras de 10-15 kg, normalmente envolvidas em plástico. Pode escolher entre barro branco, que é melhor para receber vidrados coloridos, ou barro vermelho, que é mais adequado para receber vidrado transparente.
Cozedura
Antes de cozer as peças, deixe-as secar completamente (mas nunca ao sol directo para não estalarem), O tempo de secagem irá demorar conforme o tamanho da peça e a estação do ano. Na primeira cozedura, estreite a boca de uma peça bojuda apertando o rolo. Uma peça grande tem de ser seca gradualmente para que o barro, ao perder água, fique mais duro e aguente o peso.
Acabamentos para peças de barro não cozido e barro cozido
O barro não cozido pode ser pintado com tintas especiais e envernizado. O barro que se destina a ser cozido presta-se a vários acabamentos. Pode, por exemplo, pintar a peça cm cru com barros de cor, a chamada técnica de engobes, e depois cozê-la. Ou, depois de cozida, levar a peça de barro de novo ao forno para vidrar com vidro de cor ou vidro branco opaco, ou ainda com vidrado transparente depois de pintada.
Cozedura de chacota
A peça seca é cozida a cerca de 100°C. No forno, a temperatura aumenta progressivamente para permitir a evaporação gradual dos resíduos de água do barro e o arrefecimento processa-se também gradualmente.
Como colocar as peças no forno de barro
As peças podem ser empilhadas umas sobre as outras, mas devem ser colocadas na vertical a pelo menos um dedo de distancia umas das outras quando vão ser vidradas. Retire as peças do forno quando estiverem quase frias. Depois da cozedura, reduzidas em cerca de 10% do tamanho, duras e laceis de manusear, estão prontas a receber o vidrado.
Como aplicar o vidrado
Para limpar sopre, varra ou aspire a peça para retirar o pó. Ao manuseá-la, tenha cuidado com a gordura das mãos, pois sobre ela o vidrado não adere. Deite o vidrado sobre a peça e rode-a até estar completamente coberta ou mergulhe-a no vidrado e depois sacuda o excesso. Com um pincel, retoque as parles por onde segurou a peça. Não aplique vidrado na parte de baixo para que a peça não fique colada à prateleira do forno.
Cozedura do vidrado
Deixe secar completamente e depois volte a colocar a peça no forno à temperatura indicada, 930 ºC ou mais para vidrados de alta temperatura e 400 ºC para vidrados de cor de baixa temperatura, ouro e lustres.
Vidrado
Nas casas da especialidade, encontra vários tipos de vidrados, que deve aplicar de acordo com as instruções do fabricante. Os vidrados que cozem a baixas temperaturas apresentam uma maior variedade de cores do que os de altas temperaturas, porém riscam-se mais.
Material necessário para fazer cerâmica artesanal
Adquira o material necessário à modelagem, cozedura e vidrado em lojas da especialidade.
Fio de corte
Faça em casa o seu fio de corte para cortar o barro, fixando um arame ou um fio de nylon forte a duas pegas de madeira. Trabalhe sobre uma superfície plana e resistente e coloque uma prancha por baixo do barro.
Material de modelagem
Vai precisar de algumas ferramentas de modelagem, de uma esponja, se for trabalhar à roda, e de uma prancha de trabalho. As peças de madeira ou de madeira e arame (para abrir orifícios) para trabalhar o barro chamam-se tecos.
Forno para cozer
Existem fornos eléctricos, de lenha ou a gás. Os fornos novos são dispendiosos, mas talvez consiga adquirir um em segunda mão. Se preferir comprar um forno, certifique-se de que o fabricante é de confiança e facilmente acessível para se ocupar da manutenção e do fornecimento de peças.
Decoração de cerâmica artística
Se quiser, calque ou passe sobre o barro mole objectos do dia-a-dia para decorar a sua peça cerâmica. Por exemplo, calque bordado inglês ou renda grossa ou passe uma carretilha para conseguir eleitos em peças decorativas e use um passe-vite para fazer os fios de cabelo de uma figura de barro.
Modelagem
As peças simples ou pratos podem ser moldados à mão. Nas figuras, são demonstrados dois métodos simples de modelagem: por compressão e por rolos. A textura final das peças depende do seu gosto e imaginação.
Aposte num curso
Se tiver possibilidade, frequente um curso prático de olaria e aprenda a trabalhar na roda de oleiro antes de comprar o equipamento necessário.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!