O betão é utilizado para se obter uma superfície sólida e rija como um chão, um pavimento ou como base para uma garagem ou um anexo. A argamassa é a "cola" que mantém os tijolos unidos numa parede. Tanto a base do betão como da argamassa é constituída por cimento e areia (agregado fino); o betão também contém pedras (agregado grosso). Quando misturado com água, o cimento liga os agregados.
A maior parte do cimento utilizado em casa é normal. Este é seco pelo ar (ou seja, a humidade do ar provoca o seu endurecimento, excepto se os sacos foram mantidos fechados). O cimento normal é cinzento e é vendido em sacos de 50 kg, embora possam ser compradas quantidades menores. Ocasionalmente, são utilizados no interior e no exterior das casas dois outros tipos de cimento, o cimento branco e o cimento de alvenaria. O primeiro é utilizado em locais onde a aparência é importante, enquanto o segundo contém aditivos para aumentar a funcionalidade de argamassas e rebocos.
Os agregados grossos são os que passam por um crivo de 20 mm e são muito usados para fabricar betão. Os agregados finos são muitas vezes simplesmente conhecidos por areia e usados no betão e na argamassa.
Vendem-se dois tipos diferentes de areia para a construção. A areia de grãos agudos, por vezes conhecida por areia de betão, é utilizada para fazer betão e argamassa para colocar lajes de pavimento; a areia fina, também conhecida por areia de tijolo ou de construção, é utilizada na argamassa para colocação de tijolos e de blocos de betão. Também se pode obter agregados de mistura, normalmente conhecidos como balastro, que contêm agregados finos e grossos.
Existem três formas de comprar betão e argamassa: como ingredientes individuais, já misturados e húmidos ou pré-misturados e secos.
Comprar separadamente areia, cimento e agregado grosso para o betão é a opção mais barata, mas tem de arranjar um local de armazenamento seco para o cimento.
Para grandes trabalhos, o ideal é ter betão húmido já misturado, desde que tenha força suficiente ou ajuda para o transportar do carro para o local e para o nivelar antes que seque.
Para pequenos trabalhos, sacos de betão pré-misturado seco são uma boa escolha: os ingredientes estão nas proporções correctas e tudo o que tem a fazer é juntar água.
Pode adicionar-se pigmentos à mistura para alterar a cor do betão, mas é necessário utilizá-los com cuidado. Os aditivos mais comuns afectam a funcionalidade do betão e da argamassa e normalmente aumentam o tempo de secagem. Muitas argamassas precisam da adição de cal ou de uma emulsão plástica para melhorar a sua funcionalidade.
As proporções de cimento, de areia e de agregado de que precisa dependem do trabalho que fizer: as misturas fortes são as que levam mais cimento; as misturas fracas são as que levam menos.Todas as proporções se medem por volume.
Betão normal E indicado para a maioria dos trabalhos, excepto para alicerces e pavimentos expostos. Misture uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de agregado de 20 mm ou uma parte de cimento com quatro partes de combinado de agregado. Esta mistura é conhecida como 1:2:3 ou 1:4.
Betão de fundação Utilizado para alicerces de paredes e bases e para pavimento pré-moldado. Mistura 1:2 2:3
Betão de pavimento Utilizado para todos os pavimentos expostos, especialmente estradas e chão de garagens.Mistura 1:3.
Argamassa normal Utilizada para a colocação de tijolos em condições normais. Misture 1:5 a 6 (cimento: areia fina) com uma pequena quantidade de emulsão plástica ou uma parte de cal para a funcionalidade, ou 1:4 a 5 (cimento de alvenaria: areia fina).
Argamassa forte Utilizada para paredes de tijolos em condições especiais. Misture 1:4 (cimento: areia) com uma emulsão plástica ou um quarto de cal, ou 1:2 (cimento de alvenaria: areia).
Mesmo com sacos de cimento seco pré-misturado, precisará de uma folha de cartão de fibra prensada ou contraplacado para misturar o material com água.
Comece por misturar os ingredientes cuidadosamente. Meça separadamente o cimento, a areia e o agregado em seco utilizando um balde. Faça um buraco no centro da mistura de materiais e adicione água com um balde diferente.
Vá trabalhando o material a partir das extremidades para o centro, onde está a água. Depois, faça mais um buraco e adicione mais água. Continue a misturar e a adicionar pequenas quantidades de água até tudo estar bem misturado e com uma cor uniforme. A consistência está correcta quando conseguir arrastar a parte de trás da pá ao longo do cimento, deixando uma superfície macia sem que saia água.
Para trabalhos maiores pode alugar uma betoneira. Para o betão, comece com metade do agregado e da água, depois adicione cimento e areia em pequenas quantidades e ainda o restante agregado e água. Limpe a betoneira com uma pequena quantidade de agregado grosso e água limpa. Para acelerar o processo de mistura, pode também alugar uma betoneira de argamassa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!