Você pode fazer sabonetes perfumados e naturias sem gastar muito tempo nem dinheiro. Vamos seguir algumas receitas onde poderá usar a essência que pretender.
Primeiro, escolhemos fazer com erva-doce. Vai precisar de 500gr de glicerina tipo A de boa qualidade, de uma colher de sobremesa de corante verde, 2 colheres de sobremesa de essência de erva-doce, de um punhado de sementes de erva-doce, de uma colher de sobremesa de álcool de cereais e de formas de plástico, ou feitas em casa com canos de PVC.
Corte uma roda de PVC de largura média. Coloque película aderente sobre ele e prenda com um elástico. Estique para alisar bem a parte de baixo. Envolva o plástico à volta.
Coloque uma panela em banho-maria e acrescente a glicerina em pedaços. Espere derreter. Não mexa antes que fique bem líquido e desligue o lume. Adicione o corante, a essência e mexa bem. Para tirar a espuma que ficou, coloque o álcool de cereais, misture e reserve.
Agora, prepare as formas do sabonete e salpique um pouco das sementes de erva-doce nelas. Depois junte a mistura de glicerina e vá preenchendo as formas. Espere esfriar e desenforme com cuidado. A película aderente serve para envolver o sabonete.
Coloque o nome da erva ou aroma que você escolheu e está pronta uma ótima sugestão de presente para o Natal.
Para uma segunda receita vai precisar de 1kg de base de glicerina branca opaca, de 1kg de base de glicerina azul transparente, de cortadores de bolacha, 30ml de uma essência à sua escolha, de uma forma plástica, alta na lateral e maleável ou uma forma de silicone, de película aderente, de etiquetas artesanais e de uma faca de corte.
Primeiro, corte a base de glicerina em fatias finas para que o derretimento seja mais fácil. Coloque na panela um pouco de cada vez. Espere derreter. A glicerina vai ficando líquida. Fique de olho na temperatura: não pode passar dos 70 graus, ou seja, é antes de ferver.
Enquanto esfria, pode ir cortando as formas. Corte uma fatia da glicerina azul e recorte com o molde, apertando bem. Corte várias formas. Quando o líquido esfriar, separe a camada mais grossa - que fica a parecer uma nata - e acrescente a essência. Misture bem. Deixe repousar cerca de duas horas. Agora é só embrulhar na película aderente e colocar a etiqueta. É um sabonete artesanal fácil de fazer. Solte a imaginação e enfeite com as figuras que você mais gostar!
Para uma terceira variante, vai necessitar de 1/2kg de sal grosso, de uma colher de sopa de laurel, de corante verde (ou de outra cor à sua escolha), de essência em óleo e de um pote para guardar os sais.
Coloque o sal grosso num prato e acrescente o lauril e misture bem. Coloque umas gotas de corante, até atingir o tom que você desejar.
Acrescente algumas gotas da essência oleosa, misture e coloque num vidro bem fechado. Deixe uns quatro dias nesse vidro para que o sal absorva a essência e o corante.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!