Breve história da gravata
Era usada inicialmente pelos soldados franceses para combaterem o frio, na época do reinado do rei Luís XIII de França. Nessa altura, os soldados da Croácia são recrutados pelo rei de França e eles traziam ao pescoço um lenço atado. Por volta do ano de 1650, a gravata começa a ser usada pelo rei Luís XIV e toda a sua corte segue-lhe os passos. Desde essa época a gravata passa a ser um acessório indispensável, adicionando-lhe alguns adereços, rendas e tiras de seda. A moda do uso da gravata estende-se por toda a Europa, usada maioritariamente pelos ricos. A gravata atravessou então a Europa como símbolo de riqueza e elegância e passou a ser usada por todo o mundo, evoluindo com diferentes formas.
Fazer um nó de gravata
Primeiro deve preparar a camisa, colocar para cima o colarinho da camisa, fechar o botão e colocar a gravata. A camisa masculina por vezes, possui pequenos botões no colarinho. Estes botões devem ser também desabotoados para que a gravata passe com facilidade.Os homens de estatura média devem colocar a parte estreita da gravata ao nível do cinto e os homens de estatura elevada devem colocar essa parte acima. Os homens de busto curto devem usar o nó duplo, que se faz da mesma forma, mas a gravata fica um pouco mais curta.
Etapas a seguir:
1. Coloque a gravata à volta do pescoço, a ponta mais larga da gravata deve ficar no lado esquerdo. esta ponta deve ficar um pouco mais comprida do que a ponta mais estreita que ficará à direita.2. A ponta mais larga deve dar uma volta completa em redor da ponta mais estreita, isto é, passe-a da esquerda para a direita por cima, depois da direita para a esquerda por baixo e novamente da esquerda para a direita por cima.3. Pegue na ponta larga, passe-a por trás do nó (entre este e a garganta) e para a frente por cima dele.
4. Meta a ponta larga pela laçada transversal na frente do nó e puxe para acabar este. Para ajustar o nó ao pescoço, segure-o com uma das mãos e puxe com a outra pela ponta estreita. A ponta larga deve cobrir e ficar um pouco mais comprida do que a estreita. Este nó também pode ser feito ao contrário, isto é, começando com a ponta larga do lado direito, sendo o resto do processo semelhante, só que invertido.
Nota:
O nó simples é o grande clássico dos nós de gravata. É sem dúvida o mais utilizado porque é simples de realizar e condiz com a maioria das gravatas e colarinhos das camisas. É perfeito para os homens de média ou elevada estatura. Tem forma de cone ou tubo alongado. Deve ficar estreito quando realizado com gravatas finas e mais largo quando realizado com gravatas grossas.
Limpeza e manutenção da gravata
O cuidado com a gravata é importante pois tem facilidade em amarrotar e manchar com nódoas de comida. Para que a sua gravata preferida possa ficar intacta e sem defeitos ou nódoas deve ter alguns cuidados com ela. Para evitar borrifadelas e manchas, proteja-a na hora do jantar e também quando vaporiza o seu perfume. Se quiser lavar uma gravata de seda, o melhor é levá-la a uma lavandaria, pois evita o risco de a danificar e ficar amarrotada. As lavandarias possuem produtos próprios para lavar este tipo de tecido. Para combater a dobra que fica quando o nó é desmanchado, não use o ferro de engomar, pois a maioria delas possuem um tecido tão delicado que não suportar o calor do ferro. O que tem a fazer nesta situação é suspendê-la alguns dias num porta-gravata. Pode também prevenir este problema, ou seja, para que a gravata não fique tão marcada com o nó, use um nó leve para evitar dobras muito vincadas. A gravata pata ser guardada pode ser também pendurada com o nó desfeito ou então enrolada e posta numa gaveta pequena de forma a não desenrolar. Quando for de viagem guarde-a numa caixa enrolada ou compra um estojo próprio para gravatas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!