Como captar panoramas naturaisEis alguns conselhos para que possa obter bons resultados:• Componha a imagem na objectiva; uma máquina com objectiva normal não pode ver tanto quanto o olho humano.• Evite fotografar cenas distantes, com um primeiro plano monótono, incaracterístico e um fundo de céu vazio.• Para criar uma sensação de profundidade, utilize vedações, muros baixos ou sebes como primeiro plano.• Escolha um objecto visualmente interessante, por exemplo uma casa de quinta com ruínas ou uma árvore sem folhas, como foco do interesse.• Tente compor a imagem com o elemento principal descentrado ou posicionado num dos lados. Trepe a umrochedo ou ajoelhe-se na busca de um ângulo mais interessante.• A «regra dos terços», muitas vezes usada pelos pintores, ajudará a alcançar um equilíbrio visual satisfatório.Mentalmente, trace linhas que dividam a imagem em terços, na vertical e na horizontal, como no jogo do galo. Tente posicionar o assunto principal e as características interessantes menores ao longo das linhas ou nos pontos em que estas se cruzam. Os quatro pontos de intersecção são os pontos focais mais fortes da imagem.Tente compor a fotografia de modo que o horizonte ou a borda de um campo se estendam ao longo de uma das linhas horizontais.• Evite fotografar paisagens perto do meio dia. A melhor hora é de manhã cedo ou ao fim da tarde. A aurora e o crepúsculo proporcionam efeitos de luz particularmente interessantes. Se tiver de fotografar a meio do dia, utilize um pára-sol para proteger a objectiva da força da luz.Para obter boa definição, utilize uma abertura pequena (número alto) e um filme lento; um filme de ISO 64-100 dará bom resultado, mas existem filmes mais lentos — ISO 25 e 50. Para fotografias de exposição longa, o tripé reduzirá o tremer da máquina.Se possuir uma máquina de 35 mm com regulações ajustáveis, poderá modificar a cor ou o contraste tonal por meio da colocação de um filtro.Filtros de contraste.
Utilizados apenas com películas a preto e branco. fazem sobressair os pormenores.Filtro ultravioleta.
Utilize-o para eliminar a neblina azul suja que muitas vezes desfigura as paisagens de mar, as fotografias de lagos e de paisagens tiradas a grande altitude.Filtro de polarização.
O brilho áspero reflectido pela água ou pelas superfícies brilhantes é reduzido por um filtro de polarização, o qual também pode ser utilizado para tornar o céu mais escuro. Os filtros de contraste e de polarização exigem que se aumente o tempo de exposição (velocidade do obturador) um ou dois pontos.
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