Como funcionam as sanitas - vasos sanitários

Partes constituintes da sanita- vasos sanitários     

Leia mais

Há vários componentes sanitários correlacionados que fazem o vaso funcionar:       

Leia mais

esquema-de-sanita-vaso-sanitarioAtenção: O nível de água em relação à acção do sifão está simplificado nessa animação. Na realidade, o nível de água não permanece constante enquanto ela escorre pelo cano.Se você tirar a tampa da caixa de descarga que há atrás de alguns modelos de vaso sanitário, verá todas essas partes.    

Leia mais

Os três sistemas principais que trabalham juntos são:• O sifão do vaso• O mecanismo de descarga• O mecanismo de reenchimento      

Leia mais

 Vamos conhecer separadamente cada parte antes de revelar completamente os segredos do vaso sanitário.      

Leia mais

      

Leia mais

    

Leia mais

Mecanismo de reenchimento      

Leia mais

Então o vaso dará descarga desde que joguemos água suficiente para activar o sifão. E a função da caixa de descarga e da válvula de descarga é segurar e descarregar cerca de 7,5 litros (2 galões) de água rapidamente no vaso. Quando a caixa estiver vazia, a válvula de descarga se reposiciona no fundo da caixa de descarga, cobrindo o buraco do dreno para que o tanque possa ser reenchido. É função do mecanismo de reenchimento encher a caixa de descarga para que o processo possa ser reiniciado. Este mecanismo tem uma válvula que acciona e desliga o fluxo de água. A válvula acciona a água quando a bóia cai. A bóia cai quando o nível de água da caixa é reduzido. A válvula de reenchimento envia a água para duas direcções.Parte da água desce pelo cano de reenchimento e começa a reencher a caixa. O restante passa pelo cano de reenchimento do vaso. Isso faz com que o vaso seja reenchido lentamente. À medida que o nível de água na caixa sobe, a bóia também sobe. Finalmente, a bóia sobe até desligar a válvula. O que aconteceria se a bóia não subisse, ou a válvula estivesse estragada e nunca parasse de fluir água? Teoricamente, a caixa de descarga transbordaria e alagaria o banheiro. Mas o tubo de transbordo existe para evitar que isso aconteça, direccionando a água em excesso para o vaso.      

Leia mais

Mecanismo de descarga      

Leia mais

A função da caixa de descarga é agir como o balde de água descrito na secção anterior. Você tem que colocar água suficiente no vaso, e rapidamente, para activar o sifão. Se você tentasse fazer isso usando um cano normal, a água não chegaria rápido o suficiente e o sifão não funcionaria. Por isso, a caixa de descarga age como depósito. Ela segura vários litros de água, que levam de 30 a 60 segundos para se acumular. Quando você dá a descarga, toda a água da caixa é despejada no vaso em três segundos, o equivalente a jogar um balde de água. Há uma corrente presa à alavanca de descarga. Quando você empurra a alavanca, ela puxa o cabo que está conectado à válvula de descarga. A corrente levanta a válvula de descarga, que flutua acima da sua posição normal, deixando à mostra o orifício de um dreno que tem aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro. Destapar esse dreno permite que a água entre no vaso rapidamente. Na maioria dos vasos sanitários, a bacia é moldada para que a água entre pela borda (assento), sendo que na maioria deles a água jorra através de orifícios. Grande parte da água escorre para um buraco maior, no fundo do vaso. Este buraco é conhecido como cano do sifão. Ele despeja grande parte da água directamente no sifão. Como toda água da caixa entra no vaso em três segundos, ela acaba activando o efeito sifão, e toda água e os dejectos do vaso são sugados para o cano.      

Leia mais

Sifão do vaso      

Leia mais

Suponha que você tivesse desconectado a caixa de descarga, e só o que sobrou no seu banheiro foi o vaso. Você ainda teria um vaso sanitário. Mesmo não tendo as parte móveis, o vaso resolve os problemas mais importantes. O mecanismo crucial, moldado no vaso, é chamado de sifão do vaso. Primeiro, pegue um copo de água e despeje no vaso. Você vai ver que não acontece quase nada. O que é mais interessante é que você pode colocar 25 copos (6 litros) de água no vaso, um de cada vez, e nada vai acontecer. Ou seja, não importa quantos copos de água você despeje lá dentro, o nível de água no vaso nunca sobe! Você pode ver na figura por que isso acontece. Quando você despeja o copo de água, o nível de água no vaso sobe, mas a água adicional imediatamente escorre pelo sifão e vai para o cano de esgoto. Agora, pegue um balde com água (aproximadamente 7,5 litros) e derrame de uma só vez no vaso. Você vai descobrir que despejar muita água de uma vez vai fazer com que o vaso "descarregue". Ou seja, quase toda água será sugada do vaso e você vai ouvir o conhecido som de descarga e tudo que estiver no vaso vai descer pelo cano. O que aconteceu foi o seguinte: você colocou no vaso, rapidamente, água suficiente para preencher o sifão. Assim que o sifão preencheu, o resto aconteceu automaticamente. O sifão sugou a água para fora do vaso e para dentro dos canos de esgoto. À medida que o vaso esvaziava, ar entrou no sifão, produzindo aquele som conhecido e parando o processo de "sifonação".      

Leia mais

Leia mais

Leia mais

 

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo