A medição e marcação exactas são capacidades básicas, mas essenciais, para que o entusiasta de bricolagem domine a técnica. O tempo despendido a aperfeiçoar-se nunca é desperdiçado. A regra de ouro é medir duas vezes e cortar apenas uma.Compre ferramentas de boa qualidade - os aparelhos de medição e de marcação de baixa qualidade podem perder rapidamente a sua exactidão e arruinar o seu trabalho.
Existem vários tipos de réguas planas e rígidas para marcar, a maioria das quais está calibrada em unidades métrica e imperial. Estas podem ser de madeira ou de aço, embora algumas variedades mais baratas sejam de plástico. Os locais que envolvem curvas obterão maior exactidão com um metro articulado ou até com uma fita métrica, que se pode aplicar em volta do local.
A régua em T é útil para marcar grandes folhas de madeira prensada, como o contraplacado ou placas de fibra de média densidade ou tábuas de madeira laminada. No entanto, lembre-se de que só deve ser usada numa superfície perfeitamente plana para dar uma linha de 90° que atravesse a peça de madeira.
Qualquer pequena discrepância será muito aumentada na largura e ainda mais no comprimento.
Quando instalar armários já fabricados ou prateleiras numa parede, o método mais exacto será marcar a parede utilizando um nível de bolha de ar. Não confie nas linhas já existentes, como as arquitraves (molduras) à volta das portas, traços de quadros ou rodapés, uma vez que podem não estar verdadeiramente horizontais.
Onde tiver de traçar uma série de espaços iguais, coloque simplesmente um par de compassos divisores à distância correcta, utilizando uma régua plana de madeira ou de aço e delimite as divisões.
Transferir medidas de um ponto para outro pode também ser feito com uma régua de marceneiro; embora esta seja muito semelhante a uma régua de aço pesada; a ponta chanfrada dá-lhe a vantagem de cortar ou de marcar facilmente.
Quando marcar um trabalho de precisão, a ferramenta a usar é um x-acto com uma extremidade chanfrada apenas num dos lados da lâmina. Tais lâminas podem ser adquiridas com extremidades chanfradas de ambos os lados e são sempre de grande utilidade.
Especialmente em pequenos trabalhos, nunca se sinta tentado a converter o sistema métrico em imperial ou vice--versa. Podem ocorrer grandes erros com conversões normais. Trabalhe sempre na unidade especificada.
Nunca utilize um marcador nem uma esferográfica para fazer marcações, uma vez que as marcas são impossíveis de retirar e arruinarão o seu trabalho.
Marcar juntas não necessita de um apurado grau de precisão, pelo que a primeira coisa a fazer é certificar-se de que a madeira já preparada é plana e quadrada, o que se faz com um esquadro misto ou com um esquadro de encosto. Qualquer uma destas ferramentas deve ser colocada ao longo do comprimento da madeira a ser cortada para garantir uniformidade e uma configuração quadrada.
Para marcar um encaixe, utilize um graminho e coloque as extremidades do cinzel que pretende utilizar para cortar o encaixe, e não uma régua. Este é muito mais preciso, além de ser muito mais adequado.
Para marcar ângulos numa peça de madeira quadrada, especialmente se estes se repetirem, como quando faz degraus para escadas, utilize uma suta.
Uma boa alternativa para marcar ângulos repetidos frequentemente, como os que se aplicam em projectos de escadas, é fazer uma guia ou um molde que possa ser colocado na travessa de madeira (a parte mais longa e diagonal da escada) e marcar os degraus conformemente. A maioria das lojas tem uma variedade de moldes feitos em cartão de fibra prensada ou em perspex.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!