Saiba como fazer a manutenção e instalação dos vários tipos de trincos e fechaduras. Existem quatro tipos básicos de fechaduras e trincos para portas correntes e móveis, cada um deles com uma grande variedade de modelos. Fechaduras e trincos de embeber ou de armilhar. São utilizados normalmente em portas interiores e exteriores, embebidos na espessura da porta.
Aplicam-se na face interior da porta, e não embebidos.
Fechaduras e trincos de entalhar. Utilizam-se frequentemente em portas interiores de salas e portas de móveis. É um tipo de montagem intermédia entre as fechaduras de armilhar e pregar à face. É necessário abrir um entalhe para introduzir a fechadura. Fechaduras e trincos cilíndricos. Utilizam-se em portas interiores. São robustos e de funcionamento muito prático. Necessitam apenas de dois furos para serem instalados.
As ferragens para portas e janelas, como, por exemplo, fechaduras, trincos e algumas dobradiças, são classificadas de acordo com o sentido em que as portas fecham: à esquerda (no sentido do movimento dos ponteiros do relógio) ou à direita (no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio). Alguns fabricantes utilizam a letra E para indicar
Lubrifique as fechaduras, pelo menos duas vezes por ano, com grafite em pó ou óleo fino. Aplique o óleo na lingueta e, pelo buraco da fechadura, introduza-o também no mecanismo interior. Para as fechaduras das portas exteriores, espalhe a grafite em pó ou esfregue a chave com uma mina de lápis, metendo-a e tirando-a várias vezes na fechadura.
Para desencravar uma fechadura, geralmente basta lubrificá-la e rodar a maçaneta energicamente.
As portas interiores têm geralmente trincos que permitem mantê-las fechadas sem que seja necessário dar volta à chave.
Nas portas exteriores (portas da rua ou da escada) devem utilizar-se sólidas fechaduras com trinco, geralmente embebidas (de armilhar) na espessura da porta. Têm, normalmente, um determinado número de gachetas — que pode chegar até seis — que são accionadas por uma chave complexa e um mecanismo de inversão.
Para desmontar uma fechadura embebida, comece pela maçaneta, ou moleta interior, que, normalmente, se encontra segura por uma mola retentora ou um pequeno parafuso. Algumas portas têm as maçanetas montadas nos próprios espelhos (escudetes). Nesse caso, retire o escudete com a maçaneta e o seu travessão quadrado.
Retire os parafusos da testa e, em seguida, a fechadura da sua caixa na porta. Se o trinco ou a lingueta da fechadura estiverem encravados, abra a fechadura desmontando a tampa lateral; uma vez retirados os parafusos desta, pode desencravar, cuidadosamente, o mecanismo com uma chave de fendas.
Verifique se há molas partidas, peças gastas, acumulação de lubrificante ou de poeiras ou outras deficiências. Limpe a fechadura com petróleo ou gasolina, lubrifique suavemente as peças móveis e monte-a novamente.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!