O ananás, é um fruto originário da América do Sul, logo podemos inclui-lo na categoria dos frutos tropicais ou semi-tropicais.
Quando maduro, tem o sabor ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas o seu miolo e as cascas podem ser utilizadas para fazer sumo.
Para plantar ananás, pode utilizar a parte superior do fruto ainda com a sua coroa de folhas.
Corte o ananás 2,5 cm abaixo da base da coroa. Retire a polpa de modo que fique só a parte central, dura e fibrosa, agarrada às folhas. Deixe secar durante dois ou três dias para evitar o apodrecimento.
Corte as folhas inferiores e coloque a coroa do ananás num vaso de 10 cm de diâmetro sobre uma camada de areia. Ponha o vaso num local com bastante luz e a uma temperatura de cerca de 23°C. Cerca de um mês depois, transplante para um vaso de 12,5 cm que encheu com uma mistura de 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia. Se necessário, utilize estacas para apoio da planta.
A temperatura ambiente não deve ser inferior a 18°C. Pulverize regularmente a planta com água, mas não molhe muito a mistura do vaso.
À medida que a planta se for desenvolvendo, regue-a e adube-a com regularidade.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!