Nêveda dos gatos ou Nepeta cataria
Estas plantas de exterior são de fácil desenvolvimento, possuem folhas cor de cinza e prata e flores que podem permanecer ao longo de toda a estação.
Para se desenvolverem precisam de sol total a sombra parcial. A sua duração é de 4 a 8 meses. A sua floração acontece na época do Verão e vai até inicio do Outono. Conseguem atingir 2 pés de altura e 2 pés de largura. A cor da sua flor é uma cor arroxeada, parecida com a cor do alfazema. Os espigões são azuis ou brancos. Para cultivar esta planta de jardim use terra neutra e bem drenada.
Recomendações de plantação: Se preferir uma planta compacta com flores brancas escolha a nivéola.Pode também optar por plantar a nêveda "Walker´s Low" que tem uma flor azul muito bela, esta espécie foi nomeada a planta perene do ano de 2007.
Aplicações medicinais
Os gatos gostam muito desta planta de jardim. A nêveda (Nepeta cataria) é usada na Ásia para acalmar tigres e leões em cativeiro, devido ao seu efeito relaxante. A nêveda é uma planta silvestre de origem inglesa pertencente à grande família Labiatae, a mesma famíla das hortelãs e das urtigas. É devido ao cheiro a menta que as suas folhas secas atraem os gatos. A maioria dos gatos sente-se satisfeita ao saborear ou esfregar-se nas folhas desta planta. O nome inglês desta planta é catnip e muitos produtos comercializados nas lojas de animais vêm com esta designação. Em português, esta planta é também conhecida por Erva-dos-gatos, Catária e Nêveda-dos-gatos.
É também usada para alívio de vários sintomas tais como dores menstruais, insónias e constipações. O chá da nêveda possui propriedades relaxantes e com sabor muito agradável.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!