A época mais agitada do ano, e para muitos a mais importante e rentável, é a época natalícia. De rua em rua, milhares de pessoas apressam-se a fazer as últimas compras para que tudo corra como o esperado na noite santa. No entanto, a tradição de andar pelas ruas ao frio começou a perder-se com a chegada das grande superfícies comerciais: os shoppings. Andar abrigado e ter tudo o que precisa no mesmo edifício tornou-se a preferência para fazer as compras para este dia tão especial.
Mas como nem tudo dura para sempre, o avanço da tecnologia trouxe consigo a evolução do mundo online. Hoje em dia, através da internet, é possível fazer aquilo que há alguns anos atrás só era possível através da presença física. Então, o que é que o natal tem a ver com a era da internet? Tem tudo a ver, pois as actividades em rede trouxeram consigo a possibilidade de fazer compras de natal online.
As compras de natal online surgiram numa época em que sair de casa nem para trabalhar é preciso. No entanto, há formas e formas de se fazerem compras online. O método tornou-se cada vez mais seguro, mas mesmo assim ainda há quem sofra com roubos em rede, devido a compras em sites que não são legais.
Os números falam por si: o número de consumidores virtuais saltou de menos de 6 milhões, em 2006, para mais de 23 milhões em 2010.
Para não cair em erro, deve saber algumas coisas importantes dentro do mundo do e-commerce.
Em primeiro lugar, deve verificar se a página que está a visitar é segura, ou seja, se no endereço electrónico apresenta um “s” (https://). Nem sempre esta letra aparece, mas se for o caso, trata-se de um site seguro.
Em segundo lugar, o consumidor deverá ver se a empresa online disponibiliza informações como a numeração NIF ou NIPC (Número de Identificação de Pessoa Colectiva), endereço, telefone e e-mail. Para além disso, deve verificar o histórico da empresa: em portais de reclamação, por exemplo e saber ao máximo a opnião dos consumidores já experientes naquela empresa. Use as redes sociais para saber mais sobre a empresa. Hoje em dia é o melhor meio para descobrir o que realmente está por trás.
O site deve ser claro em relação aos seus Termos de Utilização e ter informações disponíveis relativamente à sua política de trocas e devoluções.
Tenha em atenção os preços dos produtos. Se notar que os preços estão muito abaixo daqueles que são praticados no mercado, não avance com a compra.
Nunca confie em sites que lhe pedem a senha do cartão de crédito, pois para efectuar compras isso não é necessário. Os únicos dados necessários são o número do cartão e o código CVC.
Quando se registar no site, tenho o cuidado de escolher uma password bastante complexa, com letras maiúsculas e minúsculas e números.
Um dos golpes aplicados com frequência é conhecido por phishing scan, e é gerado a partir dos clicks que o utilizador faz em links enviados por e-mail com assuntos curiosos. O criminoso instala esse sotware na computador do utilizador e consegue aceder a contas, senhas e outros dados.
Para além destes cuidados, deve ter em atenção se o seu computador está em plena forma, sem vírus e protegido com um anti-virus. Tenha cuidado onde faz as suas compras de natal online, nem sempre o comodismo pode ser sinónimo de compras bem sucedidas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!