Como resolver problemas com o autoclismo
O barulho de um autoclismo quando está a perder água continuamente por vezes pode ser muito irritante. Ainda por cima existe o desperdício de água aumentando o gasto desnecessário de água. Se não resolver o problema com alguma urgência pode sair-lhe caro. Saiba como funciona a instalação de um autoclismo e quais os cuidados a ter.
Anatomia de um autoclismo
O autoclismo e a sanita podem ser constituídos por um único bloco ou podem ser separados que é o mais usado. No autoclismo, a válvula da torneira é accionada com a ajuda de uma alavanca que desemboca num flutuador (veja a ilustração). Quando este tipo mecanismo funciona sem nenhuma anomalia, a válvula vai-se fechando à medida que o volume da água faz subir o flutuador e fica totalmente fechada quando a água atinge o seu nível máximo. Quando o autoclismo é puxado, a descarga de água é distribuída pela sanita através de um rebordo oco e empurrando a água que se encontra no sifão e os resíduos para a canalização. Existe certo tipo de autoclismos que tem a opção de escolher uma descarga mínima ou uma descarga máxima, de acordo com as preferências do momento. Deste modo, é consegue-se poupar algum volume de água.
Problemas com o autoclismo
Quando um autoclismo está estragado pode perder uma quantidade considerável de água por hora. Assim, o melhor que tem a fazer é tentar resolver problema com urgência. Aqui estão algumas coisas que se pode fazer em determinadas situações:
Fugas
Para resolver o problema de fugas, existe no fundo do autoclismo, uma junta de borracha que serve para estancar a água. As fugas acontecem porque provavelmente a junta pode estar muito suja ou endurecida devido à acção ao calcário da água. A solução pode passar por limpar a junta e a parte do depósito em que a água assenta. Se a limpeza não resultar, o melhor é substituir a junta. Antes de fazer isso, tenha a certeza que se ao montar a junta o problema fica solucionado. Se comprar uma junta nova, leve a velha consigo para saber qual o modelo certa a comprar, pois existem muitos tipos de juntas, com várias medidas.
O depósito enche pouco ou em excesso
Nos dois casos, é preciso examinar o flutuador: levante-o ou baixe-o, com a finalidade de regular de forma adequada a entrada de água. Se o flutuador não tiver um mecanismo de ajuste, dobre um pouco a alavanca para baixo, se o nível da água for exagerado e para cima, se o nível da água for pouco. Por vezes o flutuador roça na parede do depósito, correndo o risco de ficar preso. Se isto acontecer deve puxar um pouquinho a alavanca, até que o flutuador se move de modo livre. Depois, dever ter a certeza se a água atinge o nível adequado. Se necessário, regule-o novamente, como indicado.
O depósito enche muito devagar
Quando o depósito enche muito devagar, é porque há uma baixa pressão de água na canalização por algum problema tornando lento o enchimento do depósito. Primeiro verifique a pressão de saída da água. Se a pressão for pouco potente, deve confirmar com os seus vizinhos se eles também estão com o mesmo problema. Se o seu caso for isolado,para resolver o problema o melhor é chamar um profissional da área com um canalizador. Se o problema for igual para todos, deve contactar a companhia de abastecimento da água. Se não conseguirem detectar qualquer problema na pressão, verifique se a junta de borracha veda bem. Se a válvula da torneira estiver entupida, deve desmonta-la e proceder à sua limpeza. Aproveite e substitua as juntas e limpe o depósito.
Limpeza e substituição de peças
Para desmontar o mecanismo do autoclismo, primeiro deve fechar a torneira de segurança ou se não tiver a torneira principal. Depois, faça subir o flutuador. Desaparafuse a torneira do autoclismo, memorizando a sequência das operações para não se enganar quando voltar a monta tudo. Deve proceder à limpeza das peças, substitua as juntas que estão gastas ou estragadas e volte a montar a torneira da mesma maneira que a desmontou. Se a torneira já for velha e a limpeza não surtir grande efeito a melhor solução é instalar uma nova torneira. Convém levar consigo a torneira velha quando comprar a nova, para que possa comprar a mais adequada com as medidas certas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!