Cultivo de plantas de jardim e plantas medicinais - Babosa
Nome científico: Aloé VeraA babosa é uma planta originária da África, lenhosa com folhas grandes e carnudas. As flores são tubulosas nos tons que vão do vermelho ao amarelo.
Características:
A babosa é uma planta Liliácea medicinal, também chamada erva-babosa ou aloés. Dão-lhe ainda o nome de caraguatá. É uma planta semelhante ao ananás, mas de porte menor. As folhas são quase triangulares, grossas, suculentas, orladas de espinhos em serrilha. Tem cheiro forte. Do centro da planta sai uma vergôntea que se cobre, na parte superior, de flores amarelas, parecidas com as angélicas. Os frutos são ovóides, cheios de pequenas sementes.
A sua resina é empregada em doses moderadas na prisão de ventre. As folhas constituem bom emoliente nos casos de tumores e inflamações da mesma natureza. Combate a icterícia, dispepsia, fraquezas, sendo também usado como preventivo das congestões cerebrais. A polpa é útil no combate à oftalmia e para curar feridas, por isso que é anti-oftálmica e vulnerária. A folha despida da cutícula é um supositório calmante nas retites hemorroidais.
Em uso externo: As partes utilizadas são as suas folhas bem como o seu sumo, que tem um efeito emoliente quando se aplica sobre as inflamações, curando queimaduras sem deixar cicatrizes. Ababosa é conhecida por ter um poder regenerativo da pele.
Recomenda-se cuidado no uso da planta, pois tem um efeito energético e pode provocar nefrite.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!