Os fios são feitos de um único e espesso filamento, e por isso são rígidos.Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos.Os fios e cabos elétricos de potência em baixa tensão são os responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000 volts.São basicamente constituidos de tres partes distintas...Devem ser usados os Fios e Cabos de cobre de alta condutibilidade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de isolamento para 750V e 1000V, salvo indicação em contrário do projeto executivo de elétrica.* Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas de forma contínua:bitola - isolação - temperatura - nome do fabricante.
Um condutor elétrico pode ser constituído por uma quantidade variável de fios, desde um único fio até centenas deles.Essa quantidade de fios determina a flexibilidade do cabo. Quanto mais fios, mais flexível o condutor e vice-versa.
As características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.
De acordo com a NBR 5410 os fios ou cabos não devem ocupar mais do que 53% da área útil do eletroduto quando é utilizado um condutor, 31% quando são utilizados dois e 40% para três ou mais condutores no mesmo eletroduto.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!