Diferencial do volkswagen carocha fusca

Diferencial do volkswagen carocha fusca

O diferencial é do tipo convencional por pinhão e coroa e se caracteriza por sua simplicidade e resistência. Compõe-se do pinhão, coroa, caixa do diferencial, semi-árvores e juntas deslizantes ou homocinéticas. Os pinhões satélites são em número de dois, montados sobre um eixo comum. As planetárias, também duas, naturalmente, possuem um prolongamento ôco onde se abriga a extremidade chata da semi-árvore, dois calços de articulação, os quais constituem a junta que permite a suspensão independente das rodas traseiras. Essas juntas desempenham o mesmo papel das juntas de Cardan, sendo, no entanto, mais simples. O conjunto do diferencial se apoia em dois rolamentos, um de cada lado da carcaça. A regulagem da folga do conjunto se faz por meio de anéis de espessura calibrada junto aos rolamentos de apoio. Essa folga só necessita ajuste posterior no caso de substituição da carcaça da caixa diferencial ou do pinhão e coroa, o que raramente ocorre.

Leia mais

As semi-árvores são protegidas por dois tubos ("trombetas") e possuem ainda duas sanfonas de borracha para evitar o vazamento de óleo. Na extremidade da roda, a semi-árvore se apoia em um rolamento nos sedans e 2 nos utilitários, encerrados em uma pequena carcaça e bem protegidos contra o pó por vedadores e centralizados por buchas de metal macio.

Leia mais

Diferencial-volkswagen-fusca

Leia mais

Os utilitários possuem ainda uma caixa de redução em cada roda. Essa caixa se compõe de duas engrenagens, uma ligada ao eixo da roda, e outra presa a bengala. Essas engrenagens permitem uma redução permanente de 1:1,4 na Kombi de 36 HP e 1:1,26 na Kombi "1 500", que proporciona maior força nas rodas de tração para vencer cargas e esforços elevados sem forçar o motor.

Leia mais

Manutenção da caixa de mudanças e diferencial do volkswagen carocha fusca

A lubrificação correta, de acordo com o sumário de manutenção  é o único cuidado que a caixa de mudanças e o diferencial exigem. Também a caixa de redução só exige lubrificação. No manejo, recomenda-se o uso adequado da embreagem, cujo pedal deve ser calcado até o fim do curso nas mudanças, e troca de marchas na ocasião propícia.

Leia mais

SERVIÇOS MECÂNICOS NO CONJUNTO

Leia mais

Se merecer os cuidados básicos de manutenção, o conjunto dura tanto quanto o veículo todo, raramente necessitando reparos, com excessão de pequenas peças sujeitas a maior desgaste, como as juntas e vedadores de óleo, buchas e rolamentos das rodas. Mas são serviços simples que não requerem desmontagem geral.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo