Culturas alternadas:Para não esgotar a terra, deverá, todos os anos alternar a colocação das culturas. Os tubérculos (cebolas, cenouras) enfraquecem mais a terra, deixando-a ser invadidas por ervas daninhas. Os legumes de semente são benéficos para a fertilização da terra.
Tempo:Não esqueça que a cultura de uma horta requer muito tempo. Contam-se cerca de 300h de trabalho para tratar bem uma horta de 100 m². Se lhe faltar tempo, contente-se com uma superfície e colheitas mais modestas.
Disposição:Uma vez que modificará todos os anos a disposição da sua horta, estabeleça um plano das culturas, de forma a melhorar o aproveitamento do espaço. Os legumes de crescimento rápido poderão dar-lhe duas colheitas por ano, na mesma superfície.
A exposição:Luz e calor são vitais para todos os vegetais. A horta deve ser, portanto, bastante soalheira. Escolha uma boa orientação, se possível a sul.
A superfície:Uma parcela de 3x4m vai permitir-lhe fazer colheitas variadas durante todo o ano. Para ser suficiente a uma família de 2 a 3 pessoas, a horta deve atingir, no mínimo, 100 m². Tenha também em conta o espaço necessário a cada variedade de legumes.
A acessibilidade:A horta deve ter fácil acesso e permitir a passagem de um carrinho de mão, para transporte, por exemplo, dos adubos.Pense nos acessos durante a concepção da horta. Preveja os tabuleiros de cultura e os caminhos de circulação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!