O serviço de garantias para uma casa modular pré-fabricada é, em qualquer momento, virtualmente necessário para qualquer tipo de casa.
As imperfeições dos materiais e das pessoas tornam tal facto inevitavelmente necessário.
As centenas de diferentes materiais que constituem uma casa nem sempre respondem do modo para que foram projetados.
Causando muitas vezes resultados indesejados.
Os seres humanos que constroem casas aportam diferentes capacidades e atitudes ao seu trabalho. Assim resultando ocasionalmente uma qualidade inaceitável.
Os vendedores/fornecedores e os empreiteiros gerais trabalham arduamente de modo a prevenir problemas.
Como a falta de qualidade e a evitar problemas, mas criaram igualmente um mecanismo que torna possível a sua abordagem.
É esta a função da garantia.
O que distingue as boas empresas é a extensão e o âmbito mais ou mesmo alargado com que assumem total responsabilidade.
Assim podem corrigir problemas abrangidos pelo serviço de garantias que possam ocorrer nas casas dos seus clientes.
Dado que este tipo de política tem custos significativos, a maioria destas empresas tentam continuadamente melhorar a forma como se organizam.
De modo a reduzir o número de aspectos abrangidos pelas garantias.
A maior parte dos construtores de casas tradicionais, providenciam as garantias mínimas exigidas por lei.
Em muitas regiões, o período de validade é de um ano.
A maioria dos fabricantes de casas modulares pré-fabricadas oferecem uma garantia mais dilatada.
Normalmente é de dois anos para sistemas mecânicos e de dez anos para sistemas estruturais.
Estas garantias mais prolongadas exprimem um grande nível de confiança por parte da indústria de casas modulares pré-fabricadas na qualidade das suas casas.
Embora possa ser reconfortante saber que existe esta garantia extra.
A probabilidade é de que nunca venha a ter necessidade de a utilizar por qualquer razão séria.
Será preciso, no entanto, que possa usufruir de um serviço de garantias para outras questões.
A primeira vez que poderá necessitar de ajuda será imediatamente depois de a sua casa ter sido entregue e instalada no local.
Esta poderá ser a primeira oportunidade de ver a sua casa, e identificar quaisquer erros, defeitos ou estragos.
A fase de fixação será o segundo momento para a cobertura providenciada por uma cobertura do serviço de garantias, o qual implica que o vendedor/fornecedor, o fabricante e o empreiteiro geral trabalhem em conjunto para resolver quaisquer problemas que possam advir.
A fase final começa depois de ter efetuado a mudança para a sua nova casa.
Quando compra uma casa modular pré-fabricada, é expectável que ela lhe chegue sem falhas, defeitos ou materiais defeituosos.
Se vier a descobrir alguns, é legítimo esperar que o fabricante os repare ou substitua.
É igualmente de esperar que o fabricante o faça sem que isso implique quaisquer custos adicionais.
Normalmente, os fabricantes compreendem estas expectativas, mas eles próprios também têm as suas.
Aceitam a responsabilidade para os problemas encontrados aquando da chegada da sua casa, mas esperam igualmente que o vendedor/fornecedor, assim como o empreiteiro-geral e o próprio cliente, assumam as responsabilidades por estragos ocorridos posteriormente. Isto parece justo, e em princípio é-o de fato.
Quando se compra uma casa a um vendedor/fornecedor que completa o trabalho do empreiteiro-geral, é previsível que as expectativas do cliente sejam satisfeitas.
No entanto, quando as empresas do vendedor/fornecedor e do empreiteiro-geral são autónomas, a situação pode despoletar confrontos e situações de quebra de confiança.
Uma casa modular é tipicamente construída com a maior parte do seu interior completo.
Paredes, armários embutidos, lavatórios e sanitários, portas, moldagens e estruturas eléctricas são quase sempre instaladas na fábrica.
Todos estes produtos podem ser objeto de danos acidentais, e isto pode acontecer tão facilmente na fábrica como no local de instalação.
A casa é objeto de uma inspeção rigorosa antes de deixar a fábrica.
O fabricante tenta reparar ou substituir quaisquer elementos defeituosos ou danificados antes de proceder à expedição.
Sempre que tal não é possível sem que possa provocar um atraso, o fabricante elabora um relatório em que documenta os problemas, e informa o vendedor/fornecedor, de forma a que não haja margem para surpresas.
De qualquer forma, a inspeção torna possível ao fabricante que documente quaisquer problemas envolvendo a garantia que possam passar-se com a casa.
No entanto, a inspeção não previne de modo absoluto que aconteçam divergências entre o fabricante, o vendedor/fornecedor e o empreiteiro geral.
Se se aperceber de quaisquer danos na casa depois de a mesma ter sido entregue e instalada no local, estes podem ter tido origem no fabricante, ainda que não constem do relatório de inspeção.
Mas podem igualmente ter sido causados por alguém no local de instalação.
Antes do envio da casa pelo fabricante, este colocará alguns materiais num ou dois módulos.
O empreiteiro-geral usará estes materiais soltos para completar a fixação dos módulos entre si, e para a construção das estruturas no local de implantação, tais como a garagem ou o alpendre.
Assegure-se que recebe os materiais corretos.
Uma vez começada a fixação dos módulos da casa pelo empreiteiro geral, este deve informar o vendedor/fabricante no caso de se aperceber de quaisquer materiais em falta, danificados, defeituosos e inadequadamente instalados que não tenham sido identificados durante a inspeção no dia da instalação.
O vendedor/fornecedor notificará então o fabricante, o qual determinará a atitude adequada a por em prática.
O empreiteiro geral não deverá por em prática quaisquer ações corretivas até que tenha sido contatado pelo vendedor/fornecedor, porque estes não estarão dispostos a reembolsa-lo se o empreiteiro geral executar quaisquer trabalhos não autorizados, e lhe apresentar a conta.
Se se aperceber de quaisquer erros, defeitos ou danos que envolvam o trabalho do empreiteiro geral durante a fase de fixação da sua casa, apresente o caso diretamente ao empreiteiro geral.
Ele quererá corrigir as questões durante o decurso do seu trabalho, dado que não pode cobrar-lhe a totalidade dos serviços prestados sem que tenha atuado dessa forma.
Antes de efetuar o pagamento final ao empreiteiro-geral, e efetivar a mudança para a nova casa, o cliente deve fazer uma ronda de inspeção com o empreiteiro geral, de modo a certificar-se de que tudo está acabado e de modo a satisfazê-lo na plenitude.
Use esta visita inspectiva para referenciar quaisquer problemas que necessitem de trabalho adicional, ou qualquer correção, incluindo os acabamentos exteriores e os trabalhos no local de instalação.
Se tem vindo a acompanhar de perto os trabalhos à medida que eles decorrem, deverá haver poucos problemas deste tipo.
Peça ao empreiteiro geral que documente quaisquer problemas por escrito, e tente que todo o trabalho esteja completado antes da mudança.
Estabeleça um valor monetário para as correções, e retenha 50 por cento dessa quantia a desembolsar no pagamento final até que o trabalho esteja feito.
Quaisquer problemas que não sejam emergência, e que tenham sido descobertos depois da inspeção, mas antes da mudança, deverão ser acrescentados a uma nova lista, que pode ser complementada com outros assuntos que venha a descobrir depois de se ter mudado!
Durante a visita de inspeção com o empreiteiro-geral, faça com que ele lhe explique e demonstre como utilizar quaisquer características, aspectos e sistemas fora do comum na sua nova casa.
Pergunte ao empreiteiro-geral como desligar o controle geral da caixa do sistema eléctrico, bem como descobrir o botão de emergência do sistema de aquecimento.
Muitos dos produtos e sistemas instalados pelo seu empreiteiro-geral virão com as suas próprias garantias para os vários componentes.
O empreiteiro geral deverá providenciar uma garantia escrita para cada produto, e deverá lembrar-se de preencher e enviar pelo correio os cartões de registo de garantia incluídos com os materiais.
O empreiteiro-geral deverá lembrar-lhe de acabar quaisquer tarefas de que tenha assumido responsabilidade, e e discutir igualmente as suas responsabilidades de manutenção como proprietário da casa modular pré-fabricada.
O empreiteiro geral deverá rever os seus procedimentos de garantia, dando particular atenção ao modo como lidar com emergências, e apresentar um relatório sobre assuntos e questões de rotina.
Deverá igualmente fornecer-lhe um impresso com a listagem dos nomes e números de telefone a contatar em caso de emergência.
Coloque este formulário num local de fácil acesso, tal como, por exemplo, a porta do armário do lava-louças da cozinha.
Depois de ter efetuado a mudança para a sua nova casa, encontrará quase de certeza problemas que necessitarão de resolução e que estarão abrangidos pela garantia.
Os proprietários das casas modulares pré-fabricadas têm algumas obrigações relativas a garantias que devem ser levadas muito a sério, especialmente as que dizem respeito aos cuidados gerais e de manutenção.
Uma boa abordagem geral das obrigações e cuidados a ter em conta pelo proprietário pode ser encontrada num folheto designado “A sua nova casa e como cuidar dela”.
Uma responsabilidade ignorada muito frequentemente pelos proprietários de casas modulares pré-fabricadas é a obrigação de contatar a entidade adequada atempadamente, quando uma situação abrangida pela garantia é detectada.
Mesmo uma questão simples envolvendo uma garantia pode tornar-se numa situação grave e tornar cara uma reparação quando existe demora na sua comunicação.
Por exemplo, se a porta da frente deixa passar um pouco de água porque a soleira precisa de ser ajustada, o soalho já acabado e as molduras da porta podem resultar rapidamente danificadas.
As casas modulares pré-fabricadas são robustas, mas não são indestrutíveis.
É expectável que a sua casa mostre sinais de uso e desgaste com o passar do tempo, e aceite a responsabilidade de reparar os inevitáveis resultados desse processo.
Depois de a sua garantia ter expirado, deve continuar a empreender as tarefas normais de manutenção que qualquer proprietário deve levar a cabo.
A maioria das pessoas entendem como melhor procedimento elaborar uma lista de tarefas a levar a cabo em cada estação.
Por exemplo, limpam as caleiras e goteiras em cada primavera, e substituem as baterias do detector de fumos e monóxido de carbono a cada Outono.
A sua casa modular pré-fabricada durará ao longo de várias gerações, se lhe proporcionar uma manutenção adequada.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!