Como Melhorar o Isolamento Térmico e Acústico da Sua Casa

Um isolamento térmico eficaz é essencial, tanto para evitar as perdas de calor durante a estação fria (o que inutilizaria o investimento feito no aquecimento) como para que a casa não se transforme numa estufa durante o Verão. O sistema de isolamento deve ser previsto, de preferência, na altura da construção da casa. Para evitar perdas de calor no transporte da água quente e, nos casos extremos, a congelação da água nos canos, estes devem ser colocados em paredes interiores. Nesta fase também é mais fácil aplicar placas de poliestireno expandido (esferovite), aglomerado negro de cortiça ou lã de rocha nas paredes. No entanto, eis o que é possível fazer nas várias partes da estrutura de uma casa já construída.

Leia mais

Isolamento do Tecto e telhado

Se a casa tiver sótão, esta é a primeira área a proteger já que, devido à tendência do ar quente para subir, por aqui sai uma quantidade apreciável de calor. O isolamento do piso é a forma mais fácil e eficiente de isolamento, mas, se o sótão for habitado, é necessário isolar também o telhado. Aspire bem toda a área antes de começar a trabalhar e, se a estrutura for em madeira, aproveite para ver se há sinais de caruncho. •

Leia mais

Comece por verificar o estado do telhado, para evitar que eventuais infiltrações de água danifiquem o material isolante, substitua as telhas partidas e coloque no lugar alguma que esteja deslocada. Em seguida, pelo lado de dentro da casa, cubra o telhado com lã de rocha, placas de cortiça ou de esferovite, sem deixar quaisquer frestas. Lembre-se de que quanto mais espesso for o material, mais eficaz será o isolamento. Em alternativa, coloque um tecto falso convenientemente isolado.

Leia mais

Isolamento de Paredes

Quanto maiores forem as superfícies de vidro, maiores serão as perdas de calor. As possibilidades (e as necessidades) de isolamento variam consoante o tipo de parede. - Paredes duplas: a caixa de ar existente entre as duas paredes constitui, por si só, um bom sistema de isolamento. Se, ainda assim, o quiser melhorar, terá de o fazer enquanto a casa estiver a ser construída, revestindo uma das faces interiores da caixa de ar com esferovite.

Leia mais

- Isolar Paredes simples: existem diversos materiais apropriados para forrar as paredes exteriores pelo lado de dentro. Pode utilizar esferovite, por exemplo. Mas esse trabalho não é propriamente fácil, já que exige a remoção e posterior recolocação de rodapés, caixilhos de portas e janelas, tomadas e interruptores eléctricos. Além disso, depois de colocar o material isolante, ainda terá de fazer o acabamento (estucar de novo, por exemplo). Por isso, talvez seja preferível entregar a tarefa a um profissional, que colocará diversas camadas de materiais isolantes.

Leia mais

Uma alternativa mais simples é forrar a parede com cortiça decorativa. - Portas e janelas Pode calafetá-las com fita de espuma sintética ou de borracha autocolante ou com massa de silicone colocada ao longo dos caixilhos. Também pode utilizar fita metálica, que tem a vantagem de durar mais tempo que a espuma ou a borracha. Para saber qual a espessura necessária, coloque um pouco de plasticina na zona a calafetar e feche a porta ou a janela. Volte a abrir e retire a plasticina, compri-mida à espessura adequada.

Leia mais

Antes de colocar o material de isolamento, limpe bem a área a calafetar. Se utilizar fitas de isolamento, verifique se não estão dobradas ou tórtas. Ao colocar a fita, mantenha-a direita e pressione-a bem, para que não saia do lugar quando abrir e fechar a porta ou a janela. Ajuste as pontas da fita aos cantos dos caixilhos. Se optar pela massa de silicone, aplique-a ao longo de todo o caixilho, cubra-a com uma fita larga ou com papel de alumínio sem rugas e, se possível, mantenha a porta ou a janela fechadas durante um ou dois dias. Depois, verifique se o silicone está bem endurecido e retire o papel de alumínio e o excesso com uma faca.

Leia mais

Utilize calhas de borracha para evitar a entrada de ar por debaixo da porta. Compre uma calha com a largura e a espessura adequadas e fixe-a no fundo da porta. Em alternativa, coloque no mesmo lugar uma fita de escova em nylon ou uma tira metálica com PVC.

Leia mais

Os cortinados, sobretudo os mais pesados, também oferecem uma certa protecção contra a entrada de frio e de calor. Por sua vez, os vidros duplos, apesar de serem frequentemente apresentados como uma boa solução, são demasiado caros para a eficácia que apresentam: a sua principal vantagem é não embaciarem quando há condensação.

Leia mais

Isolamento de canos

No nosso país, devido ao clima ameno, são poucas as regiões onde é necessário isolar os canos. No entanto, se a zona onde reside está sujeita, durante o Inverno, a temperaturas muito baixas, é mais seguro fazê-lo. •

Leia mais

Para proteger um contador de água situado no exterior da casa, construa uma caixa de madeira com as dimensões adequadas e forre-a com material isolante (lã de rocha ou de vidro, por exemplo) antes de a adaptar ao contador. Também é conveniente isolar o espaço entre o contador e a parede. Este processo pode ser igualmente aplicado às torneiras exteriores. •

Leia mais

Os canos de água requerem as mesmas medidas preventivas, para não perderem calor (no caso dos canos de água quente) ou mesmo para não congelarem (se estiverem no exterior ou em paredes exteriores). A forma mais fácil de o fazer é através de tubos de isolamento em espuma de borracha, fechados através de fita adesiva ou de cola. Nos casos em que isso não seja possível (por existirem torneiras ou outras obstruções), utilize fita de espuma de plástico, fibra mineral ou fibra de vidro. Proteja também as torneiras e as válvulas de segurança, deixando livre apenas o manipulo. Assegure-se de que todas as curvas e uniões ficam bem protegidas.

Leia mais

ATENÇÃO! Se utilizar lã de vidro, evite o contacto com a pele. Utilize luvas de protecção e, quando acabar o trabalho, lave bem as mãos e os braços com água corrente.

Leia mais

ISOLAR TELHADOS E CANALIZAÇÕES

Um bom isolamento reduz o nível de fuga do calor doméstico através da construção da sua casa e ajuda a proteger os sistemas vulneráveis de canalização de danos sofridos durante o tempo frio. As diferentes partes da sua casa podem ser isoladas de diversas maneiras, sendo a maior parte destes trabalhos feita por um profissional. O custo acabará por ser recuperado devido à poupança feita nas contas de energia.

Leia mais

TELHADOS E CANALIZAÇÃO Como em qualquer trabalho de bricolage, pode ajudar dividir todo o projecto em fases. Cerca de 25 % do calor escapa-se através do telhado, por isso, este é um bom local para iniciar um projecto de isolamento. É no telhado que as canalizações correm maior risco de congelar, o que também deve ser tido em conta.  

Leia mais

A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Compre roupa de protecção.Um conjunto básico deve incluir:

Leia mais
  • Fato-macaco e luvas para proteger do pó.
  • Óculos e máscara de protecção facial.
  • Um capacete de segurança, que é essencial quando se trabalha em espaços confinados com um pé direito limitado.
Leia mais

O mais importante de tudo é que deve lembrar-se que, excepto se tiver colocado um pavimento adequado na área do telhado, apenas poderá andar sobre as vigas de sustentação. No meio estará o tecto das divisões por baixo, que é frágil e não aguenta o seu peso. Para evitar acidentes, coloque pranchas robustas por cima das vigas e ande apenas em cima destas.

Leia mais

MATERIAIS DE ISOLAMENTO

Uma forma simples de evitar a perda de calor é colocar isolamento entre as vigas. A sua escolha pode ser influenciada por preferências pessoais ou pela facilidade de utilização. Algumas variedades são muito mais simples e provocam menos irritações na pele do que outras.

Leia mais

As recomendações normais sugerem que o isolamento deve ser colocado a uma profundidade de 200 mm. No entanto, isto pode nem sempre ser possível com determinados materiais, se as vigas tiverem menos profundidade. De igual forma, se a área do telhado possuir pavimento, este pode restringir a profundidade do isolamento. Neste último caso, o pavimento terá de ser levantado para colocar isolamento entre as vigas.

Leia mais

ISOLAMENTO GRANULADO ou EM PÓ

Este é vendido em sacos e é simplesmente deitado entre as vigas e nivelado com as suas superfícies superiores. Embora seja fácil de manejar e de espalhar, as variedades em pó, como a vermiculite, podem ser muito desagradáveis para se trabalhar. Além disso, o material pode ter tendência a desaparecer se a área do telhado sofrer muitas correntes de ar.

Leia mais

ISOLAMENTO DE LÃ MINERAL

Este consiste em rolos de fibra de vidro, fibra mineral ou fibra de rochas, que são desenrolados entre as vigas. Existem várias larguras para se adaptarem ao espaço entre as vigas. Um rolo normal deverá ter 6-8 m de comprimento, mas existem tamanhos menores à venda. Alguns materiais podem provocar irritação na pele, por isso use sempre luvas quando colocar o isolamento.

Leia mais

PAINÉIS ISOLADORES

Estes produtos são leves e fáceis de manusear, mas tal como a lã mineral, alguns provocam irritações de pele. Também neste caso a largura destes isoladores adapta-se aos espaços entre as vigas. Procure isoladores de elevada densidade se quiser ter uma barreira de som eficaz.

Leia mais

COMPRAS ESSENCIAIS

Um bom isolamento não implica grande dispêndio de dinheiro. Os produtos mais eficazes são relativamente baratos e podem poupar muito a longo prazo. Quaisquer tanques de armazenamento de água no telhado devem ser isolados para serem protegidos da congelação; na verdade, algumas empresas de fornecimento de água podem exigi-lo por lei. Existem invólucros almofadados para o efeito. Da mesma forma, canalizações expostas no telhado devem ser revestidas de materiais de isolamento para evitar que congelem.

Leia mais

SUGESTÕES PRÁTICAS

Deixe o espaço por baixo de um tanque de armazenamento de água sem isolamento. O calor sobe pelas divisões por baixo para ajudar a evitar a congelação. •

Leia mais

Isole o alçapão de acesso ao telhado com isolamento de lã mineral, com a parte de trás de plástico, e cole ou pregue ao sítio.

Leia mais

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS

As paredes de qualquer casa constituem uma grande parte do edifício, pelo que é essencial que estejam bem isoladas. O género de isolamento necessário depende da construção da casa, porque as paredes maciças requerem um método e as paredes ocas requerem outro.

Leia mais

Também é imperativo isolar a casa ao nível do chão, uma vez que cerca de 15 % do calor se perde através dos pavimentos.

Leia mais

PERDA DE CALOR NAS PAREDES

A maior área de perda de calor, cerca de 35 %, verifica-se normalmente nas paredes da casa. No entanto, a melhor solução, o isolamento de paredes ocas, constitui uma tarefa que deve ser entregue a profissionais. Embora isto acarrete grandes despesas, pode esperar uma recuperação do investimento após alguns anos. Este tratamento, obviamente, não é possível se a casa tiver paredes maciças. O procedimento habitual é injectar espuma, esferovite ou fibras minerais na cavidade através de orifícios feitos na parte exterior da parede. Certifique-se de que o trabalho é feito por um bom empreiteiro.

Leia mais

SOLUÇÕES FAÇA VOCÊ MESMO

Aplicar isolamento nas paredes interiores está ao alcance de qualquer um. Uma possibilidade é usar placas térmicas de pladur em paredes secas e exteriores. Outra é acrescentar uma moldura de madeira à parede, enchê-la com um isolamento em painéis ou em lã mineral e revesti-la com pladur. Para evitar a condensação, deve-se agrafar revestimento plástico ao material isolador. A desvantagem de ambos os métodos é que perderá alguma área de chão na divisão. Perdem-se pelo menos 50 mm se usar pladur térmico e ainda mais se se criar uma parede divisória. No entanto, em termos de conforto e de poupança de custos, este sacrifício pode valer a pena. Desde que a parede de pladur seja robusta, as placas podem ser fixas directamente com a cola. E sempre incluída uma barreira anti-vapor.

Leia mais

SUGESTÕES PRÁTICAS

Os revestimentos de parede em tecido possuem boas propriedades de isolamento. De forma semelhante, os tapetes e os cortinados podem manter o calor e reduzir o som. • Use isolamento acústico nas paredes para ter um ambiente mais silencioso.

Leia mais

PAVIMENTOS COM PROBLEMAS DE EXCESSO DE VENTILAÇÃO

Se isolar soalhos que possuam grandes cavidades por baixo, tenha em mente que tal poderá implicar grandes trabalhos, que seria melhor evitar. Se estiver preparado para levantar e substituir um soalho, os métodos são semelhantes à colocação de isolamento de telhado. No entanto, terá de encontrar uma forma de apoiar o material isolador entre as vigas.

Leia mais

Uma rede de nylon agrafada aos lados das vigas é o método usual de fixar o isolamento em placas de fibra de vidro. Estique bem a rede antes de a pregar às vigas para que o isolamento não descaia deixando entrar ar frio. Algumas ripas de madeira entre as vigas seguram o isolamento em painéis. Um método mais fácil de resolver problemas de soalhos com correntes de ar é pôr um bom forro sob o tapete e também encher quaisquer fendas entre as tábuas com massa. As fendas de maiores dimensões devem ser cheias com tiras de madeira, cortadas cuidadosamente à medida. Espalhe cola dos lados de cada tira para que esta se fixe à cavidade. Deixe a cola secar e depois passe uma plaina sobre a tira para que não destoe do resto do soalho.

Leia mais

Os pavimentos de betão ou sem qualquer revestimento são geralmente isolados cobrindo a área com painéis de poliestireno, revestidos por uma placa de politeno. Em seguida, instala-se por cima deste um soalho flutuante de aglomerado de madeira com uniões de macho e fêmea. Deve deixar um espaço de 9 mm entre o aglomerado de madeira e a parede para permitir a expansão. Este espaço não será notado depois de instalar um novo rodapé. A caixa de ar sob o soalho flutuante ajudará a manter a área quente. Este trabalho pode provocar grandes alterações, pois o novo pavimento ficará mais alto e as portas terão de ser retiradas e aplainadas. As arquitraves à volta das portas também terão de ser adaptadas.

Leia mais

SUGESTÕES PRÁTICAS

Coloque uma prateleira cerca de 150 mm por cima de um radiador para projectar calor para a divisão. •

Leia mais

Pode usar papier-mâché, uma mistura feita de pedaços de jornal e de uma solução espessa de cola de papel de parede, para reparar pequenos orifícios nos soalhos. Adicione, tinta de madeira que combine com o restante soalho e depois passe uma lixa no remendo quando estiver seco. •

Leia mais

Se o soalho estiver em muito más condições, cubra a área com painéis de cartão de fibra prensada ou contraplacado de madeira.

Leia mais

ISOLAR PORTAS E JANELAS

As mais pequenas fendas na construção de uma casa podem tornar as condições de vida muito desconfortáveis. Cerca de 15 % da perda de calor é atribuída a um isolamento deficiente ou não existente, mas, instalar materiais isoladores é muito fácil e tem custos mínimos. Um isolamento eficaz não só impede o calor de sair como também torna uma casa mais quente ao eliminar as correntes de ar.

Leia mais

UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL

Os alvos principais a ter em atenção são as janelas, portas, chaminés e alçapões de acesso ao telhado, mas também não nos devemos esquecer dos rodapés e dos espaços entre as tábuas do soalho. No entanto, há um equilíbrio saudável a ser mantido. Se isolar todos os locais por onde entra o ar, pode criar condições ideais para o aparecimento da condensação. A solução óbvia é calafetar todos os locais da casa por onde entra o frio, não esquecendo, porém, uma ventilação adequada sob a forma de grelhas, respiradouros de tijolo e ventoinhas de extracção.

Leia mais

FENDAS A FECHAR

As correntes de ar não passam somente à volta das portas, mas também através destas. O problema é muito simples de resolver. As coberturas de buraco de fechadura são baratas, enquanto uma tampa do tipo escova ou de borracha fixa no interior de uma caixa de correio impedem que qualquer coisa, além do correio, entre através desta.

Leia mais

PORTAS E JANELAS

Estas são as duas fontes principais de correntes de ar na casa, mas há muitos produtos para resolver esse problema. Somente as janelas são responsáveis por cerca de 10 % da perda de calor.

Leia mais

Uma solução é substituir os vidros normais por vidros duplos, mas esta é a solução mais dispendiosa e pode-se demorar cerca de 20 anos a recuperar o investimento em termos de poupança de energia.

Leia mais

As fitas de calafetagem são um método pouco dispendioso de tapar fendas à volta das janelas e portas. As fitas são auto-adesivas e de fácil aplicação, embora as fitas de espuma nem sempre resolvam completamente o problema. Evite as variedades mais baratas, porque rapidamente podem ficar comprimidas e não desempenham a sua função adequadamente. Procure produtos que tenham garantia entre dois e cinco anos. Estes serão de fácil remoção e substituição se desejar melhorar o sistema de calafetagem. As juntas auto-adesivas de borracha, normalmente com perfis em "E" ou "P", são mais caras, mas são melhores em termos de eficácia e de duração.

Leia mais

Normalmente, as janelas de caixilho são mais fáceis de calafetar do que as de guilhotina. A forma mais eficaz de impedir as correntes de ar de entrar pelas partes laterais das janelas de guilhotina é fixar uma fita com escova de nylon. O topo e o fundo não necessitam de tratamento especial, uma vez que neste caso não se pode usar nenhum dos produtos recomendados para janelas de caixilho.

Leia mais

As massas de enchimento de silicone são boas para encher espaços grandes ou irregulares à volta das janelas e portas. Existem em branco, castanho e castanho--claro. Use uma pistola de calafetagem para as aplicar mais facilmente, embora também haja produtos que não necessitam de pistola. Para aplicar a massa de enchimento de silicone, limpe a massa.

Leia mais

INSTALAR UM SISTEMA DE VIDROS RÍGI Pincele água com sabão na extremidade que fecha da janela ou da porta. Feche e abra a porta imediatamente. A água com sabão actua como agente de desprendimento, impedindo que a porta ou a janela se colem à massa de enchimento.

Leia mais

UM SEGUNDO VIDRO Esta é uma forma relativamente barata de evitar correntes de ar nas janelas. O mais simples é colar uma película transparente ao interior da janela com fita adesiva, que pode ser retirada durante os meses de Verão e aplicada novamente no Inverno.

Leia mais

Uma opção mais resistente é uma folha acrílica. Se optar por este método, certifique-se de que pelo menos uma janela pode ser aberta em caso de emergência. Como alternativa, pode comprar um kit que permite que o vidro de dentro corra ao longo de uma calha.

Leia mais

SUGESTÕES PRÁTICAS

Para uma boa adesão, limpe e seque sempre as molduras das janelas e portas cuidadosamente antes de aplicar a massa de enchimento adesiva. •

Leia mais

Tenha em consideração a instalação de grelhas de arejamento nas janelas para permitir a entrada de ar em casa. •

Leia mais

Quando substituir janelas, use vidros de baixa emissão. Estes têm um revestimento especial que reflecte o calor novamente para a sala e tem as mesmas vantagens a nível de isolamento térmico e acústico que vidros triplos, mas custam menos dinheiro.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo