Equipamentos e produtos a usar nas tarefas de limpeza

Aspiradores

Leia mais

Hoje em dia há uma vasta gama aspiradores e cada tipo oferece diferentes funções. Os aspiradores que possuem uma escova por baixo da base de aspirar são adequados principalmente para a  limpeza de alcatifas e carpetes. No entanto, torna-se difícil  aspirar  com eles debaixo dos móveis, nas escadas ou em superfícies verticais. Os aspiradores de arrastar dispõem de uma grande diversidade de acessórios, que  os ajuda na adaptação na maioria das tarefas domésticas. Este tipo de aspiradores  facilitam a limpeza dos cantos e frinchas. Os aspiradores multiusos são os mais caros, mas são  multifuncionais e incluem a aspiração de líquidos. Os  mim-aspiradores são úteis para simples tarefas, como aspirar as migalhas da mesa ou algo que se derramou no chão. Qualquer que for o aspirador, convém proceder à sua limpeza de forma regular.

Leia mais

Enceradora

Leia mais

As enceradoras são  indispensáveis para quem tem o chão de soalho. A sua função é de encerar e polir esse soalho. Facilitam a limpeza deste tipo de chão evitando que a pessoa esteja em posturas incómodas e cansativas. Existe também a enceradora-aspirador, que apesar de ser mais dispendiosa, possui multifunções. Este tipo de aparelho tem funções de enceramento, polimento e também aspira o pé dos soalhos. Há algumas enceradoras que também são muito práticas  possuindo um distribuidor automático de cera. Para a arrumar tenha o cuidado para não a deixar apoiada nas escovas, evitando assim  que se dobrem ou fiquem achatadas. Para proceder à sua limpeza tire toda a cera das escovas, pondo-as de molho em aguarrás por um período de 24 horas. Depois, passe por petróleo e deixe arejar bem. Para limpar a cera que fica nos discos de feltro, coloque-os entre duas camadas de papel absorvente e passe com o ferro de engomar quente. Repita se necessário várias vezes este processo até retirar toda a cera.

Leia mais

Camurça

Leia mais

Existe dois tipos de camurça: a camurça  natural que não resiste aos produtos químicos como os produtos de limpeza, a gasolina e a amónia. Para ser limpa convém usar um sabão natural, ser passada por água morna e deve ser espremida sem torcer. Para a secar coloque-a à sombra. Quando estiver a secar dê-lhe uma esticadela  regularmente em todos os sentidos, para que se mantenha maleável. A camurça  sintética é mais fácil manter.  Pode ser lavada com água muito quente e não é tão sensível aos  produtos de limpeza nem aos produtos de químicos.  Se tiver instruções de limpeza convém segui-las.

Leia mais

Escadote

Leia mais

Ter um escadote à mão é sempre útil, principalmente quando estamos a lavar ou a pintar o tecto.  Deve escolher um que seja fácil de transportar, estável e resistente. Se o seu escadote for feito com um material que facilmente enferruja, deve guarda-lo num local seco e abrigado da chuva. De vez em quando  certifique-se de que o escadote está em bom estado, se tem alguma parte enferrujada e se verificar que está danificado ou partido, de modo a arriscar a sua segurança o melhor é mandar consertá-lo ou comprar um novo escadote.

Leia mais

Esfregona

Leia mais

È uma espécie de vassoura, só que é constituída por pequenas tiras ou cordões de algodão de um material sintético. Se usar a esfregona seca para limpar o pó, no final deve ter o cuidado de a sacudir. Se por outro lado as tiras da esfregona se encontrarem muito sujas o melhor é lavá-las com água quente e detergente. Depois passe bem por água, esprema e sacuda bem as tiras ou os cordões para desembaraçar e pendure para secar. Se para limpar com a esfregona tiver de a molhar num balde com produtos de limpeza, é necessário enxaguá-la bem depois de cada utilização e pendurá-la para secar. Se não fizer isso, pode correr o risco de a esfregona começar a cheirar a mofo.

Leia mais

Esponjas

Leia mais

A limpeza das esponjas esponjas devem ser feita de acordo com os materiais de que são compostas. A limpeza da esponja natural deve ser feita com água e sabão e depois passe por água. Se a esponja estiver muito suja, deve lava-la numa mistura de água, sabão e um pouco de amónia. Se a quiser esterilizar, deve fervê-la durante 5 a 10 minutos.  Para  que ela seque mais rapidamente, deve pendura-la. Para limpar uma esponja sintética deve lava-la e torcê-la bem depois de a usar. As esponjas sintéticas podem ser lavadas com água muito quente ou na máquina. As esponjas de borracha devem ser  lavadas com água quente e sabão. Podem ser também lavadas na máquina numa temperatura de  30 ou 40 graus. Este tipo de esponjas são sensíveis aos produtos químicos, óleo, gordura,  ácidos e gasolina estragando-se facilmente.

Leia mais

Esfregão de pano

Leia mais

A maior parte dos esfregões quando são novos não são muito absorventes. Para resolver isto deve mergulhá-los num recipiente com água bem quente e 1/4 de litro de vinagre. Quando estiverem já usados e relativamente sujos deve pô-los na máquina de lavar, com uma temperatura elevada para retirar toda a sujidade.

Leia mais

Panos da louça

Leia mais

Há uma grande variedade de  panos da louça. Podem ser feitos de algodão, de linho e de tecido misto. Os dois últimos tipos de panos não largam pêlo, pelo que são bons para limpar os copos. Por outro lado os panos de algodão são muito absorventes e por isso são ideais para limpar a maioria das louças da cozinha. Não  convém deixar os panos da louça já usados e húmidos no cesto da roupa suja  durante muito tempo. O melhor é pô-los  fora do cesto noutro local à parte, evitando que ganhem mofo. Deve lava-los à máquina com uma temperatura elevada e se for preciso use lixívia para os panos mais sujos.

Leia mais

Vassouras

Leia mais

As vassouras diferem em função das fibras de que são compostas. Existem vassouras de fibras vegetais como o coco ou o sisal. Estas fibras vegetais normalmente são usadas em vassouras para varrer superfícies duras. Convém mergulhar este tipo de vassoura  em água fria durante 24 horas antes de a usar. As vassouras de fibras sintéticas são geralmente compostas por escovas resistentes e baratas. A sua limpeza devem ser feita regularmente, com água morna e sabão. As vassouras também podem ser lavadas com água morna e bicarbonato de sódio. Passe por água e deixe secar ao ar livre, mas à sombra.

Leia mais

Vassourinhas

Leia mais

Para lavar as vassourinhas mais pequenas o processo é o mesmo. Deve lava-las com regularidade com água morna e sabão. Pendure-as para secarem rapidamente no exterior.

Leia mais

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo