Para quem tem alarmes em casa, com certeza já se perguntou sobre a melhor maneira de proceder à manutençao de alarmes residenciais.Primeiro que tudo, deverá verificar se o seu alarme tem poeira. Para uma boa manutenção de alarmes residenciais, estes deverão ser testados mensalmente, usando o botão de teste.
Segundos os Corpos de Bombeiros, quem tem alarmes em casa e para proceder a uma boa manutenção de alarmes residenciais, deverá substituir as baterias duas vezes por ano, ao mesmo tempo que se faz o acerto dos relógios, por exemplo, na Primavera e Outono.
Se tiver um alarme de fumo, saiba que as poeiras podem afetar a capacidade do seu alarme, pelo que deverá proceder com uma limpeza de todos os detetores de fumo que tiver em casa. Pode utilizar o aspirador que usa nos estofos para limpar o pó ou teias de aranha que se instalem em redor dos detetores.
Criar o hábito de calendarizar as alturas em que deverá proceder à alteração de baterias do seu alarme, pelo que é aconselhável agendar para dias que não esquecerá, como o seu aniversário ou de um parente, de modo a que a manutenção do seu alarme não caia em esquecimento.
Para uma devida manutenção de alarmes residenciais de fumo, muitas empresas fornecedoras destes serviços aconselham, também, que a manutenção do seu alarme seja no mesmo dia em que faz a necessária alteração do relógio, por exemplo, no dia em que se alteram os relógios para o horário de Verão.Mas também deverá ter consciência de que mesmo com uma devida manutenção de alarmes residenciais, de fumo ou ão, estes não irão durar para sempre. Em especial nos alarmes de fumo e se desatualizados, poderá ocorrer uma falha aleatória, pelo que é importante que o alarme seja colocado num local seguro e substituir todos os detetores de fumo da casa a cada 10 anos.
Se o seu caso fôr o de estar numa casa nova sem saber a idade dos alarmes e detetores, não arrisque e substitua-os por novos com a máxima brevidade. Mesmo instalando novos detetores, para uma boa manutenção de alarmes residenciais, deverá testá-los mensalmente, premindo apenas os botões de teste para verificar o devido funcionamento. Se souber como manudear ao alarmes, ou tiver a confiança para tal, teste os alarmes de verdade. Basta acender uma vela e apagá-la e, de imediato, colocá-la por baixo do detetor, permitindo que um rasto de fumo do pavio faça disparar o alarme.
Um outro modo de proceder como parte integrante do processo de manutenção de alarmes residenciais de fumo, é no caso de o alarme disparar mesmo sem haver fumo em casa. Aqui não deverá desativar o alarme, mas antes tentar perceber o motivo do disparo dos alarmes. Pode ser que os detetores estejam instalados muito perto da cozinha ou casa-de-banho, onde os vapores da comida ou dos banhos “enganam” o alarme.
O que tem a fazer para que se mantenha uma boa manutenção de alarmes residenciais de fumo é mudar o detetor para um local não tão perto da cozinha ou casa-de-banho. No entanto, se os falsos alarmes continuarem a ocorrer, pode ser que tenha em mãos um alarme defeituoso, pelo que este deverá ser alvo de substituição quanto antes.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!