MANUTENÇÃO DE BEBEDOURO

A qualidade da água num bebedouro é resultado de alguns cuidados. Por isso, para uma água de boa qualidade há que proceder a uma correta e cuidadosa manutenção de bebedouro.

Leia mais

Seguem-se algumas orientações úteis para realizar esta mesma manutenção de acordo com os procedimentos adequados.

Leia mais

Como elaborar a manutenção

Numa correta e devida manutenção de bebedouro, devem ser realizadas:

Leia mais
  •  esterilização, desinfeção e limpeza sem produtos químicos;
  • substituição de mangueiras, torneiras, placas, termostatos;
  • ajustes, substituição e limpeza de elementos filtrantes.
Leia mais

Todos estes trabalhos de manutenção de bebedouro devem ser executados por técnicos treinados e especializados, com luvas e máscaras de proteção.

Leia mais

Cuidados essenciais:

Leia mais

Em primeiro lugar, numa manutenção de bebedouro, este deve ser desligado e só depois se deve retirar a água. Na altura da higienização, deve ser introduzida uma solução microbicida (inodora, incolor e inofensiva) para que todo o sistema seja higienizado. Depois, a solução deve ser escoada e o bebedouro enxaguado.

Leia mais

A manutenção também depende do tipo de bebedouro, mas em regra as torneiras são retiradas (e substituídas, se necessário), sendo introduzido um aparelho específico nas serpentinas, para melhor remoção de sedimentos.

Leia mais

Seja qual o tipo de manutenção de bebedouro que tem pela frente, saiba que a Organização Mundial de Saúde, bem como os fabricantes, recomendam uma manutenção e higienização de bebedouros a cada seis meses para evitar contaminações da água.

Leia mais

A falta de manutenção pode provocar, tal como a falta de higienização, transtornos no aparelho digestivo, devido à formação de biofilme, ou seja, de paredes bacteriológicas. Estas formações contribuem para entupimentos e contaminações microbiológicas que alteram padrões da água, como o odor ou sabor.

Leia mais

Assim, aquando da manutenção deverá ser aplicada uma dosagem de um biocida biodegradável, além de serem limpas e desinfetadas todas as partes do mesmo.

Leia mais

É frequente que os materiais metálicos dissolvidos na água se depositem nas superfícies, a partir de reações com oxigénio dissolvido e outros oxidantes. Também pode ocorrer o depósito de carbonatos de cálcio em função do pH ou temperatura. Por tudo isto, especialmente no decorrer de eventos, os bebedouros devem ser verificados a cada duas horas, se não mesmo hora a hora, e ser limpos uma vez por dia.

Leia mais

Durante a manutenção de bebedouro, na limpeza deve ser verificado o fluxo de água e só depois aplicada a solução de desinfetante em spray sobre as superfícies interiores e exteriores do bocal, bem como da tampa de proteção. Deverá ser usado um pano limpo e húmido para o efeito.

Leia mais

A manutenção também deverá incluir a remoção de incrustações de cal. Primeiro deverá pulverizar descalcificante na taça e parte de trás do bebedouro. Depois, passe um pano limpo (e sem fios), embebido numa solução removedora de cal, diretamente na superfície afetada. Seque essa área com um outro pano limpo. Este procedimento não deve ser aplicado na parte interna do bebedouro.

Leia mais

Recentemente foi colocado no mercado um novo produto para a manutenção de bebedouro, um dispositivo que reveste a cabeça borbulhadora, protegendo-a, por fora, da exposição e contaminação da água. Quando o botão do bebedouro é pressionado, a pressão na linha de água força o escudo para cima, expondo a cabeça e limpando o fluxo de água.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo