A grande maioria de consumidores de impressoras a laser são pequenas empresas, em que um cartucho de toner combina com a unidade fotocondutora (tambor de imagens), com o cesto do toner e com escovas diferentes.
Um primeiro passo para uma boa manutenção de impressora a lazer é substituir o toner, assim que esteja consumido.
Algumas impressoras a laser mantêm uma contagem do número de páginas impressas desde a última manutenção. Nesses modelos, surge uma mensagem a exibir a informação que está na altura de substituir as peças de manutenção padrão. Noutros modelos, sem contagem de páginas impressas, não existe lembrete algum, pelo que para se proceder a uma devida manutenção da impressora é necessário estar alerta a situações como as de problemas de alimentação de papel ou mesmo defeitos na impressão.
Em algumas impressoras a laser a cores, especialmente nalguns modelos da Lexmark ,será necessária uma calibração dos ciclos, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma impressão recente. A não calibração poderá fazer com que se perca uma grande quantidade de toner a partir de cada reservatório, já para não falar na eletricidade consumida.
Como será de calcular, isto terá um impacto significativo na economia de impressão. Nalguns modelos, esses ciclos de calibragem podem ser desativados com uma opção no menu. Para outros, a impressora deve ser desligada para evitar esse desperdício.
Numa manutenção de impressora a laser existe uma despesa operacional periódica, que implica a substituição do cesto do toner.
Em regra, os fabricantes costumam fornecer gráficos de expectativa de vida para as peças comuns da impressora e consumíveis. Estes referem a expectativa de vida para as peças que fabricaram e mesmo para a impressora, em termos da paginação esperada.
Esta expectativa está mais ligada à manutenção de impressora a laser de uso particular, pois terá um tempo de uso mais prolongado. Contudo, uma impressora a laser de cores poderá exigir maior manutenção e substituição de peças que as impressoras monocromáticas, pois contem mais componentes de imagem.
Saiba que numa manutenção de impressora a laser, para cilindros e conjuntos envolvidos na coleta de papel, o que tem a fazer é aspirar o pó de toner e dos mecanismos, substituindo, limpando ou restaurando os de borracha de manuseio de rolos de papel.
Os rolos coletores, alimentação e separação têm um revestimento de borracha que poderá sofrer desgaste, ficando coberta com pó de papel escorregadio. Nos casos em que os rolos de substituição são interrompidos, os rolos de borracha podem ser limpos com segurança com um pano húmido que não solte fios. No entanto, também existem produtos químicos que ajudam a restaurar temporariamente a tração da borracha.
O conjunto de fusão costuma ser considerado uma peça de substituição de consumíveis em impressoras a laser. Ele é responsável pela fusão e “colagem” do toner ao papel.
Para ajudar os consumidores a procederem a uma devida manutenção de uma impressora a laser, alguns fabricantes e fornecedores de produtos oferecem kits de manutenção preventiva específicos para cada modelo. Esses kits costumam incluir um fusor e, também, os rolos de captação, rolos de alimentação, rolos de transferência de carga e almofadas de separação.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!