Os termolaminados são constituídos por camadas de papel impregnado de resina, ligadas umas às outras a altas temperaturas e sob pressão para formarem placas rígidas. Os termolaminados destinados a interiores são vendidos em folhas de tamanho normalizado, embora possam ser também adquiridos com quaisquer medidas, sob encomenda, ainda que por um preço mais elevado.
Pode aplicar, termolaminado sobre qualquer superfície plana e seca que ofereça uma boa base para a cola: o aglomerado de madeira, o lamelado e o contraplacado são os materiais mais adequados.
Antes de colar o termolaminado, raspe as superfícies pintadas e envernizadas até a madeira ficar a descoberto.
Os painéis revestidos de termolaminado devem ser protegidos na contra face com um folheado barato para evitar a deformação do painel.
Efetivamente, todas as superfícies revestidas com termolaminado devem ser reforçadas na contra face, excep-tuando-se apenas os painéis que estão rigidamente fixados numa estrutura.
Existe uma grande variedade de colas indicadas para termolaminados; no entanto, para trabalhos em interiores deve escolher colas de contato à base de borracha.
Existem também colas resistentes ao calor e à humidade.
Alguns fabricantes criaram tiras de termolaminado flexíveis que se podem colar aos cantos dos painéis, por exemplo, para rematar os cantos dos tampos das mesas.
Se pretender revestir os cantos de um painel, certifique-se de que existem tiras de termolaminado com a cor e a largura desejadas.
Há também, para este fim, tiras decorativas de plástico ou de alumínio, fabricadas numa grande variedade de perfis.
Se bem que, no seu conjunto, os termolaminados resistam a um uso normal, certos produtos químicos e abrasivos, excesso de calor ou pancadas violentas podem danificá-los.
Não deve colocar tachos e travessas tirados directamente do fogão sobre os termolaminados, pois pode chamuscá-los ou fazê-los empolar.
Os cigarros e os ferros de engomar eléctricos podem também danificar o termolaminado.
A sua superfície pode ser manchada por alguns produtos químicos, como, por exemplo, a soda cáustica, a água oxigenada e certos produtos de limpeza que contenham cloro.
Deve limpar imediatamente qualquer líquido que se entorne, mesmo em pequenas quantidades (salpicos, por exemplo).
Evite também o contato com abrasivos, facas, instrumentos aguçados e produtos de polir.
É suficiente aplicar o polimento uma vez por mês; o excesso de polimento é prejudicial para a maioria dos móveis.
Em conclusão, a aplicação de termolaminados oferece uma solução versátil e acessível para a renovação de móveis e ambientes.
Com a aplicação correta, é possível transformar espaços e obter resultados esteticamente atraentes e duradouros.
A versatilidade, a resistência e a facilidade de manutenção tornam os termolaminados uma escolha popular para projetos de design de interiores.
Portanto, ao dominar as técnicas de aplicação, é possível criar espaços funcionais e visualmente atraentes que refletem o seu estilo pessoal.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!