Há uns 15 anos quando ainda era uma criança, o aeromodelismo era um sonho de muitos mas também era a realidade de poucos. Os altos preços destes “brinquedos” era um absurdo e somente algumas pessoas conseguiam vê-los de longe como uma possibilidade.
Algo que chamou minha atenção naquela época é que os grupos de aeromodelismo eram bastante fechados e até um pouco egocêntricos. Lembro de uma vez que um aeromodelista falou para mim que como ele ia me explicar se eu ainda nem usei um brinquedo de 2 canais…isso me desmotivou bastante…mas com o passar do tempo e para fortuna de todos, o aeromodelismo virou uma disciplina ao alcance das pessoas com baixos rendimentos.
Um dado importante é que as grandes inovações e baixos custos do aeromodelismo aconteceram devido aos avanços em baterias de celulares, os quais apoiaram bastante a investigação o pesquisa de novas baterias como a LIPO (litio polimero) que fizeram com que com pouco dinheiro consigamos voar aeromodelos de diferentes tipos.
Quando era criança imaginei que era uma coisa espetacular. Mas agora que consigo praticar o aeromodelismo como meu hobby, posso afirmar com certeza que é muito melhor do que imaginei!Realmente é um sonho que leva você a ser parte de uma grande comunidade onde compartilhamos as melhores experiencias de voar.
Hoje temos grandes possibilidades, motores de diferentes tipos e preços, baterias, materiais e muito conhecimento para iniciar de vez e aperfeiçoar as habilidades dentro da comunidade do aeromodelismo.
Sempre procure pelos treinadores, existem os elétricos a combustão (precisam de gasolina) eu recomendo iniciar com os elétricos por ser mais fáceis.
Outra dica é iniciar comprando um rádio bom (você usará ele para qualquer aeromodelo que venha a ter) com interface para o computador, pegar um simulador e treinar um pouco nele, antes de começar de verdade, assim você vai ter muitas quedas sem prejuízo.
Um ponto importante a ser observado é o material de que é feito o modelo. Os materiais mais comuns são a madeira balsa, e a fibra de vidro com asas em isopor chapeado em madeira. Ambos tem suas vantagens e desvantagens. O Avião feito em fibra de vidro normalmente é mais barato, porém em caso de necessitar de reparo exige um profissional que trabalhe com fibra de vidro. Dependendo do dano o conserto pode ser inviável, devido ao acréscimo de peso.
O modelo em madeira normalmente custa mais caro, mas é mais fácil de consertar e dificilmente o dano será irrecuperável. O aeromodelismo parece um brinquedinho,mais quando se conhece e amor a primeira vista.
No aeromodelismo existem muitas modalidades. Estas estão determinadas pela FAI e para entender melhor, a letra que define o aeromodelismo é a letra “F” seguida de um número e outra letra que determina a especialidade dentro da categoria.
Por exemplo:Categoria F1 – Vôo livreF1A/B/C : Podem ser os aeromodelos mais comuns como os de treinamento ou aeromodelos para uso dentro de casa.
Categoria F2 -Vôo circularF2A/ B /C : Inclui os aeromodelos de controle de línea, de carreiras que permitem voar com maior velocidade.
Categoria F3 – Vôo: Rádio Controle Estes são os mais apaixonantes. São a categoria estrela do aeromodelismo. Inclui aeromodelos de rádio controle de acrobacias, rádio controle planadores, helicópteros…
Categoria F4 para você mesmo construir e replicar
Categoria F5 A/B/C/D – Elétricos
Categoria F6 – Show aereo
Categoria S – Modelos espaciais (foguetes)
Uma nova categoria: Chamada FPV “first person view”. O piloto guia o aeromodelo (avião) para este transmitir em direto as imagens do que vê diretamente na tela do piloto.
Algumas considerações importantes (Normas de segurança):
Os aeromodelos não podem usar hélices de metal porque se este cair e quebrar pode causar ferimentos graves nas pessoas, no piloto ou em propriedades.
O aeromodelo não pode pesar mais de 50kg.
As pistas devem estar pelo menos 5km afastadas do aeroporto para evitar que este voe perto de um avião real. só para evitar acidentes.
Existem clubes de aeromodelismo nas cidades que também levam a sério estas e outras recomendações e normas de segurança para quem pratica este esporte.
Para ver outras normas ou criterios de segurança usadas no mundo, sobre este esporte veja mais sobre aFAI.
1. Os planadores (nada de propulsão) : podem ser os de treino e a jato.
2. Os de segundo nivel ou Propulsão: usam gasolina, ou são elétricos.
Não esqueça que o mínimo que precisa para iniciar no aeromodelismo é oconhecimento básico e preciso que oferece um curso, uma radio controle, um aeromodelo e o motor adecuado.
Os aeromodelos de propulsão também funcionam para treinamento, mas possuem melhor capacidade de velocidade pelo que usam gasolina.
Os aeromodelos elétricos são aviões (ou qualquer outro aeromodelo) treinadores que possuem características como as asas amplas e em forma de “V” para dar maior capacidade para planar e mobilidade. Estes são ideais para começar no aeromodelismo, mas com estes não consegue fazer acrobacias ou voar a grande velocidade. O legal deste tipo de aeromodelo é que você mesmo consegue construir seu próprio modelo.
Estes aeromodelos são muito fáceis de usar, e normalmente estão feitos de isopor. Podem ser um pouco mais resistentes as quebras, fáceis de consertar e é por isso são mais baratos.
É quase inevitável que seu aeromodelo vai quebrar nas primeiras tentativas de voo, porém não há outra forma para aprender senão com o treino. Você até pode usar simuladores de voo, mas na hora da pratica real vai ter que ver a quebra dele. Por isso eu insisto tanto que embora você vai conseguir voar sem problemas, é melhor não começar sozinho pois vai perder dinheiro e tempo valioso.
Por isso também é bom que você saiba escolher o aeromodelo mais econômico caso você não saiba pilotá-lo. Como falei acima, o aeromodelismo rádio controle elétrico é bem mais simples de usar, é mais barato e é o indicado para o iniciante no aeromodelismo.
Segundo o tipo de voo os aeromodelos podem ser de voo livre, circular, rádio controle, para uso interior ou para usar como FPV (virtual).
Você sabia que é possível, fácil e de forma legal importar aeromodelos e peças para o Brasil? Já imaginou comprar direto das lojas oficiais dos fornecedores dos melhores aeromodelos?
Bom a excelente notícia para muitos apaixonados pelo aeromodelismo é que você mesmo também pode importar seu aeromodelo preferido e tudo por um preço bastante baixo. E se você pensa além disso, pode até vender aeromodelos exclusivos aqui no Brasil e ter uma renda extra.
Já pensou?Eu sei que os valores dos aeromodelos podem chegar a ser bastante altos no Brasil. Mas você tem que saber que o esporte do aeromodelismo não é mais tão restrito pelos altos preços do equipamento. Ainda mais sabendo que qualquer um pode importar o próprio aeromodelo
A cada dia no Brasil e no mundo aumenta o interesse de novos praticantes do aeromodelismo, de todas as idades, pois parece um brinquedo mas é coisa feita para gente grande; e é uma forma de sair da seriedade da vida e voltar a ser criança.
O melhor do aeromodelismo é que tem como objetivo construir e fazer voar aviões, helicópteros ou qualquer outro aeromodelo. É uma atividade com grande componente científico e técnico onde você consegue aprender ainda mais sobre física, química, aerodinâmica, eletrônica, etc.
Livre-se do Stress! Pratique Aeromodelismo e tenha um Hobby para toda sua família.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!