A reprodução de plantas por estacas é uma técnica muito simples e que com alguns conhecimentos básicos pode ser adequada tanto para os mais experientes como para os principiantes.
Uma das grandes vantagens da reprodução por estacas é que é uma excelente forma de reproduzir de modo fiel o aspecto da planta-mãe. Desta forma sabemos sempre, com certeza quase absoluta, qual será a aparência da planta quando crescer e podemos antever o resultado de todos os nossos esforços.
Existem diferentes tipos de estacas, dependendo do tipo e espécie da planta:
Cada um destes tipos de estacas requer diferentes cuidados na altura da reprodução, sendo também necessário respeitar datas propícias para a reprodução de cada uma.
Em primeiro lugar, é absolutamente essencial escolher um exemplar saudável e em bom estado, ou seja, um exemplar que não apresente qualquer sintoma de doença nem pragas. Faça um corte limpo com uma faca bem afiada ou tesoura (não se esqueça de desinfectar previamente) na secção correspondente da planta. Tenha em atenção que o local do corte varia de planta para planta, pelo que deve fazer uma pesquisa cuidada antes de se aventurar, para não se desiludir posteriormente com os resultados.
A grande maioria deste tipo de estacas é de cultivo e reprodução fácil, bastando ser plantadas diretamente no substrato adequado após a extração da planta-mãe.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!