Revestimento de paredes em madeira

Como revestir paredes em madeira

Leia mais

Os revestimentos de madeira podem ser escolhidos por diversas razões. A madeira pode ser usada por questões decorativas, para esconder algum acabamento. Pode também ser escolhida por razões de isolamento acústicos de modo a isolar o som e pode ser usada por questões de isolamento térmico, combatendo a perda de calor. Por vezes, o revestimento tem uma qualidade estrutural, por exemplo, quando faz parte de uma parede de vigas, devendo-se, nesse caso, ter em mente todas as três qualidades.

Leia mais

Tipos de revestimento

Leia mais

O revestimento pode ser feito de derivados de madeira como o aglomerado, o contraplacado e a madeira dura. Também pode ser de madeira maciça com união de macho e fêmea ou em V, tendo perfis, espessuras e larguras diferentes.

Leia mais

Colocar painéis em folhas

Leia mais

O revestimento pode ser fixo à moldura de ripas usando pregos ou parafusos. Se utilizar parafusos, especialmente os de latão, deve posicioná-los com um espaço igual entre si. Como alternativa, pode usar cola para painéis. Aplique-a às ripas e pressione a folha firmemente. Se não aderir de imediato, coloque pregos nas ripas. Os pregos podem ser retirados quando os painéis estiverem fixos. Para cortar o revestimento use uma serra manual ou uma serra eléctrica.

Leia mais

Colocar ripas na parede

Leia mais

Faça furos piloto nas ripas para os pregos de alvenaria, uma vez que isto vai evitar que a madeira se lasque, se for fina. Coloque o prego de alvenaria numa das extremidades. Nivele a ripa com o nível de bolha de ar e pregue a outra extremidade. Termine colocando mais pregos ao longo da ripa. Se a parede não estiver em bom estado, será preferível fixar as ripas com parafusos e buchas. Deixar as ripas bem pregadas é essencial para a qualidade do trabalho.

Leia mais

Apoio de pé

Leia mais

Usar dois pedaços de madeira como apoio de pé, colocados em cruz um sobre o outro, simplifica a tarefa de manter um painel levantado do chão, para o fixar. Pode usar calços, mas não são tão práticos.

Leia mais

Cuidados ao utilizar uma serra

Leia mais

Se utilizar uma serra manual, mantenha a superfície decorada virada para cima e corte no sentido descendente, para limitar as hipóteses de a danificar. Com uma serra eléctrica, vire a superfície decorada da madeira para baixo. Certifique-se de que o revestimento está apoiado numa superfície firme e nivelada. Antes de usar a serra, marque cuidadosamente a linha de corte usando uma régua como guia. Se tiver de deixar uma margem completamente direita numa folha cortada, no local onde se encosta à outra folha, coloque um grampo a segurar a régua à folha para servir de guia para a serra. Depois de cortar, use uma lixa fina embrulhada à volta de um bloco de madeira ou de cortiça para alisar as arestas mais salientes.

Leia mais

Requerimentos básicos para revestimento de paredes em madeira

Leia mais

A qualidade do material de revestimento deverá ser igual à das grades de ripas às quais se prega, pelo que será conveniente, antes de colocar o revestimento, forrar a parede de ripas sólidas ou verificar se as que existem se encontram em bom estado. O correcto posicionamento das ripas e das vigas, ambas vertical e horizontalmente, é fundamental quando se usam folhas de derivado de madeira com dimensões padrão. Cada folha deve terminar a meio de uma ripa para permitir que a folha ao lado fique encostada a esta e também sobre a mesma. Não se esqueça das posições de cabos ou fios, se existirem. Recomenda-se que qualquer revestimento de parede fixo à parte interior de uma parede exterior deve ser colocado com uma barreira de papel de revestimento e de material de isolamento, como a fibra de vidro.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Faça Você Mesmo